11 Dicas para ajudar seus filhos nas tarefas escolares

· 28 de maio de 2017

As crianças aproveitam mais e têm mais sucesso na vida escolar quando os pais estão a par das tarefas delas e dedicam um tempo para acompanhar os filhos na realização das mesmas. Ajudar seus filhos com as tarefas também é uma oportunidade para compartilhar e se comunicar efetivamente.

Você deve levar em consideração que à medida que eles crescem deve motivar uma independência maior e permitir que eles façam as coisas por si mesmos. Mas sempre com sua supervisão e orientação para resolver as dúvidas.

Como você pode ajudar seus filhos nas tarefas escolares?

1. Envolva-se desde o início do processo. Conheça os professores, o modelo educacional do colégio e não deixe de frequentar os eventos e as reuniões. Saber quem são as pessoas que estão educando seus filhos é fundamental para se manter a par das conquistas deles e das possíveis dificuldades que você pode ajudar a resolver em casa.

2. Estabeleça um lugar dedicado somente para fazer tarefas escolares. Pode ser em um cômodo separado ou na sala de estar mesmo. O importante é que seus filhos saibam que ao se sentar nesse espaço devem se concentrar em fazer as tarefas escolares. Proporcione todas as ferramentas necessárias para que eles não precisem se deslocar para outros lugares da casa e interromper os períodos de atenção.

3. Fixe horários de estudo constantes. Dentro da rotina diária dos seus filhos estabeleça um horário no qual eles devem se dedicar somente a fazer as tarefas da escola. A regularidade nos hábitos vai criando a consciência da disciplina. Em breve as crianças vão se acostumar a fazer as tarefas, inclusive se você não estiver presente.

4. Ajude seus filhos a estabelecer um plano. À medida que seus filhos passam de ano na escola é normal que a carga de estudos vá aumentando. Ensine-os como fazer um plano de trabalho organizado para que o tempo seja suficiente para fazer tudo. No plano deve estar incluído um momento para o descanso. O ideal é que as crianças tenham pequenos intervalos de 15 minutos para cada hora de estudo.

tarefas escolares

5. Mantenha-os isolados de distrações. No ambiente de estudo, as crianças devem ficar afastadas de coisas como televisão, celular ou músicas que possam incomodar. Com barulho ao redor será mais difícil ajudar seus filhos nas tarefas escolares e pode ser mais difícil para eles se lembrarem do que fizeram.

6. Apoie seus filhos, mas não faça o trabalho por eles. Se você não deixa que eles façam os próprios deveres e que pensem nas soluções por si mesmos, o aprendizado será muito superficial. Como pais vocês podem dar sugestões e dicas, mas deixe que eles façam o trabalho sozinhos. Pode demorar um pouco mais, mas é muito mais apropriado ao processo de formação dos seus filhos.

7. Supervisione e motive. Especialmente durante as primeiras fases escolares dos seus filhos é preciso perguntar se eles têm tarefas da escola para fazer. Repasse as matérias que eles já fizeram e verifique se eles compreenderam. Sempre diga palavras que os estimulem por terem feito um bom trabalho.

8. Dê a eles um bom exemplo. Outra atitude que você pode tomar para ajudar seus filhos nas tarefas escolares é mostrar que  também se esforça para aprender. Faça seu trabalho de forma organizada, cultive o hábito de leitura e mostre que o correto é estudar com dedicação. O exemplo é o melhor professor para esse tipo de comportamento.

9. Reconheça todas as conquistas dos seus filhos. Tenha um espaço em algum lugar visível da sua casa para colocar os trabalhos dos seus filhos. Se ele tirou boas notas ou teve um desempenho de destaque em alguma matéria deixe à vista dos outros membros da sua família. Isso vai fazer com que seus filhos se sintam reconhecidos e animados para continuar trabalhando.

tarefas escolares

10.Comunique-se com o professor para saber se há alguma dificuldade que deve receber atenção especial. Se as crianças apresentam dificuldades, tanto em casa como na escola, ao desenvolver as atividades; pergunte ao professor para analisar a possível necessidade de procurar acompanhamento profissional. Se há alguma anomalia no processo de aprendizado ela deve ser tratada no devido momento.

11. Tenha uma equipe de apoio. Muitas crianças trabalham melhor quando trabalham em grupo. Eventualmente você pode convidar algum dos colegas do seu filho para ir para casa e fazer as tarefas juntos. Anote na sua agenda telefônica o número dos pais dos colegas de sala com os quais seu filho tem uma boa relação.