7 nomes bíblicos para meninas e seus significados

18 Maio, 2018
As mulheres citadas na Bíblia deixaram um legado que, mais de dois mil anos depois, ainda persiste. Esse legado são os nomes. Cada um com um significado importante e interessante para conhecer. Escolha o que você mais gostar!

Escolher o nome de uma menina que está a caminho nem sempre é fácil. Apesar de muitas pessoas preferirem nomes que estão na moda no momento, outras se guiam por questões mais transcendentais.  É assim que os nomes bíblicos para meninas ganham relevância. São nomes que têm significados importantes e carregam histórias profundas.

Dos mais de 3.200 personagens que são nomeados na Bíblia, quase 1.800 têm nomes diferentes. Certamente, foram sendo conservados ao longo dos séculos, dando origem ao que conhecemos hoje como nomes bíblicos para meninas e meninos.

Não são apenas as pessoas religiosas que se interessam por esses nomes. A verdade é que existe grande quantidade de nomes oriundos de textos religiosos que são usados por pessoas que não conhecem seu histórico.

Se você está no difícil, mas belo processo de escolher um nome para sua filha, veja as seguintes opções de nomes bíblicos para meninas. Vamos contar também quais são a origem, o significado e as características associadas a cada um deles.

10 nomes bíblicos para meninas

1.- Noemí

Nohemí, na versão original, é um nome hebraico que se divide em duas partes. A primeira, no’am, significa “encanto”, a segunda é o possessivo í, que complementa a primeira parte para significar “meu encanto”.

Foi muito utilizado em décadas passadas. Apesar de sua popularidade ter decaído um pouco, recentemente voltou a ganhar força. Como você pode perceber, simboliza uma atitude positiva, constante e carinhosa. Além disso, as mulheres que recebem esse nome costumam ser inteligentes e detalhistas.

2.- Ruth

É uma mulher que dá o nome a um dos livros da Bíblia, o livro de Rute. Conta a história de uma mulher corajosa e bondosa que foi abençoada por Deus pelos seus atos. Sua origem é hebraica e significa “companheira fiel”.

Quem carrega esse nome são mulheres simpáticas e gentis, sempre dispostas a ajudar os outros. Também se caracterizam pela fidelidade e por colocar o amor e o cuidado com os outros acima de tudo.

3.- Ester

De origem persa, significa “astro” ou “estrela”. Posteriormente, deu origem a Istar, nome usado para denominar uma deusa da Antiga Babilônia. Na Bíblia, é uma bela jovem que chegou a ser rainha da Pérsia.

Esse nome é símbolo de fertilidade, sexualidade e poder. Sua relação com os astros faz com que essas mulheres se destaquem e estejam em uma posição superior em muitos sentidos.

Em relação à personalidade, se caracterizam por serem pessoas sociáveis, abertas e com muito carisma. Apesar de não terem uma inteligência inata, sua vontade de se esforçar e melhorar as torna muito capazes de ir atrás de seus objetivos.

4.- Sara

É um dos mais populares nomes bíblicos para meninas. Sua origem é hebraica e significa “aquela que é uma princesa”. De acordo com a Bíblia, Sara era a esposa de Abraão e uma mulher cuja beleza surpreendia todos que a viam.

O nome Sara está associado com a inteligência e a perseverança. Além disso, também está vinculado a um forte instinto maternal. Além da independência, se destacam por serem exigentes ao escolher as pessoas com quem convivem. Quando as encontram, se entregam com total dedicação e paixão.

“Existe grande quantidade de nomes originários de textos bíblicos que são usados por pessoas que não conhecem seu histórico”

5.- Abigail

Na Bíblia, foi uma das esposas do Rei Davi. Abigail é mais um dos tantos nomes bíblicos para meninas de origem hebraica. Significa “alegria do Pai”.

Em relação ao seu conceito, costuma estar associado a uma personalidade alegre e extrovertida. São mulheres fortes, otimistas em relação ao mundo e com disposição para se relacionar com os demais.

6.- Edna

Nome de origem hebraica. Significa “prazer” ou “deleite”. É uma variável do nome “Éden”. Na Bíblia, Edna era a mulher de Raguel, israelita que era primo do protagonista Tobias, o jovem. Além disso, era mãe de Sara.

Distinguem-se por serem mulheres decididas e cheias de vitalidade. Podem ser líderes, pois são extremamente empreendedoras. Também contribuem para isso sua lealdade e honestidade características.

nomes bíblicos para meninas

7.- Berenice

É um nome de origem grega e significa “a que leva à vitória”. Muitas princesas egípcias receberam esse nome.

As mulheres que carregam esse nome costumam ser doces e emotivas. Têm facilidade para se comunicar e manifestar suas emoções, algo que nem sempre é um ponto positivo. De qualquer maneira, são pessoas positivas, de quem todos costumam gostar.

Os nomes bíblicos para meninas são muitos bonitos e significativos. Se você gostou das mensagens implícitas e gostaria de dar um propósito a uma escolha tão importante para a vida da sua filha, procure um pouco mais sobre cada um desses nomes e escolha o que mais gostar!