Os fantásticos benefícios de cantar para seu bebê

17 de agosto de 2017

Se você é mãe ou pai irá se lembrar que quando você tinha seu bebê recém-nascido nos braços, e de forma instintiva cantava para ele cantigas de ninar, o embalava ou murmurava uma bonita canção infantil enquanto ele estava em seus braços. Sim, você estava acalmando-o e dando todo seu amor, quase sem se dar conta do que estava fazendo. Cantar para um bebê tem grandes benefícios  e é bom que você os conheça para que não se esqueça.

Quando se está cantando para um bebê, além de gerar uma sensação de calma com o som de sua voz, também trará benefícios para você. O som da música cria um relaxamento e lhe conectará emocionalmente com o seu bebê. Além disso, caso você sofra de depressão pós-parto, cantar para seu filho também lhe ajudará a interagir com seu recém-nascido e sentir que realmente você esta se comunicando com ele.

Benefícios gerados quando você canta para seu bebê

Cantar para seu bebê traz grandes benefícios, tantos que até te deixará surpresa. É possível que você cante para se filho de forma inata, e que nem sequer se deu conta de todas as vezes que o fez. O efeito relaxante para ambos é quase hipnótico, e além disso é uma bonita forma de demonstrar seu amor pelo bebê. Essa conexão fará que você cante para ele todos os dias.

Existe uma pesquisa que mediu as reações emocionais dos bebês enquanto suas mães cantavam. Nesse estudo participaram 70 bebês entre os 6 e 9 meses. Foram gravados seis tipos de interações diferentes. Por exemplo, numa interação era sua mãe cantando uma canção escolhida pelos pesquisadores, outra uma pessoa estranha cantando essa mesma canção, a mãe lendo um livro, cantando qualquer canção, etc…

Os resultados dessa pesquisa mostraram que cantar para o bebê é tão benéfico quanto ler ou brincar com ele. Chama sua atenção e, além disso, é muito mais efetivo em comparação com canções gravadas através de um aparato qualquer. Interagir com a mãe diretamente tem benefícios emocionais,  e uma conexão tão grande que nenhuma outra coisa pode se igualar.

Se você sofre de depressão pós-parto, também será benéfico cantar para seu bebê

Como você pôde comprovar, cantar para o seu bebê fará que seu vínculo emocional melhore, que seu bebê se tranquilize, e que exista uma grande harmonia entre vocês. Pois além disso, também parece um diálogo, como uma comunicação. Ainda mais caso sofra de depressão pós-parto, cantar para seu bebê pode trazer benefícios para você, porque lhe acalmará e lhe fará sentir uma união ainda mais forte.

Os pesquisadores que fizeram essa pesquisa com 70 bebês, também fizeram outra diferente para saber se cantar para um bebê recém-nascido era benéfico para as mães com depressão pós-parto. Nessa pesquisa, descobriram como algumas mães com depressão pós-parto não mostravam sensibilidade ao cantar para seus bebês, mas os bebês sim, se sentiam atraídos por elas, ainda que não houvesse sensibilidade na canção e nem variasse o tom.

Mas as mães com depressão pós-parto ajudavam a si próprias ao ter uma interação com seus bebês, se distraíam de pensamentos ou sentimentos negativos associados a esse estado, e também se sentiam mais unidas a seus filhotes. Alem disso, ao ver a cara de felicidade de seus filhos ao cantar para eles e ao notar como se relaxavam, isso as fazia se sentirem bem consigo mesmas e com seus bebês.

Sua voz é a melhor melodia que seu bebê pode escutar. Não importa se você não sabe cantar ou se pensa que sua voz não é a mais indicada para cantar uma cantiga de ninar para um recém-nascido. A realidade é que sua voz é a melhor para seu bebê, e é a que lhe dará segurança e conforto emocional a todo momento.

Tanto faz se você conversa, lê algo ou se prefere cantar… Fazer qualquer uma dessas coisas, especialmente cantar, lhe ajudará a fortalecer seu vínculo emocional e fará você se sentir melhor ao conectar-se dessa forma tão especial com seu bebê.