7 situações que somente as mães de adolescentes entendem

Descubra quais são as situações que as mães de adolescentes enfrentam todos os dias. Se você ainda não passou por essa fase... prepare-se para o que vem pela frente!

A adolescência é uma fase de mudanças físicas e emocionais que alteram extremamente o comportamento dos filhos. Você vai enfrentar episódios de rebeldia e falta de comunicação. Aspectos que talvez antes eram desconhecidos para você.

Mas não de preocupe demais, muitas outras mães de adolescentes já passaram pelas mesmas situações.

Nesse sentido, o mais importante é saber como reagir frente a essas atitudes e esses comportamentos diferentes. Por mais que os comportamentos se alterem, se a educação que você deu foi baseada em valores, o resultado não será negativo.

“Quanto melhor o adolescente conhecer os valores e evitar os antivalores, melhores e mais acertadas serão suas decisões”

–Doutor José Martínez Costa–

Mães de adolescentes: Preparem-se!

Vício ou uso excessivo da Internet e das redes sociais

Diferentemente de outras gerações, os adolescentes da atualidade têm uma ferramenta que lhes permite fazer tudo. Desde realizar os deveres escolares até interagir com outras pessoas sem medo de serem rejeitados.

Por isso, é frequente que o uso das redes sociais tenha se tornado um vício para muitos.

Os adolescentes são bombardeados com informações, as quais você deve ajudá-los a selecionar para que rejeitem conteúdos que não trazem contribuições. É necessário limitar o uso de páginas que podem ser perigosas e ensinar os adolescentes a cuidarem de si mesmos.

Medo de perder alguma coisa ou FOMO

Devido à conectividade constante que os celulares proporcionam, esse fenômeno está cada vez mais comum. Ocorre quando os jovens acham que todos os seus contatos nas redes sociais se divertem mais que eles.

É inevitável para um adolescente sentir uma carga excessiva de pressão para fazer o que os outros fazem. O que eles menos querem é ficar para trás e parecer menos “sensacionais”.

 mães de adolescentes

Habilidade para exagerar e dramatizar

A mente do adolescente está a ponto de chegar à fase adulta, mas continua em processo de desenvolvimento. As alterações hormonais e seu contexto os levam a ter uma perspectiva diferente (distorcida inclusive) das coisas.

Muitas das situações que eles precisam enfrentar vão ser transformadas em um grande drama e serão consideradas urgentes.

Algo que para você parece trivial, para eles é muito sério e deve ser tratado como prioridade. Você deve compreender que a sua realidade e a do seu filho não são iguais e, consequentemente, as relações também não são.

É importante que você sempre dê prioridade para a disciplina, mas que também inclua o entendimento.

Apego pelos amigos

Toda pessoa que já passou pela adolescência experimentou esse incompreendido apego pelos amigos.

Nessa fase da vida, os jovens valorizam muito mais essas pessoas que “os entendem”. Por isso, em muitos casos, podem ficar contra você para serem aceitos no círculo social.

Frustração na hora de se comunicar com os pais

É natural que a comunicação se torne diferente quando as crianças se tornam adolescentes. Os pais e as mães de adolescentes se transformam em personagens que impõem regras e tarefas em casa. E isso é o que eles menos querem.

O positivo é que sempre é possível conciliar adequadamente sua autoridade com uma boa relação com os adolescentes.

Depende de você encontrar uma forma de lidar com a situação para que seus filhos tenham uma adolescência saudável e feliz.

 mães de adolescentes

Frustração por não corresponder às expectativas das pessoas

Os jovens têm cargas emocionais e sociais que talvez você não se lembre na hora de dar uma bronca ou fazer uma exigência. Não é fácil ser estudante modelo, ajudar nas tarefas de casa e ser popular com os amigos.

Quando um adolescente não consegue corresponder às expectativas que se tem sobre ele, isso pode fazê-lo se sentir frustrado.

Mudanças nas preferências e nos interesses

Muitos pais não percebem o quanto seus filhos cresceram e mudaram. O tipo de música, as refeições e as atividades que antes eles amavam podem já não ser mais as preferidas de agora.

A adolescência é a fase em que a personalidade termina de ser formada e por isso muitas coisas podem se transformar. O ser se constrói pouco a pouco a partir da experiência e da educação.

Certamente muitas mães de adolescentes já passaram pela maioria dessas situações.

Se você ainda não passou, prepare-se para enfrentar com amor e serenidade. Como um adulto responsável, deve ser você quem vai orientar e formar as crianças e não quem vai se transformar numa grande inimiga.

Recomendados para você