A aprendizagem emocional das crianças
Como pais, devemos proporcionar uma experiência de aprendizagem emocional positiva para nossos filhos, a qual lhes forneça ferramentas para a vida toda. Não somente para melhorar o ambiente à nossa volta, mas também para ajudar nossos filhos a se desenvolverem enquanto seres humanos.
Certamente, é possível ensinar a administrar as respostas emocionais de maneira adequada durante os primeiros anos de vida.
A alegria, a tristeza, a surpresa, a aversão, a fúria e o medo são algumas de nossas emoções mais intensas e que também influenciam o nosso comportamento, minuto a minuto.
É muito comum que, durante a infância, as crianças experimentem estas emoções de uma maneira muito mais explosiva e, de certa forma, primitiva.
Por isso, é necessário lhes ensinar a canalizar suas emoções e desenvolver um comportamento que seja socialmente aceitável. Isto quer dizer que suas emoções devem respeitar as normas implícitas de convivência, entre outros aspectos básicos.
Quando começar com a aprendizagem emocional?
Quanto mais cedo melhor. Porém, devemos levar em consideração a idade da criança e adaptar nossos ensinamentos às suas capacidades. Para isso, temos que estar atentos, sermos dedicados, pacientes e perseverantes.
Em geral, os pais costumam dar início à aprendizagem emocional das crianças a partir do 1º ou o 2º ano de vida. Desta forma, se asseguram de criar as bases para uma educação em valores com tempo suficiente.
Devemos nos lembrar que as crianças são como esponjas e absorvem facilmente tudo à sua volta: ideias, experiências, condutas, etc. Sua capacidade para assimilar informações é enorme, por isso devemos aproveitar esta capacidade na hora de ensinar como devem se comportar.
A aprendizagem emocional, ou de qualquer outro tipo, implica em colocar em prática diversas estratégias flexíveis o suficiente para se ajustarem às circunstâncias e, assim, podermos alcançar nosso objetivo.
Não é necessário ser o vilão da história, simplesmente devemos separar um tempo para fazer com que as crianças entendam como podem administrar suas emoções corretamente.
Tipos de aprendizagem emocional das crianças
À medida que a criança cresce, ela experimenta novas sensações e aprofunda seus sentimentos. Por isso, em relação à aprendizagem emocional, se podem perceber dois tipos principais:
- Aprendizagem associativa. Consiste em fazer associações que ajudem a guardar detalhes específicos por meio da memorização.
- Aprendizagem cognitiva. Neste tipo de aprendizagem, a informação entra no sistema de raciocínio, é processada e, em seguida, consegue provocar certas reações.
O que é a inteligência emocional?
Entende-se por inteligência emocional a capacidade de reconhecer tanto os próprios sentimentos e emoções como os das outras pessoas. É considerada uma ferramenta essencial no desempenho social e envolve várias habilidades:
- Identificar emoções e sentimentos.
- Controlar os impulsos que surgem das respostas emocionais, em função das normas de convivência e do bem-estar coletivo.
- Criar ou manter relações interpessoais.
Áreas importantes da inteligência emocional
- A inteligência interpessoal. É a capacidade de compreender bem as outras pessoas. Por exemplo, o que as motiva a agir de determinada maneira e como se relacionar com elas de forma correta. Está associada diretamente com a empatia e com entender as reações e temperamentos de outras pessoas.
- A inteligência intrapessoal. Ajuda a formar um modelo realista e concreto do ser humano, levando em consideração os próprios sentimentos. Assim, eles podem ser usados como guia em sua conduta.
Como desenvolver a inteligência emocional?
- Instaure valores. É importante instaurar valores fundamentais desde muito pequenos.
- Ensine a distinguir entre o bem e o mal, assim como entre o correto e o incorreto, de uma forma simples, porém eficaz.
- Demonstre afeto. Se os pais mostram amor aos seus filhos, eles aprenderão a mostrá-lo também, tanto aos pais como aos demais.
- Dê o exemplo e mantenha uma disciplina apropriada.
- Mostre os erros. Permita que as crianças errem e que vivam suas próprias experiências. Também é crucial reconhecer suas conquistas.
- É preciso também ensinar a não sentir vergonha de expressar os sentimentos.
- A manifestação de uma única emoção não deve ser imposta como norma, sob nenhuma circunstância; ou seja, para garantir uma boa aprendizagem emocional das crianças, não devemos exigir que estejam sempre felizes ou sempre neutras.
É preciso ensinar para as crianças que todas as emoções são naturais e muito necessárias para o ser humano. Todas desempenham uma função para ajudar a enfrentar as situações da vida.
Por isso, é necessário fazer com que saibam que as emoções não devem ser reprimidas nem evitadas, mas sim conhecidas, aceitas e que se deve aprender a administrá-las corretamente. Assim, as crianças poderão se relacionar bem e ter uma boa participação na sociedade. Isto lhes trará grande satisfação pessoal.
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