5 situações que você deve evitar momentos antes do seu filho dormir

22 de junho de 2017

Conseguir fazer com que nossos filhos durmam cedo e tranquilamente é um dos desafios da paternidade. Sem saber, podemos estar cometendo muitos erros na hora de colocá-los para dormir. Ao corrigir esses erros conseguimos fazer com que nossos pequenos durmam tranquila e profundamente.

Às vezes pode parecer que a energia dos nossos filhos é inesgotável. Eles se levantam cedo, brincam, se divertem e é justo na hora de dormir que surgem mais ideias para continuar a bagunça.

Quando o sono parece não chegar nunca para eles é preciso redirecioná-los e deixar para trás velhos hábitos que os impedem de dormir nos momentos adequados. Até para os pais das crianças mais dorminhocas quando isso acontece sempre se torna um desafio.

Um descanso adequado é essencial para o crescimento dos nossos pequenos. É nesse momento que o corpo se recupera e cria estímulos para aproveitar o dia, melhorar a memória e apresentar um melhor rendimento tanto físico como mental.

Estudos direcionados ao sono infantil determinaram que, por vezes, somos nós, pais, os responsáveis pelo fato dos nossos pequenos não conciliarem o sono com tanta facilidade.

As 5 situações que você deve evitar momentos antes do seu filho dormir

hora

Nós vamos prevenir sobre as 5 situações que você deve evitar antes de colocar seu pequeno para dormir:

1) Falta de uma rotina noturna

Quando as crianças crescem, muitos pais consideram que não é preciso criar uma prática diária no momento de ir dormir. No entanto, isso é indispensável para que seu pequeno crie hábitos constantes e efetivos.

O melhor que você pode fazer é oferecer atividades que produzam serenidade: dar um banho com água morna, fazer uma rápida massagem corporal ou carinhos na cabeça, acender luzes menos intensas, ou ler uma história são práticas que vão fazer seu filho se sentir tranquilo e calmo, o que vai fazer com que ele durma de maneira rápida e profunda.

2) Colocar o pequeno para dormir muito tarde

As crianças com idades entre 3 e 7 anos deveriam dormir pelo menos umas 9 ou 10 horas. Muitos pediatras insistem em estabelecer um ritual noturno para os pequenos. Com isso podemos estabelecer os momentos e as atividades que vão ser realizadas antes do nossos filho ir se deitar.

Se seu pequeno não dorme o suficiente, ele tenderá a apresentar mau humor e sonolência durante o dia. Por isso, você deve colocá-lo para dormir antes das 9 horas da noite. Isso deve ser uma prática constante. O corpo vai se acostumar e seu relógio interno vai querer se deitar sempre na mesma hora.

3) Excesso de estímulos na cama

Nessa nova era da tecnologia, se você é uma daquelas pessoas que leva o celular para a cama ou deixa seu filho jogar no celular durante os momentos de descanso, é preciso parar de fazer isso. Assistir desenhos animados na televisão ou volumes muito altos podem fazer seu filho se distrair e o sono desaparecer. Crie um espaço tranquilo e agradável que permita que o seu filho relaxe e caia tranquilamente no sono.

Mamãe e papai também devem levar em consideração os seguintes aspectos:

4) Colocar os pequenos para dormir na nossa cama

hora

Isso é uma situação que deve ocorrer pouquíssimas vezes. Se acostumamos as crianças a dormir nas camas dos pais, estamos contribuindo para que não criem um padrão de sono por si só, e que não queiram dormir a menos que nós nos deitemos juntos e passemos a noite ao lado delas.

Além disso, a batalha para levá-las às suas camas vai fazer com que acordem e que seja difícil conciliar o sono novamente.  Outro caso é que sintam medo se não estivermos com elas. A melhor coisa é estabelecer uma rotina noturna na própria cama, acompanhar o pequeno, e estimular pensamentos e palavras doces que o façam se sentir calmo e seguro onde estiver.

5) Falta de constância

Parte da sua responsabilidade como pais inclui criar bons hábitos para os seus pequenos. Você não pode dar uma ordem num dia e no outro esquecê-la. O segredo não está na forma de colocar as crianças para dormir, mas na constância utilizada para praticar esse ato. Outro aspecto fundamental é conversar com seu filho e estabelecer as diretrizes na hora de ir dormir. Faça com que sejam momentos confortáveis para os pequenos também.

Do mesmo modo que comer, tomar banho e se vestir, dormir bem é um dos aprendizados mais importantes do crescimento das crianças. Além disso, o descanso noturno desenvolve o cérebro e faz com que a energia vital dure o suficiente durante o dia, quando aprendem e absorvem todo tipo de conhecimento.

Ofereça todo seu amor e faça seu filho saber da importância de dormir as horas necessárias, sem dúvidas ele vai agradecer.