7 benefícios de assistir desenhos animados com seus filhos
Assistir desenhos animados com seus filhos pode trazer muitos benefícios. Por exemplo, pode te ajudar a ver o lado positivo do fato de ter adquirido uma televisão.
Conhecer quais desenhos animados seus filhos gostam ao assisti-los juntos vai te ajudar a conhecer os gostos e os sentimentos deles, saber o que estão aprendendo e com o quê se emocionam.
Além disso, proporciona a oportunidade de ter argumentos suficientes e cenários para poder complementar, exemplificar e corrigir os exemplos que os personagens dos desenhos animados oferecem.
Há outras vantagens mais sutis desse tipo de momento, sobretudo se você se diverte junto. Você vai ver que, para qualquer criança, os pais são seus heróis. Por isso, os pequenos imitam tudo o que fazemos.
E, como você bem sabe, um bom herói é capaz de se conectar com sua criança interior. Somente assim vai conseguir se divertir ao brincar como antes e rir assistindo desenhos com seus filhos.
Assistir desenhos animados pode ser um momento de diversão em família
Conectar-se com sua criança interior é bom não apenas para o seu filho, também é para você. E é exatamente disso que você precisa para poder compartilhar com seu filho uma das atividades favoritas dele.
Sem dúvida, o momento em que o papai ou a mamãe assiste desenhos junto com os pequenos é muito importante para eles. Esse tipo de lembrança vai fortalecer essa relação ao longo da vida de todos da família.
Seja qual for a idade que você tiver ou a geração à qual pertencer, certamente você tem guardado na sua memória algum momento junto com seus pais assistindo desenhos animados ou algum outro programa.
Ofereça esse mesmo presente aos seus filhos e faça isso de maneira consciente. Ou seja, conhecendo os benefícios que o ato de assistir desenhos animados com seus filhos pode trazer.
Benefícios de assistir desenhos animados com seus filhos
Passar um tempo com seu pequeno
Sem dúvida alguma, um dos principais benefícios de assistir desenhos animados com seu filho é o tempo que você passa com ele.
Talvez, quando eles forem adultos, não vão se lembrar de qual desenho animado assistiam com os pais. Mas, certamente, vão se lembrar da companhia que tinham nesses momentos.
Ver o papai ou a mamãe rir como se fossem crianças é uma lembrança que vale ouro.
Estar atento aos desenhos animados que os pequenos assistem
Alguns desenhos animados não são adequados para crianças de qualquer idade. Por isso, aproveite a oportunidade para observar, em primeiro lugar, qual é o tipo de desenho que seu filho gosta.
Avalie se o conteúdo é muito violento e qual linguagem é usada. Pois muitas crianças, sem saber, adotam alguns maus comportamentos porque viram na televisão.
Além disso, lembre-se de que algumas crianças são incapazes de fazer uma distinção clara entre a realidade e a ficção. Às vezes, elas tentam imitar o que assistem nos desenhos animados.
Observe se os desenhos que seu filho assiste não estão recheados de tiros, explosões e situações violentas. Certamente, isso vai ajudar você a orientar seu pequeno.
Controlar o tempo que seu filho passa assistindo desenhos animados
Talvez por ter muitas ocupações você não tenha consciência de quanto tempo seu filho passa assistindo desenhos animados pela manhã.
Se você acha que ele passa muito tempo assistindo televisão, primeiro sente-se com ele para assistir um pouco e, se perceber que isso se confirma, converse com ele sobre o excesso de tempo que gasta nessa atividade.
Em seguida, mostre como ele pode passar essas horas realizando outras atividades de relaxamento e diversão.
Orientar a criança sobre o que ela assiste
Assistir desenhos animados com seus filhos vai permitir que você possa orientá-los sobre o que assistem.
Se você acha que a criança não assimila corretamente o que está vendo, aproveite esse momento em família para esclarecer o que é realidade e o que é ficção.
Você também pode responder às dúvidas que aparecerem enquanto assistem os desenhos.
Sensação de bem-estar e bom humor
Compartilhar momentos de gargalhadas e cumplicidade ao assistir desenhos animados, vai proporcionar a ambos uma sensação de bem-estar que vai ficar no ambiente durante boa parte dos seus dias.
Ambos vão ficar com bom humor e bem dispostos, o que é produto do tempo compartilhado.
São reforçados laços de amor e de confiança
Os desenhos animados são coisas de crianças. Mas quando uma adulto demonstra interesse no que seu filho assiste e, além disso, se senta com ele para assistir juntos, abre uma porta para a confiança entre os dois.
Dessa forma, a criança vai sentir que se interessam por ela e por seus gostos. O que você vai receber em troca é nada mais nada menos que o amor e a admiração do seu filho.
Cria-se um bom ambiente para conversar em família
Se está um pouco difícil para você criar ambientes propícios para conversar sobre temas importantes com seu filho, aproveite o momento dos desenhos, já que seu filho estará mais relaxado.
Quando o desenho acabar, desligue a TV e aproveite esse momento de bom humor como um ambiente propício para conversar com ele sobre temas importantes ou sobre coisas que geralmente a criança evita.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- USMA, I. (2017). Los Dibujos Animados: herramienta para la educación. Investigación y Pensamiento Crítico, 5(2), 21-36. https://revistas.usma.ac.pa/ojs/index.php/ipc/article/view/68/66
- American Psychological Association. (2012). Putting the power of television to good use.
- Muñoz, S. A. (2004). La influencia de la nueva televisión en las emociones y en la educación de los niños. Revista Internacional de Psicología, 5(02), 1-31. https://www.revistapsicologia.org/index.php/revista/article/view/28
- MEDIAVILLA, P. M. DIBUJOS ANIMADOS COMO RECURSO. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_38/M_PILAR_MARQUEZ_1.pdf