4 receitas divertidas com espinafre

· 28 de fevereiro de 2018
Você é amante da cozinha? Ou prefere recorrer aos pratos rápidos e simples? Em qualquer um dos dois casos, aqui você vai encontrar as melhores receitas para fazer com espinafre e incentivar seus filhos a adicionarem vegetais a sua alimentação.

Conseguir fazer com que as crianças comam vegetais costuma ser uma tarefa árdua para os pais. Porém, há alguns truques que podemos usar para que, quase sem se darem conta, acabem comendo e até gostando do sabor dos vegetais. Mas como? Te convidamos a ler as seguintes receitas divertidas com espinafre para obter as melhores ideias.O fato de que as crianças odeiam os vegetais não é novidade. Que há pais terrivelmente preocupados com os efeitos que isso pode ter na saúde, também não.

Alguns pelo sabor, outros pela aparência e vários simplesmente porque “não gostam”, os pequenos recusam incorporar vegetais na sua dieta.

Isto, em grande parte, tem uma explicação lógica. Desde pequenos sentimos maior atração por determinados sabores, como os doces. Pelo contrário, quase como uma forma de defesa, rejeitamos os sabores amargos, como os de alguns vegetais. Isso se deve a um mecanismo de defesa dos bebês, que relacionam o sabor amargo com um “veneno”.

Porém, há formas de dar a volta na situação. Uma das melhores é adicionando esses vegetais em receitas divertidas e fáceis de fazer. A seguir, te mostramos algumas.

4 receitas divertidas com espinafre

A alimentação não é só uma experiência que tem a ver com gostos e odores. Os outros sentidos também influenciam. A visão, sem dúvidas, é o sentido que mais predomina.

Isso faz com que, muitas vezes o mesmo elemento apresentado de forma diferente da habitual, acabe causando-nos uma impressão melhor.

Precisamente, estas receitas divertidas com espinafre têm essa finalidade. A ideia é apresentar este vegetal de forma diferente e envolver a criança em seu preparo para que se sinta mais participante do processo.

1.- Panquecas de espinafre

Primeiro, você deve ferver os espinafres. Depois, escorra e esprema. Adicione 2 ovos, 50 gramas de farinha, 50 ml de leite, sal e pimenta a gosto e misture tudo.

Finalmente, cozinhe as panquecas formadas com esta mistura em uma frigideira com óleo até que dourem de ambos os lados. Você pode servi-las frias ou quentes e ficam muito bem acompanhadas com qualquer molho.

Desde pequenos quase como uma forma de defesa, rejeitamos os sabores amargos, como os de alguns vegetais.

2.- Nhoque de espinafre

Todo mundo gosta dos nhoques, também conhecidos como gnocchi. Este prato típico italiano apresenta uma forma e textura ideais para imitar os ingredientes que queremos introduzir sem que a criança se dê conta. De fato, o tom verde do espinafre pode chegar a agradar ainda mais os pequenos.

Para fazê-los devemos, em primeiro lugar, ferver, coar e temperar os espinafres (aproximadamente 600 g). Depois devemos bater no liquidificador. Depois, fervemos um quilo de batatas (preferencialmente com casca), descascamos e depois fazemos um purê.

Uma vez feito isso, misturamos o espinafre batido no liquidificador com o purê de batatas e adicionamos 150 g. de farinha até obter uma massa homogênea.

Finalmente, fazemos bolinhas do formato igual a do nhoque tradicional e cozinhamos do mesmo modo. As crianças vão amar!

3.- Almôndegas de espinafre

Uma das receitas divertidas com espinafre mais simples, ideal para que as crianças participem do preparo.

Como sempre, devemos colocar 400 g. de carne mista em uma tigela junto com os espinafres picados (você pode fazê-lo com um triturador) e um ovo.

Em outro recipiente, colocamos duas fatias de pão (a parte mole) no leite até que a absorva. Depois, misturamos também na tigela.

Depois de misturar tudo, procederemos a dar a forma de almôndegas. Passe-as na farinha, ovo batido e pão ralado e, em seguida, frite. Posteriormente você pode cozinhá-las em fogo baixo em uma panela pequena com caldo de legumes. Como guarnição pode escolher: arroz branco, molho de tomate ou molho branco.

Conselho: se você preferir carne branca, pode fazer este mesmo processo até conseguir almôndegas de espinafres e frango. Também é uma ótima combinação!

4.- Macarrão com molho pesto de espinafre

Esta é mais uma receita divertida com espinafre que vai agradar muito o paladar seu pequeno. Por quê? Simplesmente porque todas as crianças gostam de macarrão! Se combinado com este molho delicioso, dificilmente as crianças vão notar que estão adicionando vegetais na alimentação.

Como fazer? Ao invés de fazer molho pesto com manjericão, como é a forma tradicional, faça com espinafre. Depois de ferver uns 200 g. de espinafre fresco, bata junto com 30 g. de nozes descascadas, 30 g. de amêndoas descascadas, 60 g. de queijo parmesão e 1 colher de sopa de suco de limão.

Assim que adquirir a consistência do pesto, salgue e tempere a gosto. Cozinhe o macarrão e pronto! Uma receita mais do que fácil e muito nutritiva para os seus filhos.

Apesar de as receitas que detalhamos aqui serem concentradas em adicionar espinafre, você pode testar também com outros vegetais. O principal é adicionar uma variedade e acrescentar nutrientes à dieta de seu filho. Além disso, você poderá convidá-lo a participar do preparo (sempre sob supervisão) e aproveitar um ótimo momento juntos.