7 brincadeiras para recém-nascidos

Quando seu lindo bebê completa dois meses de idade, pode começar a curtir algumas brincadeiras com você. Nessa idade vocês já superaram a fase de muitas noites sem dormir, e ambos já se acostumaram a uma rotina cada vez mais fácil de levar. O bebê também passa mais tempo acordado, por isso interage muito mais.

Uma das brincadeiras mais simples que você pode fazer com seu bebê é sorrir. Nessa idade, é muito provável que o bebê desenvolva o sorriso social, essa habilidade é uma grande conquista para os pais. Você tem a oportunidade de desenvolver essa habilidade cada vez que pegar seu bebê no colo e conversar ou sorrir para ele. Quando você faz isso, ele vai reagir ao ouvir sua voz e ao ver seu rosto.

Outra brincadeira simples é colocar o recém-nascido deitado de barriga para baixo. Ficar nessa posição vai ajudá-lo a fortalecer os músculos das costas e do pescoço. Coloque-o nessa posição em cima, por exemplo, de um cobertor estendido no chão. Deite-o sobre os braços e verifique se não há partes da manta que possam escorregar, nem brinquedos perto do rosto do bebê. Agora, observe-o enquanto ele tenta levantar a cabeça e mexê-la de um lado para outro. Você pode começar a praticar esse exercício com sessões diárias que durem entre 3 e 5 minutos. Vá aumentando gradualmente o tempo de cada sessão.

Você também pode colocar seu bebê de barriga para cima na cama e, com cuidado, enquanto o bebê se sentir confortável, abra, feche, estique e dobre seus bracinhos e suas perninhas. Outra brincadeira divertida é costurar um par de sinos em elásticos de cabelo e colocá-los nos pulsos e tornozelos do bebê enquanto ele se mexe em cima da cama. Mas verifique se os sinos não têm bordas que possam machucar a pele do pequeno.

brincadeiras

Estimule os sentidos

Nessa idade seu bebê está começando a explorar o mundo. Por isso, tudo parece novo e divertido para ele. É muito fácil estimular seus sentidos por meio de brincadeiras simples e sutis. Por exemplo, você pode assoprar bolinhas de sabão. Essa brincadeira vai ajudar a estimular a visão e, com certeza, algumas partes do corpo do seu bebê. Preste atenção para que as bolhas não estourem no rosto do pequeno, caso contrário ele pode se assustar e se molhar.

Para estimular o sentido da visão permanentemente, é muito importante estabelecer contato visual com o bebê todas as vezes que estiver perto dele. Se você deseja estimular a audição, a coisa mais simples que pode fazer é cantar uma canção de ninar ou qualquer outra música da qual você goste e o bebê possa gostar, uma música carinhosa.  Você também pode compartilhar momentos de intimidade com ele ao ouvir juntos a música que escutavam durante a gravidez. Esse lindo exercício vai fazer o bebê se sentir seguro.

Tente escolher músicas alegres quando o bebê se mostrar alerta. Se, por outro lado, ele estiver cansado ou agitado, você pode colocar uma música mais lenta para tentar tranquilizá-lo. Se seu bebê gosta de brincadeiras divertidas, então você pode aproximar algum brinquedo que faça som, ou mexer um chocalho para cima, para baixo e para os lados. Você também pode gravar os sons que o bebê emite e reproduzir para que ele os ouça e os imite.

brincadeiras

Brincadeiras simples

Beijar e abraçar, além de se transformar em um lindo costume, é uma atividade que estimula o tato do bebê. Você pode fazer carinho e deixar que ele também faça em você, enquanto chama pelo seu nome ou conversa com ele; sempre estabelecendo um contato visual.

A hora do banho também pode ser um momento para brincadeiras. Quando você for dar banho no pequeno, pode fazê-lo sentir diferentes texturas. Use uma esponja, sabão, água ou óleos para mostrar ao seu filho as diferentes texturas e também as diferentes temperaturas.

Ao final do dia você pode niná-lo no colo enquanto se balançam em uma rede, ou uma cadeira de balanço, por exemplo. Depois que ele crescer um pouco – por volta dos dois meses – é o momento ideal para estabelecer o costume de ler um conto antes de dormir. Ler um conto ao seu filho vai ajudá-lo a dormir mais rapidamente, sobretudo se ele tiver passado um dia cheio de aprendizados e momentos divertidos.

Recomendados para você