5 problemas de leitura nas crianças

· 6 de junho de 2019
Problemas de leitura nas crianças podem ser muito frustrantes. No entanto, existem muitas estratégias de ensino que são eficazes e podem ajudá-las. Elas podem ser praticadas pelos pais junto com a criança para ajudá-la a desenvolver habilidades de leitura e ganhar autoconfiança.

A leitura é o processo pelo qual a compreensão de certas informações é produzida e transmitida através da linguagem. No entanto, em algumas ocasiões e devido a problemas de leitura nas crianças, o entendimento não é desenvolvido adequadamente.

Esses problemas podem ser causados ​​por vários motivos. Por exemplo, podem ser problemas ambientais, linguísticos ou de fala. Quais são os problemas mais comuns de leitura nas crianças? Como os pais podem ajudar?

Sinais que indicam problemas de leitura nas crianças

Existem sinais que podem indicar que seu filho tem problemas de leitura. Por exemplo, se ele tiver dificuldades para entender e fazer tarefas ou se lembrar do que alguém acabou de lhe contar.

Também, se ele tiver dificuldade em dominar habilidades como ler, soletrar e escrever. Além disso, essas crianças têm dificuldades para controlar a irritação e identificar palavras. Ou, podem ter a tendência de escrever números ou palavras de maneira inversa.

Quais são os problemas mais comuns de leitura nas crianças?

Existem muitas condições que podem afetar a capacidade de leitura de uma criança. Entre esses problemas de leitura nas crianças, estão:

  • Dislexia

Essa dificuldade de aprendizado é muito comum. Crianças com essa condição têm dificuldade para reconhecer as letras. Além disso, elas podem ter dificuldade para fazer rimas e pronunciar palavras totalmente novas para elas.

Por outro lado, elas podem esquecer palavras que já viram anteriormente ou podem omiti-las e não saber onde colocá-las.

A dislexia pode afetar a escrita, a ortografia e as habilidades de fala. No entanto, o fato de uma criança sofrer com esse problema não significa que ela não seja inteligente. Há muitas pessoas que sofrem com isso e que tiveram sucesso na vida.

menino aprendendo a ler

  • TDAH

Esse problema é conhecido como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Basicamente, pode dificultar que a criança se concentre para ler.

Além disso, quem sofre com esse problema pode ficar inquieto e começar a jogar tudo por causa da frustração que sente. Pode até se comportar mal na sala de aula, a fim de esconder que não sabe como realizar determinada tarefa.

  • TPA

É a desordem do processamento auditivo. Basicamente, afeta a capacidade da criança de processar a informação que ouve, o que pode fazê-la não entender o que a outra pessoa está dizendo.

Por outro lado, a criança que sofre desse distúrbio tem dificuldade em pronunciar novas palavras ou de diferenciar entre os sons das letras B e D.

  • Atraso na leitura

Geralmente, aparece em crianças com idade entre 6 e 8 anos. Manifesta-se como um atraso na aquisição das habilidades necessárias para leitura e escrita.

  • Dificuldade visual

Quando apresenta desse distúrbio, a criança tem dificuldades para diferenciar letras e formas. Além disso, talvez não consiga enxergar na ordem correta.

“Há sinais que podem indicar que seu filho tem problemas de leitura. Por exemplo, a dificuldade de entender e de realizar tarefas.”

Como reconhecer os problemas de leitura nas crianças?

Para reconhecer os problemas de leitura nas crianças, tome nota das seguintes dicas:

  • Converse com o professor: ele pode falar sobre as dificuldades que seu filho tem e que estão afetando seu aprendizado.
  • Solicite uma avaliação educacional: caso a criança seja avaliada pela escola, você poderá obter esclarecimento e outros recursos adicionais para ajudá-la com a dificuldade de leitura.
  • Converse com seu médico: conte a ele o que você viu em casa ou o que o professor notou para que o profissional possa descartar quaisquer outros problemas.
  • Leve a criança para consultar um especialista: isso determinará se ela tem alguma dificuldade de aprendizado ou atenção.
menina lendo um livro

Como ajudar a criança

Mesmo que você não saiba ao certo qual é a causa dos problemas de leitura do seu filho, existem algumas maneiras de ajudar. Por exemplo, observar atentamente o seu comportamento é um fator-chave. Também é recomendável que você leia junto com ele e em voz alta, pois isso ajudará a fortalecer suas habilidades.

Além disso, sempre parabenize seu filho por se esforçar mais e ajude-o a entender a importância de continuar praticando. Por fim, sempre ofereça livros e revistas que possam interessar ao seu filho.

Em suma, problemas de leitura nas crianças podem ser muito frustrantesNo entanto, com a ajuda e o apoio dos pais, a criança poderá superar essas dificuldades e se tornar uma boa leitora.