9 dicas para usar a bomba tira-leite

· 22 de outubro de 2017

Amamentar seu bebê é um gesto muito íntimo, carinhoso e belo. Toda essa ambiência intervém na saída do leite, que é influenciada por hormônios muito ligados ao lado emocional. Por isso, usar algo que nos lembre nosso bebê, como a bomba tira-leite, é uma das dicas que você pode pôr em prática para que o leite flua mais facilmente.

Muitas mães carregam consigo a foto do seu bebê, alguma lembrança que tem o cheiro da criança, ou se a extração é feita fora de casa o chamam para ouvir sua voz. Isso acontece porque o leite sairá mais facilmente se a mente for estimulada por lembranças do bebê, ou se for escutada uma gravação da voz dele.

Embora ter uma lembrança do bebê seja uma estratégia muito eficaz para estimular o fluxo do leite, a principal coisa a se fazer para usar correta e eficazmente a bomba tira-leite é ficar relaxada.

A amamentação é um laço de amor que torna nossos filhos saudáveis, fortes e felizes

-Autor anônimo-

Para muitas mulheres isso é óbvio, mas às vezes o que está evidente é a primeira coisa que passa desapercebida; assim, sempre é bom que você se lembre que para usar esse utensílio é mais do que necessário que esteja relaxada, caso contrário não conseguirá extrair muito leite.

Dessa forma, se você estiver fora de casa e for extrair o leite dos seus seios, trate de não pensar em nada do que tem que fazer em casa, nem na última reunião do trabalho. Pelo contrário, procure se dirigir a um local tranquilo e confortável, onde você possa relaxar e pensar no seu bebê.

mãe usando a bomba tira-leite nos seios ao lado do seu bebê

É eficaz usar a bomba tira-leite enquanto você amamenta 

Se você for usar a bomba tira-leite em casa existem algumas dicas que podem ajudar a relaxar um pouco mais, e tornar a experiência menos dolorosa. Você pode aplicar calor no seu seio, antes e durante a sessão de extração do leite pela bomba. O calor ajuda a dilatar os canais por onde passa o leite, facilitando sua extração.

No entanto, se o seio estiver muito cheio, tenso e dolorido, além do calor é bom aplicar a técnica chamada “amaciamento por pressão inversa” antes de começar a extração do leite materno.

Além disso é recomendável massagear o seio antes de usar a bomba extratora de leite. Antes da extração do leite dê suaves sacudidas nele, e durante a extração algumas massagens de compressão.

Da mesma forma é recomendável separar o seio da bomba tira leite de vez em quando, e “agitá-lo” suavemente. A partir do momento em que o utensílio voltar a sugar, o leite voltará a sair mais facilmente.

Outra dica é usar a bomba tira leite no momento em que você está amamentando o seu bebê. Nesse momento você pode aproveitar o reflexo de ejeção que  o bebê estimula, enquanto ele está mamando, e aproveitar o outro seio para ir enchendo o recipiente em que vai armazenar o leite materno. Lembre-se, nada nem ninguém suga o leite como um bebê, por isso é mais fácil usar a bomba tira leite quando a criança está mamando em um dos seios.

O estresse pode inibir a saída do leite, por isso é bom que quando usar a bomba tira leite, você além de estar tranquila, esteja entretida em alguma atividade prazerosa.

Muitas mulheres se entretêm lendo, assistindo televisão, ou conversando com uma amiga, enquanto extraem o leite dos seios. Esse estado de relaxamento ajuda você a esvaziar por completo seu seio.

Na verdade, uma das dicas para usar a bomba tira-leite é extrair de novo o leite no primeiro seio, quando esvaziar o segundo, pois é possível que saia um pouco mais de leite, mesmo que antes já o tenha esvaziado.

É muito importante esvaziar os seios ao máximo, porque, no finalzinho, o leite que sai contém mais gordura. Se ele não for extraído reduz-se a produção de leite. Além disso, você deve levar em consideração que quanto mais você extrair leite, mais vai produzir, pois a única maneira de aumentar a produção do leite materno é através do esvaziamento periódico dos seios.

mulher usando a bomba tira-leite no trabalho

A prática leva à perfeição

O uso da bomba tira leite exige experiência, esta que você vai acumular através de paciência e prática. Assim, quanto mais você praticar, mais fácil e rápido vai conseguir extrair o leite materno. Não se desespere, no começo não é tão fácil usar esse utensílio. Entretanto, como você já sabe a prática leva à perfeição.

Lembre-se que não existem fórmulas mágicas, nem soluções perfeitas. Algumas dicas funcionam perfeitamente para algumas mulheres e outras nem tanto.

O ideal é que você encontre a que melhor se encaixa no seu dia a dia. E, a partir daí, estabelecer seus horários e rotinas. Isso porque também não existe o momento ideal para usar a bomba extratora de leite. Existem mães que preferem extrair o leite materno pela manhã, outras à noite. Cada mãe tem que experimentar qual é o melhor momento para extrair seu leite.