5 livros que seu filho precisa ler entre os 6 e os 12 anos de idade

6 de novembro de 2017

Todo mundo sabe que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças (e também dos adultos). Ler traz inúmeros benefícios para todos. Fomenta a criatividade, a imaginação, a memória, agrega novas palavras ao vocabulário, abre novos horizontes, auxilia a ter um melhor pensamento crítico, etc…A leitura é, sem dúvida, uma parte fundamental da vida de qualquer criança. 

Para poder estimular a leitura é fundamental que as crianças saibam desde bem pequenas, que não se trata de uma obrigação, mas sim de uma forma de lazer. A leitura é uma forma de relaxar, mergulhando em novos mundos.

Contudo, para se ter essa experiência, a criança deverá ver em você um bom exemplo de leitor, quer dizer, que ela possa ver que a leitura é importante para você, que dedica um tempo do seu dia a dia para ler.

Às vezes não é fácil achar o tipo de leitura ou assunto que as crianças gostem. A primeira coisa a fazer é perguntar aos seus filhos qual tipo de leitura ou temática mais causa interesse neles. Pode ser que ele(a) fique indeciso(a) e que não saiba o que gosta mais ou menos, porque ainda precisa descobrir isso. Nesse caso, como pai ou mãe você deverá ajudá-lo a encontrar o que possa interessar-lhe mais.

menino lendo um livro na janela do quarto

Existem muitos livros no mercado que podem ser adequados para o seu filho, mas existem alguns títulos que, independentemente, do tipo de temática que eles possam gostar, são livros que todos os meninos e meninas entre 6 e 12 anos de idade devem ler.

São leituras imprescindíveis que devem estar na estante da sua biblioteca, e que, além disso, você vai acertar no alvo na escolha do conteúdo, porque trazem valores que lhes farão aprender e se distrair ao mesmo tempo.

“A leitura é um ato de criação permanente”

-Daniel Perinac-

Livros que seu filho precisam ler entre os 6 e os 12 anos de idade

 1. A avozinha Opalina

É um livro para meninos e meninas a partir de 7 anos de idade, e foi escrito por María Puncel. O conto aborda dos deveres de casa que são pedidos pelos professores da escola, mas mandam Isa fazer deveres de casa muito engraçados: escrever uma redação sobre sua avó. Embora ela não tenha avó. Assim, ela se encarrega de escrever sobre uma avó imaginária e começa a escrever sobre a avó dos seus amigos.

2. O pampinoplas

É um livro para meninos e meninas a partir de 7 anos de idade e foi escrito por Consuelo Armijo. Uma criança vai visitar seu avô em uma pequena cidade, mas pensava que seriam dias chatos e entediantes, mas os dias com o avô acabam se tornando fantásticos, repleto de aventuras. Ele tem que desmascarar o Pampinoplas: quem será esse personagem?

menino imaginando letras saindo de dentro de um livro

3. Memórias de uma galinha

Esse livro é para meninos e meninas a partir de 8 anos de idade e foi escrito por Concha López Narváez. O conto trata de Carolina, uma galinha diferente das demais. É uma galinha que não se importa com as regras e que reflete sobre os valores da vida. É um livro que vai ensinar às meninas e aos meninos a importância da igualdade e da convivência.

4. O Pequeno Príncipe

Esse é um célebre livro que tanto crianças quanto adultos gostam, mas foi escrito para crianças a partir de 10 anos de idade. Ele foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry. O livro começa quando um piloto, que se perdeu no deserto do Saara, se encontra com um príncipe de outro planeta, etc... E o mais legal, vale à pena desvendar a história.

5. Momo

Momo é um livro para meninos e meninas a partir dos 12 anos de idade e foi escrito por Michael Ende. Momo é uma menina que sabe ouvir os outros, os compreende e ajuda a melhorar suas vidas. No entanto, ela começa a mudar quando, de repente, surgem uns homens vestidos de cinza que querem roubar o seu tempo. O que acontecerá nessa história peculiar.

Esses são 5 livros que não podem faltar na biblioteca dos seus filhos, livros que seu filho precisa ler. Não importa qual seja o gênero do livro que eles mais gostam, esses 5 títulos são indispensáveis. Com certeza, que eles vão gostar deles, e também vão aprender grandes valores presentes nas entrelinhas. Além disso, você pode ler os livros junto com eles para ajudá-los a refletir sobre se entenderam, de verdade, o que o conto quis transmitir-lhes.