7 conselhos para aliviar a tosse das crianças

· 26 de setembro de 2017

Os inimigos públicos de toda mãe são, sem dúvidas, as gripes, os resfriados e qualquer tipo de doença que seus filhos possam contrair naturalmente. Uma das maiores dúvidas que costuma aparecer tem a ver com as doenças sazonais. Como aliviar a tosse das crianças?

Como bem sabemos, em primeira instância, sempre é essencial consultar oportunamente o seu pediatra de confiança. Ele vai examinar a criança e vai dar o diagnóstico pertinente a fim de realizar o tratamento adequado.

No entanto, a realidade é que há uma série de paliativos que podem ser muito úteis e efetivos para melhorar a qualidade de vida do seu filho. Apesar de muitas vezes lidarmos com quadros virais ou bacterianos que envolvem um processo, aliviar essa tosse e ajudar seu pequeno a se curar corretamente é possível.

Aliviar a tosse das crianças: Dicas para mães em apuros

Certamente, assim como qualquer mãe, você se desespera ao ver seu filho doente. Você já consultou o médico e segue à risca os conselhos, esperando o quadro terminar de vez. No entanto, há uma série de medidas que vão fazer com que esse processo seja mais ameno.

menino chorando

Por isso, preste atenção neste artigo de Sou Mamãe, pois nós vamos oferecer uma série de dicas fundamentais para cuidar dos seres que mais amamos nesse mundo. Porque aliviar a tosse das crianças não é uma missão impossível:

  • Cebola, o tradicional remédio caseiro preferido das mães. Quem nunca deixou meia cebola na mesa de cabeceira de uma criança resfriada? Pois, acredite ou não, a cebola funciona como um broncodilatador natural. Desse modo, vai permitir que seu filho respire melhor. Outro excelente broncodilatador é a folha de eucalipto, que pode ser mergulhada em água para vaporizar.
  • Chá de gengibre com mel e limão, a estrela do inverno. Se a dor de garganta não passa, não há nada melhor que essa infusão. Melhor ainda quando combinada com mel e limão. Esse poderoso trio é um remédio natural infalível no inverno. Não é para menos, já que o limão é um antioxidante importante e bactericida, e o mel um antisséptico. Por sua vez, o gengibre, limpa as fossas nasais, regula a temperatura corporal e é um ótimo expectorante.
  • Própolis, o ingrediente mágico. Para aliviar a tosse, ainda mais se for tosse com catarro, nada melhor do que essa substância que é um potente recurso natural para combater bactérias, vírus e fungos. Existem chás, balas e geleias desse ingrediente realmente mágico.
  • Vapor nas suas mais diferentes formas. A velha técnica insuperável e inigualável. A perigosa panela, típica dos velhos tempos, foi substituída por uma boa e restauradora ducha de água quente. Esta é, hoje em dia, uma das indicações médicas em casos de gripes e resfriados leves. Já não se recomenda mais o método da toalha na testa, pois provocou um considerável número de acidentes. Do mesmo modo, muitos especialistas se mostram céticos ao uso do nebulizador, e o aconselham apenas para aplicar antibióticos pelas vias aéreas.

Massagens: aliviar a tosse infantil com muito mimos

Menino deitado na cama com um termômetro na boca

As massagens são uma excelente oportunidade para aplicar paliativos capazes de aliviar a tosse da criança ao mesmo tempo em que vocês passam alguns momentos juntos. Enquanto você cuida do seu filho, aproveite para brincar, fazer carinhos e dar muito amor.

No entanto, são basicamente três os tipos de massagens propostas a seguir:

  • Massagem nos pés com pomadas de mentol. Com certeza você conhece essa técnica. Consiste simplesmente em passar a pomada na planta dos pés do seu filho antes de dormir. Dessa maneira, ocorre certa dilatação bronquial que vai fazer com que seu filho respire melhor.
  • Massagens nas costas. Para essa massagem é preciso, em primeiro lugar, deitar seu filho de barriga para baixo. Em seguida, deve-se esquentar as costas fazendo carinhos ao longo de toda a coluna (desde o quadril até os ombros). Um segundo procedimento envolve realizar movimentos horizontais a partir da coluna na direção das vértebras (para fora). Em seguida, dê algumas leves batidas com as pontas dos seus dedos nas costas sempre na direção de baixo para cima, ou seja, começando pela parte inferior dos pulmões. Lembre-se de colocar a criança sentada a cada 2 ou 3 minutos para limpar a garganta.
  • Leves batidas após o vapor do banho. Uma outra variante para aliviar a tosse do seu filho é bater suavemente nos pulmões da criança depois de um banho com vapor. Vale lembrar que, nesse caso, as batidinhas devem ser realizadas com a mão na forma de uma colher.

E você, qual estratégia usa na hora de aliviar a tosse do seu filho? Você conhecia esses métodos? Sabe alguma outra técnica para acalmar seu filho nesses momentos? Compartilhe conosco a sua experiência!