A melhor música para fazer seu bebê dormir

A música nos estimula, e não é diferente com os bebês. Hoje sabemos que algumas músicas e estilos musicais podem ajudar na aprendizagem. Também influenciam os processos cerebrais e controle do stress. Da mesma forma, a escolha da música para fazer seu filho dormir vai ajudar a regular o sono e a relaxar.

Tradicionalmente, a música tem sido usada para fazer as crianças da casa dormirem. De fato, algumas mães tinham o hábito de inventar canções de ninar especiais para fazer os pequenos dormirem.

Os recursos tecnológicos atuais nos permitem musicalizar a hora de descanso de nossos pequenos. E também oferecem a possibilidade de fazer isso de maneira mais efetiva. Na sequência, apresentaremos um guia para escolher a melhor música para fazer seu bebê dormir.

Por que a música ajuda a fazer os bebês dormirem?

Foi cientificamente comprovado que a música tem a capacidade de recriar estados de humor favoráveis e tranquilizadores em crianças e adultos. Há tons e sequências harmônicas que nos ajudam a liberar tensões. O que cria condições favoráveis para o sono.

Somado a isso, alguns gêneros musicais conseguem melhorar a concentração das pessoas no estudo e no trabalho. E como todos sabemos, para o sono é necessário ter um certo nível de concentração, tranquilidade e sensação de bem-estar.

Deve-se ter cuidado com o tipo de música que escutamos e levar sempre em conta o efeito que desejamos. Não é o mesmo escutar jazz ou música clássica que heavy metal ou música eletrônica.

A música para fazer o bebê dormir deve ser tranquila e harmônica

O que foi dito anteriormente nos dá uma ideia de qual a melhor música para fazer seu bebê dormir. A melodia selecionada deve evocar paz, quietude e representar um ambiente de harmonia e tranquilidade.

Os ritmos, os tempos e as harmonias para a hora do soninho devem ser simples, suaves e até mesmo um pouco lentos. Isso exclui estilos como rock, metal, ritmos tropicais acelerados, como salsa ou merengue e demais canções com percussão rápida e imponente.

Existem várias razões para a dificuldade que os bebês têm para dormir.  Se a criança concentrar sua atenção em uma harmonia musical, isso pode ajudá-la a dormir.

Música clássica, a escolha por excelência

A música clássica tem o poder de melhorar os processos cognitivos de adultos e crianças. Este efeito é conhecido como efeito Mozart. Este estilo possui as condições adequadas para que nossas crianças durmam com facilidade.

A este tipo de música se associam melodias ricas e complexas, que podem ser apreciadas junto a um acompanhamento moderado. As percussões de orquestras não costumam ser marcadas ou estridentes, o que é importante na hora de dormir.

A ausência de letras contribui ainda mais para o sono, já que o bebê se concentra em apreciar as harmonias.

Jazz: suavidade e complexidade na mesma música  

O jazz é um estilo musical rico em mudanças harmônicas, improvisação e estruturas musicais complexas. Assim como na música clássica, o acompanhamento neste estilo é muito suave.

Além disso, o jazz é caracterizado por manter cada som em seu lugar, sem realizar maiores distorções. Seus elementos sonoros são muito minimalistas e o foco principal é a grande dificuldade de execução e improvisação.

Ao ouvir esse estilo musical, os bebês se concentrarão fixamente na melodia e nas mudanças harmônicas. Então, estão criadas as condições para adormecer sem muitas dificuldades.

A bossa nova tem vozes relaxantes que conferem tranquilidade

A bossa nova é caracterizada por sua suavidade, sua delicadeza e sua abundância de sons agradáveis. Por meio dela, é possível alcançar estados de relaxamento profundos.

Neste gênero, as vozes são usadas como um elemento dedicado à busca de serenidade mental.

Algumas propostas comerciais se dedicam a reinterpretar canções populares e clássicas no ritmo suave da bossa nova.

Música de relaxamento

Provavelmente não existe uma opção melhor para fazer seu bebê dormir do que essa. São composições focadas em gerar estados de tranquilidade mental em pessoas de qualquer idade.

Outra vantagem é a grande variedade de opções: sons da natureza, hindu, mantras, asiática, etc. Alguns títulos indicam o tipo de sensação que será estimulada com a gravação: concentração, paz, reflexão, meditação, etc.

A boa notícia é que existem muitos estilos musicais para seu bebê dormir com facilidade. Agora você poderá experimentar diferentes propostas até encontrar a que seu filho prefere.

Recomendados para você