7 estratégias para melhorar a compreensão da leitura em crianças
Melhorar a compreensão da leitura em crianças é fundamental para um desenvolvimento acadêmico mais eficiente. O fato de ter dificuldade para entender o que se está lendo faz com que a pessoa sinta frustração e apatia diante desse hábito tão importante. Entendemos por esse conceito a capacidade de ler uma frase ou um texto, dar sentido a ele e lhe atribuir um significado.
“Embora no estágio de educação infantil já seja feita uma aproximação à alfabetização, será no primeiro ano da fase do ensino fundamental que esse processo de aprendizagem será fortalecido e consolidado. Cada aluno terá habilidades mais ou menos desenvolvidas, ritmos e necessidades diferentes. O ensino deve responder a cada uma delas.”
– Rubén Llorens Esteve –
Se você se pergunta por que o seu filho tem um desempenho escolar ruim ou tem problemas em determinadas matérias, é necessário avaliar a sua competência de leitura.
Felizmente, essa habilidade pode ser reforçada e melhorada em casa e na escola com a ajuda dos pais e professores. Com as estratégias certas, é possível aprender a construir conceitos e navegar pelos níveis de leitura (literal, inferencial e crítico).
Como melhorar a compreensão da leitura em crianças?
1. Estabelecer conexões e associações
Quando você acompanhar o seu filho no momento da leitura, mostre a ele que os conceitos estão conectados à vida real. Uma das melhores dicas para lembrar daquilo que se lê e lhe dar valor é ver que isso tem uma utilidade.
Convide-o a identificar essas relações verbalmente para que, posteriormente, ele possa fazer isso silenciosamente e de maneira mais espontânea e independente.
2. Fazer perguntas para entender textos
Ao questionar o seu filho sobre as informações no texto, você o levará a procurar pistas. Motive-o a dialogar com os livros e selecionar as informações relevantes para ele.
Uma das características de um bom leitor é ter a capacidade de fazer perguntas e tentar respondê-las com elementos do texto ou de fontes alternativas.
3. Criar imagens mentais que facilitem a compreensão da leitura
Os textos não são simplesmente papéis cheios de letras, são universos a serem descobertos e explorados. Peça para que as crianças imaginem e recriem as histórias através de sua criatividade tão desenvolvida, para que permaneçam na memória.
Um bom recurso para isso é pedir ao seu filho que ele desenhe os contextos e conceitos da maneira como o seu cérebro os descreve. Não lemos apenas com os olhos, mas também através dos cinco sentidos.
4. Propor hipóteses sobre o que se está lendo para melhorar a compreensão da leitura
O nível literal dos textos é a informação que é expressa. É o que pode ser explorado através de perguntas exatas e da memória.
Mas há um segundo nível de compreensão que leva as crianças a pressupor as consequências de uma situação ou pensar nas causas de um problema. Sugira que o seu filho especule sobre o que acontece nos livros que ele lê.
5. Identificar os elementos e categorias principais
É importante que as crianças consigam identificar os aspectos essenciais de uma leitura. Ou seja, os fatos e os personagens que influenciam diretamente o desenvolvimento dos textos abordados.
Nesse sentido, é enriquecedor apresentar textos cheios de ficção e aventura e outros relacionados ao dever de casa, por exemplo. Dessa forma, elas aprenderão a identificar marcadores textuais, tais como títulos, letras em negrito ou itálico, imagens e tabelas de conteúdo.
Outras dicas para melhorar a compreensão da leitura em crianças
6. Reler fragmentos que causam confusão
A primeira leitura nem sempre permite interpretar a totalidade dos significados. Muitas vezes, é necessário navegar pelo mesmo texto várias vezes para poder explorá-lo em sua totalidade.
A cada nova leitura, são adquiridos detalhes que fornecem uma compreensão mais ampla do texto. Às vezes, é melhor fazer isso em silêncio e outras vezes em voz alta.
7. Consultar as palavras desconhecidas
Não é possível entender completamente uma leitura se houver palavras nela que deixam lacunas de significado. Além disso, procurar as definições e usos de um conceito também ajuda a enriquecer o vocabulário.
Os leitores dedicados também são caracterizados pela sua capacidade de brincar com as definições em suas próprias produções textuais.
Como você pode concluir depois de ler este artigo, as estratégias para melhorar a compreensão da leitura em crianças fortalecem todas as habilidades comunicativas e cognitivas dos seus filhos. Trabalhe em casa para ajudá-las a ter mais sucesso na vida escolar e desenvolver um pensamento crítico diante do que leem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Córdoba Rey, E. M., Cadavid Ruíz, N., & Quijano Martínez, M. C. (2015). Hábitos y expectativas lectoras de padres de niños con dificultad lectora. CES Psicología, 8(2), 31-46. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-30802015000200003
- Cova, Y. (2004). La práctica de la lectura en voz alta en el hogar y en la escuela a favor de niños y niñas. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 5(2), 53-66. https://www.redalyc.org/pdf/410/41050205.pdf
- Díaz, J. Q., & Domingo, B. G. (2008). Aproximación didáctica al tratamiento que recibe la lectura en el aula de Infantil y Primaria. In Educación, ciudadanía y convivencia. Diversidad y sentido social de la educación: comunicaciones del XIV Congreso Nacional y III Iberoamericano de Pedagogía (pp. 1095-1104). Sociedad Española de Pedagogía.
- Fonseca, L., Migliardo, G., Simian, M., Olmos, R., & León, J. A. (2019). Estrategias para mejorar la comprensión lectora: impacto de un programa de intervención en español. Educational Psychology, 25(2), 91-99. https://journals.copmadrid.org/psed/art/psed2019a1
- Monroy Romero, J. A., & Gómez López, B. E. (2009). Comprensión lectora. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 6(16), 37-42. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-75272009000100008
- Palomino, J. G. (2011). Comprensión lectora y rendimiento escolar: una ruta para mejorar la comunicación. COMUNI@ CCIÓN: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo, 2(2), 27-36. https://www.redalyc.org/pdf/4498/449845038003.pdf
- Raynaudo, G. M. (2020). Educar en el mundo digital: Un estudio empírico con niños preescolares. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/155689
- Sanz, M., & León, J. A. (2010). Estimular la comprensión lectora. Padres y Maestros/Journal of Parents and Teachers, (333), 25-29.
- Serrano-Puche, J. (2014). Hacia una “comunicación slow”: el hábito de la desconexión digital periódica como elemento de alfabetización mediática. Trípodos, (34), 201-214. http://www.tripodos.com/index.php/Facultat_Comunicacio_Blanquerna/article/view/172