Como cuidar de um resfriado?

· 20 de setembro de 2017

O resfriado é uma das doenças mais comuns durante a infância. Geralmente não é grave, mas é bastante incômodo; especialmente para os pequenos que não entendem o que acontece com eles, pois não podem dizer o quão mal eles se sentem, ou aliviar seu mal estar.

Para tratar o resfriado do seu pequeno, colocamos em Sou Mamãe alguns conselhos à sua disposição.

O resfriado comum

O resfriado comum ou resfriado é uma doença infectocontagiosa viral do sistema respiratório do ser humano. É considerado uma condição leve, mas comum na população mundial, que não distingue faixa etária ou raça.

Os principais sintomas do resfriado são:

  • Espirros
  • Dor de cabeça frequente
  • Secreção e corrimento nasal
  • Lacrimejo
  • Congestionamento das narinas
  • Desconforto ou secura na garganta
  • Dores musculares e articulares em todo o corpo
  • Fadiga excessiva
  • Tosse

Os sintomas do resfriado são os mesmos em adultos e em crianças, e embora os mais velhos saibam como lidar com eles, para os pequenos é mais difícil; é por isso que após o contágio,eles perdem o desejo de brincar, ficam chateados, querem ser carregados o tempo todo, e que a mãe acaricie e conforte-os.

Essa doença geralmente dura de 7 a 10 dias e, como é causada por um vírus, até o momento não tem cura.

A única maneira de tratar um resfriado é aliviar os sintomas associados a ele.

Dicas para tratar um resfriado

Como já havíamos falado, para curar um resfriado, ou catarro, como também é conhecido, é impossível; A única coisa que pode ser feita é lidar, de alguma forma, com os sintomas que traz consigo.

Vamos continuar focando nos mais incômodos, oferecendo-lhes algumas dicas para suavizar os mesmos.

Congestionamento das narinas

A congestão das narinas é um dos sintomas mais comuns que tem a gripe.  Imediatamente depois que o corpo ficar doente, a fleuma obstrui o nariz da criança, e é muito desconfortável respirar, especialmente quando se está dormindo.

A fim de descongestionar as narinas, nas farmácias são fornecidos diferentes fluidos para o muco nasal; no entanto, o uso de soro fisiológico é sempre recomendado por ser efetivo e seguro.

O soro fisiológico, ou solução fisiológica, é uma substância composta basicamente por sal e água, que serve para hidratar as narinas e aliviar o muco que os obstrui.

Desconforto ou secura na garganta

Para aliviar o desconforto e a secura na garganta quando o seu filho contrair a gripe, ofereça a ele bastante líquido para beber: especialmente água e suco de frutas.

A água serve para eliminar as toxinas alojadas no corpo e tornar as fleumas mais leves para que possam ser expulsas mais rapidamente.

Tosse

Quando há gripe, há tosse, e a tosse pode ser bastante incômoda, especialmente na hora de dormir.

Algumas mães geralmente administram algum anti-histamínico para aliviar a tosse de seus filhos; no entanto é imprescindível dizer que, quando a tosse é produzida pelo catarro é recomendável evitar os anti-histamínicos, porque podem engrossar a fleuma.

Se o seu filho tiver tosse opte por um tratamento com remédios caseiros seguros que vão aliviar muito. Entre os mais recomendados, podemos citar:

  • Aplicação de panos quentes no peito
  • Bebidas quentes: infusão de orégano, chá de limão, infusão de tomilho, chocolate com mel (preparado com água e não com leite)
  • Xaropes caseiros: mel com limão

Como cuidar de um resfriado?

Mamãe, para tratar de um resfriado é importante mantê-lo longe da umidade e do frio. Você deve colocar seu filho em uma sala ventilada que não tenha umidade e agasalhá-lo bem, especialmente se estiverem no inverno.

Faça uma canja de galinha. Este alimento contém muitos nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, e é uma refeição leve que pode ser melhor digerida pelo organismo e deve-se comer quente, pois isso também ajuda a descongestionar as vias respiratórias e aliviar as fleumas.

Na hora de dormir levante a cabeceira da cama para que quando se deitar, fique o mais levantado possível, assim sentirá menos entupimento nasal.

Ofereça frutas cítricas e outras frutas e alimentos ricos em vitamina C para ajudar seu sistema imunológico a repor suas defesas e a combater a gripe.