Dez mandamentos para educar crianças felizes

· 20 de dezembro de 2017

Os dez “mandamentos” que apresentamos neste texto são uma amostra de como deve ser a criação que todas as mães deveriam dar aos seus filhos. Apesar de cada uma ter seus próprios métodos, existem princípios que nunca devem ser esquecidos todas as vezes que uma mulher se encontrar na difícil, mas bonita, missão de educar e guiar pelo melhor caminho um pequeno ser.

Os preceitos que oferecemos a seguir não foram pensados somente para educar crianças felizes. Mas também para atingir a harmonia e a felicidade no núcleo familiar ao qual mãe e filho pertencem.

Ame seu filho mais que você mesma

Amar seu filho significa dar todo o carinho que você puder e um pouco mais. É estimular, com o seu modo de agir no dia a dia, o apego que despertou desde quando você estava carregando seu filho na sua barriga.

A ternura, os beijos e os carinhos que você proporciona, a forma com que você cuida e supre todas as necessidades do seu filho, o tempo que você dedica para brincar com ele… isso é amar.

Amar também é oferecer a segurança que ele precisa: amparar tanto afetiva como economicamente, dar a melhor educação para seu filho aprender a cuidar de si mesmo e prezar pela saúde e integridade física do seu pequeno.

Se seu filho se sente querido por você e por aqueles com quem convivem, vai ser uma criança feliz.

Dar liberdade para que aprenda a voar

 

crianças felizes

Educar crianças felizes é dar a confiança necessária para que seus filhos tenham liberdade de agir por conta própria.

Ao nos basear nesse saber, recomendamos guiar seu filho sempre que ele precisar, mas nunca fazer as coisas por ele.

Deixe que ele cometa erros para que saiba como aproveitar e aprender com eles. Permita que seu filho experimente, se aventure e sacie seus desejos de conhecimento, mesmo que, de rabo de olho, você se mantenha sempre alerta.

Ensine seu filho a confiar em si mesmo

Confiar em si mesmo é a única maneira de ensinar seu pequeno a perder a timidez e o medo do fracasso.

Ter segurança nas habilidades dele e no que ele é capaz de fazer é a única forma possível que seu filho tem para conseguir atingir as metas que vai propor ao longo da vida.

“Ninguém nasce sabendo”. Lembre-o desse ditado popular sempre que ele precisar se recuperar de um golpe da vida e ganhar confiança para retomar a caminhada.

Aplauda os esforços e premie as conquistas

Educar crianças felizes também é mostrar a elas a importância do esforço porque o esforço nos fortalece.

Se você deseja ter um filho dedicado, que gosta de vencer seus medos, de trabalhar incansavelmente e de lutar por sua felicidade…então, fale sobre a dedicação e o carinho que ele precisa colocar em cada projeto da vida.

Sempre que seu filho se esforçar e vencer, premie o pequeno por essa conquista e deixe-o saber como você se sente feliz e orgulhosa por ele. Isso o manterá motivado.

Mas se seu filho se esforça e não alcança os objetivos, premie-o da mesma forma. Ensine ao seu filho que o valor das jornadas não reside somente no fato de chegar ou não a um final feliz, mas no esforço que se empregou para realizá-las.

Ensine seu filho a ser tolerante

Mostre ao seu filho que é dever dele aceitar e amar seus semelhantes, tais como eles são.

Ensine-o a aprender a apreciar a diversidade de critérios, sentimentos e formas de ser das pessoas. Somente assim ele conseguirá se integrar, viver em paz com todos e ser feliz em uma sociedade tão heterogênea.

Ensine valores ao seu filho: Respeito, sinceridade, honestidade, gratidão

Aprender a agradecer e a valorizar o comportamento dos outros para com sua pessoa, respeitar os demais e se dar o respeito, ser honesto e sincero, o transformarão em alguém digno, de quem seus companheiros vão gostar e admirar.

Ensine seu filho a se amar e se aceitar como é

Se você conversar sobre amor próprio, a importância de se aceitar como é e se dar o devido valor, você vai estar estimulando a autoestima.

Instrua-o para que ele se sinta merecedor do amor das outras pessoas: familiares, amigos e pessoas com quem se relaciona no dia a dia.

Explique que cada um é diferente, mas tão maravilhoso e especial quanto ele. Ninguém precisa ser parecido com ninguém e muito menos viver se comparando com os outros.

 

crianças felizes

Ensine ao seu filho o que é a disciplina

Satisfazer todas as vontades e ceder aos caprichos não é amar e educar bem. Esse não é o caminho para a felicidade.

Seu filho deve aprender a valorizar a disciplina e saber que os limites servem para torná-lo mais forte.

Ensine seu filho a viver na santa paz

Viver na santa paz com sua família, vizinhos, amigos, colegas de classe…

Você deve mostrar ao seu pequeno a importância de estabelecer relações cordiais com quem convive.

Mostre para ele que expressar discordâncias e se defender também podem ser feitos de maneira respeitosa.

Não se deve abaixar a cabeça nem se utilizar de violência. Tudo tem um equilíbrio.

Prepare seu filho para a vida real: o último preceito para educar crianças felizes

Educar crianças felizes é prepara-las para a vida real.

Para fazer isso, primeiro de tudo, você deve romper a bolha superprotetora na qual, durante anos, manteve seu filho.

Abra os olhos e mostre o lado bom e o lado mal do mundo. Cedo ou tarde seu filho vai precisar se defender, lutar, chorar, amar e se recompor durante a vida.

Já é tempo de deixá-lo agir por conta própria e ser responsável por suas ações. Dessa forma, você vai poder constatar se tudo o que ensinou vai render bons frutos.

Em sou mamãe acreditamos que assim vai ser.