7 frases de filmes da Pixar que ensinam aprendizados para a vida

31 de agosto de 2019
O valor da família, da amizade e de lutar por aquilo que se quer são algumas das grandes mensagens que podemos encontrar nos filmes da Pixar.

Muitos de nós crescemos assistindo a filmes de animação da Pixar, e não há dúvidas das valiosas lições que aprendemos por meio deles. O esforço, a persistência ou o poder da amizade e da família são alguns dos valores mais relevantes da Pixar. Continue a leitura e descubra 7 frases de filmes da Pixar que ensinam aprendizados para a vida.

Frases de filmes da Pixar que ensinam uma valiosa mensagem

1. Toy story (1995)

“Você tem um amigo em mim”.

-Toy Story-

O filme símbolo da Pixar, que marcou um antes e um depois no cinema de animação, transmite uma valorização da amizade muito elaborada.

Assim como afirma o filólogo Jaume Duran, Toy Story se aprofunda nos conceitos de que a amizade é companheirismo e solidariedade, mas a verdadeira mensagem do filme é que a felicidade consiste em buscar a felicidade do outro.

Portanto, a lição de vida que aprendemos com Toy Story é que a amizade verdadeira é aquela na qual se deseja o melhor para seu amigo, mesmo que isso signifique perdê-lo.

2. Monstros S.A. (2001)

“Valorize seus amigos e não julgue os outros sem conhecer sua história”.

-Monstros S.A.-

Sully e Mike, os protagonistas desse filme, são dois melhores amigos que não podiam parecer mais diferentes. Monstros S.A. é um dos filmes da Pixar que transmite uma das mensagens mais valiosas: não julgue os demais pela aparência.

© Walt Disney Pictures & Pixar Animation Studios

O filme, em essência, luta contra os estereótipos e preconceitos, e ironiza o conceito de “monstro”, visto que ao final do filme descobrimos que esses monstros, supostamente criados para assustar as crianças, acabam gerando o oposto: risadas.

3. Procurando Nemo (2003)

“Quando a vida decepciona, qual é a solução? Continue a nadar!”

-Procurando Nemo-

Esse filme, que aborda o poder da família e da amizade, também fala sobre a superação e o esforço. Marlin, com a ajuda de sua amiga Dory, tem que enfrentar todos os seus medos e preconceitos para encontrar seu filho, e não vai parar até conseguir.

Procurando Nemo ensina que, por mais que as coisas fiquem difíceis, é preciso continuar lutando para conseguir aquilo que se quer e deseja. Nada nos garante o sucesso e sempre teremos fracassos e tropeços. No entanto, quem desiste nunca ganha.

4. Os Incríveis (2004)

“A família nos torna mais fortes”

-Os Incríveis-

Sem dúvida alguma, a união familiar é o grande poder oculto dessa maravilhosa família de super-heróis da Pixar. Embora a convivência e as relações familiares possam ser difíceis, Os Incríveis nos ensina que é na família onde está a força.

No filme, os personagens discutem e ficam bravos uns com os outros, mas aprendem a colaborar juntos em família, como uma equipe. Dessa forma, o filme transmite a ideia de que, apesar dos incríveis poderes que seus personagens têm, o verdadeiro superpoder é o da família.

Mais frases de filmes da Pixar

5. Ratatouille (2007)

“Se você se focar no que ficou para trás, não conseguirá ver o que está em frente”

-Ratatouille-

Para começar, a premissa do filme em si oferece uma valiosa mensagem: por mais que te digam que você não pode fazer aquilo que ama, não permita que ninguém te coloque limites. O protagonista do filme, um rato que deseja ser um grande chefe de cozinha, se rebela contra todos e consegui provar que, com paixão, é possível conseguir qualquer coisa que você se propor a fazer.

Por outro lado, Ratatouille nos incentiva a olhar para frente, visto que o passado pode ser muito desanimador. Pensar nos fracassos do passado nos impede de pensar no futuro e, com isso, continuar avançando e melhorando.

© Pixar Animation Studios

6. Valente (2012)

“Somos donos do nosso destino”

-Valente-

Os desafios assustam, e ser sempre valente não é uma tarefa fácil, algo que Mérida, a protagonista de Valente, sabia muito bem. O filme ensina que, apesar das dificuldades e dos obstáculos, todos nós podemos decidir sobre o caminho que nossa vida vai seguir. E, para isso, devemos ser valentes ou, em outras palavras: devemos saber enfrentar nossos medos.

O filme transmite a mensagem de que ser valente é difícil, sim. Mas que ser valente é algo que está ao alcance de todos. E que, com esforço, dedicação e confiança em si mesmo, você pode se tornar indomável.

7. Divertida Mente (2015)

“Você não pode se focar no que não está dando certo. Sempre há uma forma de dar a volta por cima”.

-Divertida Mente-

Esse filme ensina que todas as emoções não apenas são válidas, como também são necessárias: é preciso abraçar a tristeza tanto quanto a alegria. No entanto, uma das frases pronunciadas pela personagem Alegria oferece um aprendizado importante, especialmente na hora da resolução de problemas e conflitos.

Quando estamos em uma situação problemática, os pensamentos negativos e derrotistas podem ser excessivamente elevados. Apesar de a negatividade ser poderosa quando nos sentimos frustrados ou quando as coisas não saem como queremos, Divertida Mente nos ensina que esses pensamentos não nos levarão a lugar nenhum e que devemos analisar os problemas de todas as perspectivas.

O que podemos aprender com as frases dos filmes da Pixar?

O esforço e a constância, o poder da família e da amizade, e não deixar de lutar por seus sonhos são alguns dos valores mais importantes para esse estúdio cinematográfico de animação.

No entanto, a mensagem que sempre encontramos no pano de fundo de qualquer filme da Pixar é que o segredo para ser feliz é ser você mesmo. Descubra o que você deseja e o que te faz feliz, e não dependa dos outros para alcançar esses objetivos.