
“Meu filho responde mal aos professores na aula”, é uma afirmação frequente de muitos pais. Qual é a maneira correta de agir para corrigir essa situação?
Diariamente vemos nas ruas crianças que choram, esperneiam e fazem escândalos por diferentes motivos. Inclusive é possível que nosso próprio filho tenha condutas associadas à impulsividade. Se isso acontece, a técnica do semáforo pode nos ajudar bastante.
Quando o vulcão de emoções se ativa, é comum ver dois tipos de resposta ao reconhecimento de defeitos na educação da criança: pais que adquirem uma atitude ainda mais irracional ou adultos muito condescendentes que se deixam manipular pelos seus filhos. Evidentemente, nenhuma das duas posturas é a correta.
Mas, o que você pensaria se existisse um mecanismo para que o seu filho administrasse suas próprias birras? É exatamente disso que se trata a técnica do semáforo.
Esse método de autogestão das emoções consiste em mostrar aos nossos filhos como se encontram o seu humor de uma forma gráfica. Cada vez que tiverem um problema, nós explicaremos em que fase estão e o que isso leva. Vejamos o que significa cada cor do semáforo:
Vermelho: A raiva está tomando o controle e, se a criança não muda a atitude, enfrentará um castigo exemplar. Se não parar, a penalização deverá ser imposta e é quando definitivamente mostraremos a cor vermelha.
“O que você acharia se existisse um mecanismo para que o seu filho administrasse suas próprias birras? É disso que se trata a técnica do semáforo.”
Amarelo: É hora de pensar. A criança está agitada, mas ainda não perdeu as estribeiras. Ela se irritou e se acalmou, logo a convidaremos a pensar e dialogar sobre a situação. É uma fase de alerta, onde ainda podemos convidá-la a raciocinar.
Verde: A criança dialoga, fala e recebe explicações sobre o que deseja. Se continuar assim, mostraremos a cor verde e daremos os parabéns pelo seu autocontrole. Nessa fase, podemos oferecer uma solução para o seu problema e inclusive um reforço positivo.
Um bom dia, quando a criança começar a se irritar, mostraremos a técnica do semáforo. Podemos dizer que estamos cansados de castigá-la e que por isso colocaremos em prática esse novo procedimento ou acordo.
Então colocaremos na parede uma cartolina em forma de semáforo. Podemos recortar círculos com as respectivas cores e colocá-los segundo o estado de humor da criança. Outra opção é tê-los colados e indicar com o dedo a cor correspondente ao estado.
Também é bom continuar com esse método quando estivermos fora de casa. Dependendo de como a criança esteja se comportando, indicaremos em que cor do semáforo ela está.
Podemos utilizar esse mecanismo em crianças de até cinco anos de idade. A ideia não é apenas controlar a criança mediante o castigo, mas orientá-la para que consiga administrar seus quadros de raiva. Ele ou ela terão o tempo e as advertências necessárias antes de que tudo saia do controle.
O objetivo é simples: as crianças devem aprender a identificar com o tempo qual é o seu nível de impulsividade. As cores ilustrarão e eles pensarão duas vezes antes de continuar. De alguma forma, isso é muito parecido com contar até dez antes de perder a razão.
Claro que esse método implica trabalhos de ensino repetitivos por parte dos pais. Inclusive nas horas de lazer podemos organizar uma brincadeira na qual a criança identifique os níveis de impulsividade com cores. A técnica é parecida a que usamos quando ensinamos os números ou as cores.
“O objetivo da técnica do semáforo é simples: as crianças devem aprender a identificar com o tempo qual é o seu nível de impulsividade”