7 conselhos para usar o grupo de pais da escola no Whatsapp

· 19 de abril de 2018
É indiscutível que a tecnologia oferece grandes vantagens. Mas ela também tem seu lado obscuro. Por isso é importante aprender a gerir os grupos de Whatsapp dos quais você faz parte.

Hoje em dia, é bastante normal fazer parte de algum grupo de pais da escola no Whatsapp. Mas certamente já passou pela sua cabeça nem querer olhar as mais de cem mensagens que se acumularam nas últimas duas horas. Siga os seguintes conselhos para que esse grupo seja algo eficaz na sua vida.

Aproveite os objetivos do grupo de pais da escola no Whatsapp

Um grupo de pais da escola no Whatsapp deve ser útil, entre outras coisas, para:

  • Manter a comunicação.
  • Ficar atualizado ou atualizada sobre as novidades da escola.
  • Completar algumas tarefas.
  • Organizar para marcar trabalhos em grupo.
  • Distribuir informação relevante a todos os membros do grupo.

Não abuse dos seus benefícios

Com certeza é muito cômodo perguntar no grupo qual foi a tarefa do dia ou o que foi feito na aula de matemática, por exemplo, mas isso não é benéfico para seu filho. Se seu filho faltar na escola um dia, certamente é muito mais fácil descobrir as tarefas do dia dessa maneira. Mas isso não pode se transformar em um hábito.

Ensine seu filho a ser responsável com as tarefas escolares. As crianças devem preencher suas agendas com as respectivas tarefas do dia. Perguntar no grupo o que deve ser feito para a aula do dia seguinte deve ser uma exceção. Assim você também vai ter certeza de que seu filho está prestando atenção em vez de perder tempo e se distrair com seus colegas.

grupo de pais da escola no Whatsapp

Evite comentários sobre coisas alheias

Não se envolva em conversas sobre outras pessoas, especialmente se essas pessoas não fazem parte do grupo de pais da escola no Whatsapp. Se alguém fizer isso, demonstre seu descontentamento sem agressividade e você vai perceber que outros pais estarão de acordo com você.

As fofocas são a causa de muitos mal-entendidos. É melhor se limitar e não fazer comentários sobre outras pessoas. Você vai perceber que, com esse simples gesto, a saúde do grupo vai melhorar pouco a pouco.

“Se seu filho fez algo errado em sala de aula ou se aprendeu a fazer a tabuada, não mande isso no grupo de pais da escola. É melhor reservar esses comentários para o grupo familiar”

Mantenha o senso comum

Além disso, a seguir estão algumas ações que você deveria evitar e considerar:

  • Você deve se abster de enviar correntes, piadas, vídeos e imagens que não tenham relação com a finalidade do grupo. Esse tipo de coisa apenas desvirtua totalmente o objetivo principal de se manter conectado sobre temas escolares.
  • Envie mensagens em horários adequados. Evite os horários críticos, como a hora do almoço e do jantar, assim como os momentos de descanso. Escreva no grupo à noite apenas quando for uma emergência.
  • Se alguém pediu a tarefa de matemática, não envie a de línguas ou de ciências também. Além disso, veja se alguém já não enviou para evitar várias fotos e informações repetidas sobre o mesmo tema.

Respeite os outros

Não espalhe informações particulares sobre outras pessoas nem fale mal delas. Você também não se deve referir grosseiramente a uma pessoa da escola ou a outros alunos.

Se você tem algum problema com o professor, o diretor ou uma criança específica, converse diretamente com essa pessoa em vez de criar um conflito ou um rancor no grupo.

O Whatsapp é uma ferramenta para facilitar a comunicação, não para sustentar mal-entendidos. Não há nada melhor para resolver um conflito do que a comunicação cara a cara.

grupo de pais da escola no Whatsapp

Seja breve e conciso

Vá direto ao assunto e não inclua coisas desnecessárias na sua mensagem. Mantenha os detalhes e ofereça uma ideia clara do que você quer dizer, mas sem dar tantas voltas para chegar ao assunto.

Se você deseja alguma coisa em particular, pode especificar para que te respondam em uma conversa privada para não incomodar o grupo. Por exemplo, você pode dizer: “Eu preciso comprar um uniforme tamanho doze. Se alguém tiver para vender ou souber de alguém que esteja vendendo, me responda no privado por favor”.

Sair do grupo de pais da escola no Whatsapp

Saia do grupo e entre em contato com os pais com quem você conversa se, por exemplo:

  • Você o silenciou por um ano porque não consegue nem descansar.
  • Precisa esvaziar a memória a cada dois dias.
  • Encontra mais desvantagens do que vantagens.

Não serve de nada ficar o dia todo com o celular na mão lendo mensagens que não contribuem com a comunicação entre os pais da escola. Simplesmente, você pode tomar a iniciativa de, amavelmente, sugerir que criem outro grupo para falar sobre temas que não são relacionados à escola.