7 brincadeiras para aprender a ler

Com as brincadeiras, aprender a ler pode se tornar uma atividade mais fácil e divertida para as crianças.
7 brincadeiras para aprender a ler

Última atualização: 20 março, 2018

A aprendizagem sempre é mais agradável quando uma metodologia lúdica é aplicada. Por essa razão, vamos apresentar a você uma série de brincadeiras para aprender a ler que podem ser realizadas tanto em casa quanto na escola.

A ideia é despertar o interesse, a curiosidade e incentivar as crianças a começar a expressar suas próprias ideias. Tudo isso por meio da diversão. 

Aprender a ler é um processo que envolve várias etapas, as quais são, principalmente:

  • Nível pré-silábico. Aprende-se a diferenciar as letras.
  • Nível silábico. Desenvolve-se a consciência fonológica e se começa associar os sons com as formas. É nessa etapa em que se aprende a ler e escrever.

Essas brincadeiras para aprender a ler vão ajudar a criança a desenvolver todo o seu potencial de uma maneira mais espontânea e divertida.

7 brincadeiras para aprender a ler

1. Letras com objetos

Podemos começar uma dinâmica na qual as crianças escolhem vários objetos e, um a um, você vai falando os nomes. É importante deixar o nome de cada um bem claro.

Podemos utilizar os típicos alfabetos ilustrados ou, até mesmo, massinha e moldar as letras ou os objetos cujo nome queremos ensinar.

Recomenda-se começar com as vogais e, quando a criança tiver aprendido essas letras, continuar com as consoantes. Você pode usar o método de formar letras com o corpo. Por exemplo, formar a letra A com os dedos.

aprender a ler

2. Palmas e palavras

Você pode separar as sílabas das palavras usando as palmas e o som que elas produzem. Assim, vamos despertar o interesse das crianças (e provavelmente vamos dar muitas risadas) ao bater palmas sempre que separarmos as sílabas de uma palavra. Por exemplo: Ca-ça-dor; ca-va-lo; ár-vo-re; a-ma-re-lo.

Quando for escrever, você pode bater palma sempre que desenhar um traço para separar as sílabas. Dessa maneira, a diversão vai ser transposta ao papel.

3. Identificação de vogais

Para a identificação das vogais, podemos usar pares ou trios de palavras que comecem com a mesma vogal. Como, por exemplo: água, ar, areia, avó.

O objetivo é que a criança identifique as palavras e aprenda o som da vogal correspondente. O caso anterior pode ser usado para consolidar o aprendizado da letra A em diferentes cenários.

Também é possível utilizar cartas com figuras, cada uma representando uma vogal. Se a criança puder pintá-las, melhor ainda!

Por exemplo, a letra A de amarelo, a E de vermelho e assim sucessivamente.

4. Juntar imagens

Coloque oito imagens em duas colunas verticais em uma folha. Em cada uma das colunas, você deve colocar imagens que estejam relacionadas e que a criança possa unir através da identificação de cada uma delas.

O objetivo é relacionar cada palavra. Por exemplo, de um lado você pode colocar livro, cachorro, pão e sofá; do outro casa, animal, comida e casa. A criança deve ligar: livro-casa; cachorro-animal; pão-comida; e sofá-casa.

5. Utilizar cartões com sílabas

Essa é uma das brincadeiras para aprender a ler mais úteis e divertidas que existem. Pegue vários cartões e escreva várias sílabas diferentes. Peça para a criança formar palavras a partir de cada um dos cartões.

Se você escrever a sílaba PA, por exemplo, pergunta a ela qual palavra se pode formar com essa sílaba. Em um recipiente você pode colocar várias sílabas. Por exemplo: PA, RA, TO, MA, PO.

Peça para ela sortear um papel do recipiente e dizer uma palavra formada a partir dessa sílaba. Por exemplo: Pato.

6. Reconhecer as letras

Desde quando a criança começa a aprender as letras, ela deve ser capaz de reconhecê-las. Recomenda-se prestar atenção especial em algumas letras que podem causar confusão, como, por exemplo, a letra B com a letra P ou a letra B com a letra D.

Recomenda-se também escrevê-la várias vezes: b b b d b b b. A letra do meio é diferente, portanto não corresponde à letra B. Nessa atividade, você pode pedir para a criança circular a letra “invasora” e arrumar para que fiquem todas iguais: b b b b b b b.

aprender a ler

7. Qual palavra tem a letra … ?

Outra brincadeira bastante divertida para aprender a ler é escrever várias palavras e pedir para a criança identificar as palavras que contêm a letra A, por exemplo. Também podemos fazer esse exercício com figuras.

Por exemplo: banana, folha, mão, orelha, ave. Assim, pedimos para que a criança pinte as imagens cuja forma escrita contenham a letra A.

Dessa maneira, as crianças vão começar a construir uma leitura. O importante é relacionar as figuras e o escrito. Não se trata de decodificar símbolos, nem uma atividade mecânica. O importante é entender a mensagem.

Devemos nos lembrar de que a finalidade dessas brincadeiras para aprender a ler é ajudar as crianças a se comunicar, descobrir e se desenvolver no mundo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Aguirre, R. (2004). La lectura y la escritura en la escuela. En J. Peña González y S. Serrano de Moreno (Comps.), La lectura y la escritura en el siglo XXI (pp. 70-79). Mérida. Venezuela: CDCHT – ULA.
  • Cassany, D. (1996). Describir el escribir. Cómo se aprende a escribir. Barcelona, España: Pai-dós Ibérica S. A.
  • Fons, M. (2001). Enseñar a leer y a escribir. En Didáctica de la lengua en la educación infantil. Monserrat, Bigas y Monserrat Correig (Edits.) pp. 179-212. Madrid: SÍNTESIS, S. A.
  • Villalobos, J. (2006). La lectura y la escritura como herramientas para el desarrollo del cono-cimiento y aprendizaje. En J. Peña González y S. Serrano de Moreno (Comps.), La lectura y la escritura. Teoría y práctica (pp. 33-58). Mérida. Venezuela: Consejo de Desarrollo Científico Humanístico y Tecnológico y Consejo de Estudios de Postgrado Universidad de Los Andes.
  • Vygotsky, L. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Grijalbo.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.