9 Jogos para estimular os sentidos do bebê
Os sentidos do bebê se desenvolvem à medida que ele interage com o mundo. Ouvir, ver, sentir, apreciar um sabor e um odor são possíveis graças a aprendizagem que a criança vai tendo, e por essa retroalimentação com o ambiente que o rodeia.
Com o objetivo de estimular os sentidos de seu filho, hoje lhe trazemos alguns jogos. Tenha-os em mente.
Dance com seu filho
A dança fortalece os laços afetivos entre os dois. Graças a ela seu pequeno tem a possibilidade de ouvir novos sons, muito diferentes dos que já está acostumado: a voz humana, o canto, os ruídos, a onomatopeia dos animais quando você os imita…
Mediante a dança seu filho aprende a orientar-se dentro do espaço, aumenta seu equilíbrio e aprende a ter mais noção de seu corpo.
Se vocês ficarem parados juntos na frente de um espelho é capaz dele ver-se ou apreciar também todos os movimentos que realizam.
Faça-lhe massagem
As massagens servem para que o bebê relaxe e durma melhor. Se ele está chorando, o acalmará. Por outro lado, as massagens o ajudam a ser mais receptivo e ter mais interesse em tudo o que ocorre ao seu redor: isto reforçará sua aprendizagem.
As massagens lhe aliviam as cólicas tão comuns durantes esta etapa e lhe estimulam os músculos, as articulações e todo o corpo, com o objetivo de conseguir um desenvolvimento psicomotor mais precoce.
Com respeito a estimulação dos sentidos estes exercícios lhe despertam a visão, o olfato e o tato. A medida que você o massageia ele lhe observa, lhe sente próximo e percebe um acúmulo de sensações agradáveis em sua pele. Tudo isso vai brindar-lhe de um grande bem-estar emocional e reforça os laços afetivos entre vocês.
As massagens também ajudam a desenvolver seu sistema nervoso central e a ter mais consciência de seu corpo.
Ofereça-lhe livros infantis para brincar
Os livros ensinam, inclusive, desde as primeiras as idades. Colocar seu filho deitado sobre a barriga permitindo que ele se entretenha observando os livros, é um exercício eficaz que o beneficia no desenvolvimento de sua psicomotricidade. Quanto ao melhoramento sensorial, os livros infantis lhe servem na hora de estimular seus sentidos de tato e a visão.
Dê a ele livros grandes com figuras coloridas chamativas e permita que ele bata e folheie as páginas ao mesmo tempo que observa com atenção e interage com as figuras que neles aparecem.
Você pode também procurar exemplares que tenham figuras de animais e imitar o som que estes fazem; assim, você estará estimulando também seu sentido da audição e ajudando-o em seu desenvolvimento cognitivo.
Coloque-o para brincar com elementos diferentes
Um só boneco oferece a seu filho uma única oportunidade de recreação. Mais rápido do que você acredita e queira, a criança deixa de lado esse boneco que com tanto amor você lhe comprou e pensa que o entreterá por horas.
Para estimular os sentidos do bebê busque mais elementos diferentes que lhe despertem sua curiosidade e até sua criatividade, enquanto o ajudam a desenvolver-se e alcançar novas habilidades.
Com este objetivo, sugerimos arrumar uma caixinha de papelão (pequena ou média) e dentro dela colocar estes objetos:
- Adesivos coloridos (figuras geométricas, casas, animais, árvores, carros…)
- Pacotes de temperos vazios
- Garrafas plásticas
- Pulseiras coloridas
- Pompons
- Pão macio
Cada um destes elementos despertará em seu bebê sensações diferentes. Com eles, terá a oportunidade de experimentar e aprender.
5 jogos para estimular os sentidos do bebê
Mãe, outros jogos que servirão para estimular os sentidos do bebê são os seguintes:
- Panelas que sirvam como baterias musicais para seu sentido da audição. Se ele já se senta, coloque na frente dele uma pilha de panelas. Dê a ele uma colher de metal e outra de madeira e coloque-o para que se divirta tirando som dos metais.
- Móbile com fotografias familiares para estimular-lhe a visão. Em seu bercinho, onde você pendura o móbile, cole também diferentes de seus familiares mais próximos: mamãe, papai, avó, irmão… inclusive dele mesmo. O móbile deve ficar próximo a ele para que possa apreciar bem as fotos. Se você abrir uma janela e deixar que entre um pouco de vento, o movimento das fotografias o excitarão bastante.
- Meia com plantas aromáticas dentro, para seu sentido do olfato. Recolha algumas plantas aromáticas do jardim, coloque-as dentro de uma de suas meias, faça um nó na ponta e dê ao bebê para que ele a cheire.
- Papel de lixa para estimular-lhe o tato. Recorte pequenos quadrados, triângulos e círculos em um papel de lixa. Permita que a criança aprecie sua rugosidade à medida que os pega e se entretém com as figuras.
- Meias com flocos de cereal dentro para estimular-lhe o paladar. Assim como você fez com as plantas aromáticas, coloque flocos de cereal dentro de uma meia bem fechada e permita que o bebê a morda. Ele não poderá comer diretamente o cereal, mas ao amolecê-lo com sua saliva, o cereal vai liberar seu sabor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fajardo, Z. I. E., Pazmiño, M. I. A., & Dávalos, Á. A. M. (2018). La estimulación temprana como factor fundamental en el desarrollo infantil. Espirales revista multidisciplinaria de investigación, 2(14). http://revistaespirales.com/index.php/es/article/view/229
- Flores, J. (2013). Efectividad del programa de estimulación temprana en el desarrollo psicomotor de niños de 0 a 3 años. Revista Ciencia y Tecnología, 9(4), 101-117. https://revistas.unitru.edu.pe/index.php/pgm/article/view/426
- Miño, E. R. R., Cevallos, S. D. P., González, G. L. L., & Villacis, C. M. V. (2019). Estimulación temprana sinónimo de un mejor desarrollo infantil. RECIAMUC, 3(1), 164-180. https://reciamuc.com/index.php/RECIAMUC/article/view/228