7 dicas para as mães millennials

· 25 de março de 2018
Assim como muitos outros aspectos da vida, a forma de criação mudou radicalmente nos últimos anos. Descubra 7 aspectos que podem ajudar as mães millennials a curtir mais os seus filhos.

A geração das mães millennials é muito diferente de todas que vieram antes. Por isso, as visões dessas mães sobre educação, família e maternidade também são diferentes. As grandes mudanças que a sociedade viveu entre os anos 1980 e 1993 marcaram a transformação dos conceitos que são considerados aceitáveis ou não em todas as dimensões da vida.

As mães millennials decidiram mudar radicalmente as estratégias que geralmente eram usadas para criar os filhos. As crianças de hoje precisam de cuidados diferentes e as mães devem responder a essas exigências de forma eficaz. Esta lista de conselhos vai ajudar você a levar em consideração alguns pontos essenciais na missão da maternidade.

O que as mães millennials devem saber

1.- Dar valor à dimensão afetiva

É muito importante estabelecer limites, regras e deixar claro para os seus filhos como você espera que eles se comportem. Mas também é preciso considerar que uma criança não vê o mundo com os seus olhos e não processa tudo da maneira que você quer.

Além da disciplina e das regras, dê espaço ao afeto, à compreensão e à diversão.

“Os millennials são tão propensos quanto às gerações anteriores a querer se casar e ter uma família. São parecidos em muitos dos objetivos e valores. Mas também há algumas diferenças bastante claras na forma como veem o mundo e tendem, como regra geral, a serem mais focados em si mesmos e menos focados nas coisas externas.”
-Dra. Jean Twenge–

2.- Considerar as mudanças no conceito tradicional de gênero

As mães millennials enfrentam uma mudança muito grande em relação ao que se concebe como papel de gênero. São muitas as mães que optam por escolher brinquedos neutros que não façam distinção entre o feminino e o masculino.

Você pode se adaptar a essa tendência ou optar pelo modelo tradicional. O importante é que você decida de uma forma reflexiva.

mães millennials

3.- Aprender a dizer “não” sem se sentir culpada

Sempre consentir e dar aos seus filhos tudo o que quiserem, vai fazer você feliz, mas apenas momentaneamente. Satisfazer todos os pedidos do seu filho não é o correto para o crescimento pessoal dele.

Uma criança que tem tudo o que pede, se transforma em um adulto que não tolera respostas negativas. Dizer “não” é frequentemente muito difícil para as mães millennials, mas também é uma maneira de ajudar os filhos a fortalecer o caráter.

4.- Aprender a distinguir entre os bons e os maus conselhos

Quando você enfrenta a maternidade pela primeira vez, você recebe centenas de conselhos para educar seus filhos. Não é fácil distinguir entre o que é conveniente e o que não se adapta aos seus princípios.

As mães millennials devem ter em mente que muitos dos mitos de criação nos quais nossas mães e avós acreditavam, foram cientificamente analisados e desmentidos. Informe-se bem antes de colocar em prática essas recomendações.

5.- Entender que seu filho não será perfeito

Ao ser mãe, você se esforça e luta para educar filhos perfeitos. No entanto, essas expectativas não são saudáveis para ninguém. Seus filhos podem ter episódios de comportamentos inadequados, indisciplina ou se desenvolver de uma maneira diferente do convencional.

Uma parte da maternidade exige estar preparada para o inesperado e ter visões realistas das coisas.

mães millennials

6.- Sempre haverá erros, em você e nos seus filhos

Aprender a perdoar e se perdoar é uma das tarefas mais importantes no caminho da maternidade. Nem você nem seus filhos são super-heróis. Portanto vocês sempre vão cometer erros.

As coisas podem dar errado às vezes e isso não quer dizer que você não é uma boa mãe. Aproveite os erros para transformá-los em oportunidades de formação e lições de vida.

7.- Dedicar tempo de qualidade aos seus filhos

Com todas as ocupações que um pai ou uma mãe tem na atualidade, é difícil pensar em tempo de qualidade. No entanto, essa deve ser uma das prioridades na sua vida familiar.

Basta dedicar alguns minutos por dia para ficar com seus filhos e oferecer a eles 100% da sua atenção nesses momentos. Com essa ação, você faz com que seus filhos sintam que você sempre estará presente e que podem confiar em você.

Se você não é uma das mães millennials, também pode colocar em prática todas essas recomendações. Sem dúvidas, serão úteis no seu processo de criação e vão melhorar significativamente a convivência e as dinâmicas familiares.