8 dicas para mães que trabalham em casa

· 14 de março de 2018
Essas dicas para mães que trabalham em casa te ajudarão a ser mais produtiva na vida familiar e profissional. Analise-as e não hesite em colocá-las em prática: elas podem te ajudar a economizar tempo e esforço.

As mães que trabalham em casa têm um desafio enorme: cuidar da família e ser produtivas ao mesmo tempo. Parece tentador fazer atividades de trabalho em casa, mas é uma tarefa muito complexa. Se você deseja começar ou se já trabalha à distância, deve saber que o segredo é a disciplina.

É muito difícil não se distrair com família, vizinhos, redes sociais e arrumação da casa. Tudo isso já é uma grande responsabilidade, que dobrará de tamanho com a atividade profissional. Mas tudo é possível quando estabelecemos metas e estratégias para realizar as tarefas.

Como as mães que trabalham em casa podem se organizar?

1.- Crie horários

A melhor coisa que você pode fazer para manter suas tarefas em dia é dividir o tempo necessário para cada uma delas. Defina um horário em vez de procrastinar ou esperar que a inspiração chegue. Calcule intervalos de tempo sensatos para suas atividades e comece a definir metas diárias.

“A liberdade é muito difícil e é acompanhada pela procrastinação, má gestão do tempo, sedentarismo, ansiedade, apatia e medo. Como superar isso? Um dos problemas fundamentais é a procrastinação: a tendência de deixar para amanhã (ou para depois) o que podemos fazer hoje (ou neste exato momento)”

–Sergio C. Fanjul–

2.- Imponha alguns limites para sua família

Lembre-se de que não é uma boa ideia brincar com os filhos enquanto trabalha ou trabalhar enquanto brinca com os filhos. Quando misturamos duas atividades que não têm relação, não conseguimos dar o nosso melhor em nenhuma delas.

A mesma coisa acontece quando estamos no escritório, concentre-se na atividade planejada para o seu horário e não se distraia com elementos externos. Ensine seus filhos a respeitar seu momento de trabalho.

mães que trabalham em casa

As mães que trabalham em casa não devem misturar momentos de lazer com as obrigações profissionais.

3.- Peça ajuda caso necessite

Se seu trabalho demanda muito, contrate uma babá ou peça apoio para algum familiar. Muitas mães que trabalham em casa contratam alguém para ajudar a cuidar das crianças.

Além disso, quando você perceber que tem uma tarefa muito difícil ou desafiadora para cumprir, não pense duas vezes em pedir ajuda. Até os super-heróis precisam de ajudantes.

4.- Não se sobrecarregue

Seja com as atividades profissionais ou com as tarefas domésticas, você corre o risco de assumir muitas responsabilidades. A família é uma equipe que deve complementar e apoiar cada membro do grupo. Tenha suas prioridades bem definidas, cuide de você mesma e aprenda a delegar tarefas.

5.- Priorize o tempo de descanso

Uma pessoa cansada e de mau humor provavelmente não realizará suas atividades de maneira satisfatória. Antes de começar qualquer jornada profissional e familiar, descanse o suficiente na noite anterior.

Horas reduzidas de sono fazem com que as mães que trabalham em casa se sintam esgotadas física e mentalmente e podem, inclusive, ficar doentes. Uma mãe empreendedora também sabe quando deve recarregar suas baterias.

6.- Saia de casa quando for possível

Mesmo que você esteja com sua família e em contato com colegas de trabalho (caso você tenha), ainda precisa de algo mais. As pessoas são seres sociais que precisam se relacionar com outras para se sentirem melhor.

Dentro dos horários que você planejar, reserve um tempo para distrações, para tomar um café fora, por exemplo. Essa prática é muito saudável quando falamos em diminuir o estresse.

trabalhar em casa

7.- Pense em atividades divertidas para seus filhos

Ao proporcionar uma hora de tempo de qualidade aos seus filhos, você terá muito mais tempo para trabalhar. Uma criança feliz é capaz de explorar e criar livremente com as ferramentas que lhe forem oferecidas.

Quando você proporciona meios para que elas se divirtam e entretenham por si mesmas, não irão te interromper. Proponha pequenos projetos, obras de arte ou até alguma atividade doméstica.

8.- Aproveite a hora da soneca das crianças

Quando planejar sua agenda diária, coloque os trabalhos mais complexos na hora da soneca dos seus filhos. Será a hora em que você poderá se concentrar e empregar todos seus esforços em uma única atividade. Quando as crianças estão acordadas, realize tarefas mecânicas que não exigem muito esforço cognitivo.

Ainda que seja difícil separar o perfil profissional e as obrigações de mãe, é possível. Lembrando, mais uma vez, que o segredo é a disciplina e a gestão adequada do tempo. Cuide sempre do seu bem-estar para ser uma empresária de sucesso e uma mãe feliz.