7 maneiras de demonstrar o amor pela família

21 de abril de 2019
Para muitas pessoas, demonstrar o amor pela família não é uma tarefa simples. Mas, muito além de dizer as palavras mágicas, existem diferentes detalhes ou atitudes que podemos usar para expressar o que sentimos.

Muitas vezes, supomos que os outros sabem o que sentimos por eles. E, embora eles possam saber, nunca é demais demonstrar o amor pela família. Se você não sabe como fazer isso, vamos te dar algumas dicas no artigo a seguir.

Como demonstrar o amor pela família?

Talvez você pense que demonstrar o amor pela família seja andar pelas ruas dando abraços ou dizendo palavras bonitas para todo mundo ver. No entanto, uma frase afetuosa dentro de casa é mais valiosa do que uma frase gritada aos quatro ventos.

Se você não sabe como dizer aos seus familiares que você os ama, deve começar a expressar os seus sentimentos quando ninguém mais estiver ouvindo. Assim, tudo será muito mais simples! Você tem dificuldade para dizer o que sente? Então preste atenção a estas dicas:

1. Perca a timidez

Talvez você não demonstre que ama a sua família porque uma pessoa é muito tímida ou envergonhada. Mas você sabe de que maneira o medo, a timidez ou a vergonha podem ser perdidos? Dizendo o que você sente!

Não precisa ser algo muito elaborado, bastam apenas as duas palavras mágicas (“te amo“). O que é o pior que pode te acontecer? Que eles digam que te amam também!

2. Deixe pequenas mensagens

Se você ainda não se sente pronto para dizer que ama a sua família “ao vivo e a cores”, sempre pode optar por uma mensagem para que eles vejam quando você não estiver presente.

Por exemplo, uma carta na mesa de cabeceira, um cartão na porta da geladeira, uma mensagem de texto no celular ou um e-mail para que eles saibam que você sempre pensa neles.

3. Elogie

Demonstrar o amor pela família vai além de palavras específicas. Também tem muito a ver com pequenos atos cotidianos. Uma excelente maneira de dizer o que você sente pelos outros, sem usar as “palavras mágicas”, é elogiar algo que eles tenham feito bem.

Como demonstrar o amor pela família

Você pode, por exemplo, parabenizar por um jantar delicioso, porque o quarto está bem organizado, pelas boas notas na escola, por uma conquista no trabalho ou porque a casa está brilhando. O elogio faz parte da empatia e deixa feliz quem o recebe, mas também quem o emite.

4. Carícias

Não são necessárias palavras para demonstrar o amor pela família. Tanto os abraços quanto os beijos e as carícias podem ser as respostas de que precisamos. O ser humano precisa do contato físico das pessoas ao seu redor para se sentir amado, cuidado e respeitado.

Por exemplo, você pode tocar o braço, o ombro, a mão ou a cabeça de uma pessoa da sua família enquanto fala com ela, segurar a mão enquanto caminham no parque ou dar um abraço quando se verem depois de estarem separados o dia todo.

5. Divirtam-se

Compartilhar o tempo com os nossos filhos, irmãos ou pais é outra maneira de demonstrar o amor pela família. É claro, porque isso significa que eles são a coisa mais importante e que não há mais nada que o nosso tempo possa merecer.

Não se esqueça de que o tempo é um recurso escasso e que, por esse motivo, só deve ser gasto naquilo que vale a pena, como a sua família. Aproveitem para ir ao parque ou ao cinema, para apreciar jogos de tabuleiro ou de cartas, para dançar e dar gargalhadas. Que melhor maneira de dizer que você os ama do que se divertindo muito?

Compartilhar o tempo com os nossos filhos

6. Ajude-os

Se você não ousa (ainda) dizer o quanto ama a sua família, outra maneira de expressar isso sem palavras é através do ato de ajudar. Os exemplos mais típicos são as tarefas domésticas ou as tarefas escolares, mas há muitas outras opções.

Você pode ajudá-los em uma situação adversa no trabalho ou amorosa, acompanhar ao médico ou até mesmo fazer coisas sem ser solicitado expressamente. Surpreenda com uma ajuda inesperada!

7. Desculpe-se

Pedir perdão quando cometemos um erro é uma outra maneira de demonstrar o amor pela família. Por quê? Porque estamos dizendo que nos importamos com eles e que faremos todo o possível para consertar o erro cometido.

Por fim, você pode dizer à sua família o quanto você a ama através de pequenos presentes que não precisam implicar uma grande despesa financeira. Aliás, é muito melhor se os fizer você mesmo ou se eles representarem algo importante para você.

  • Unamuno, M. de. (2006). Amor y pedagogía. El libro de bolsillo. Biblioteca de autor.