Benefícios de escrever um diário pessoal

24 de fevereiro de 2018
Escrever um diário pessoal parece uma coisa totalmente fora de moda. No entanto, seus benefícios para a saúde ainda são bastante atuais. A seguir, listamos as principais vantagens para os escritores da vida diária.

Com todos aparelhos tecnológicos que temos hoje em dia escrever um diário pode parecer uma coisa do passado. A verdade é que, por mais antigo que possa parecer, os resultados desse exercício continuam válidos.

É uma metodologia terapêutica altamente eficaz. Na verdade, existem muitos benefícios de escrever um diário pessoal.

A simples prática de escrever um diário pessoal estimula a autoestima e a criatividade. O ato de se sentar e dedicar um pouco de tempo à escrita pessoal implica uma reflexão diária muito importante para a saúde.

O momento de escrever um diário proporciona um estado de reflexão e de relaxamento. Com esta prática, a pessoa se sente confortável consigo mesma e pode exteriorizar tudo o que aconteceu durante o dia. Apesar de parecer a mesma coisa, um blog na internet não tem os mesmos resultados do que escrever com papel e caneta.

Todo esse exercício forma uma autoterapia. Escrever e exprimir as experiências diárias em uma página em branco é um tratamento psicológico caseiro. Não há a necessidade de compartilhar histórias de vida e os segredos mais íntimos com outra pessoa para esvaziar a mente. Escrever um diário permite que a pessoa desenvolva a autorreflexão e pode ajudar a compreender e melhorar o estilo de vida.

O hábito de escrever eventos cotidianos sem nenhum medo é a ferramenta perfeita para melhorar a autoestima

Um diário em que registramos nossas experiências, percepções e sentimentos é a melhor maneira de mudar os maus hábitos, desabafar e melhorar a saúde.

Quais são os benefícios de escrever um diário pessoal?

1. Contribui para a saúde mental

O exercício de escrever a mão tem uma série de vantagens que beneficiam a saúde mental. O nível cognitivo e emocional aumenta à medida que se começa a colocar os pensamentos no papel todos os dias. Além disso, esse processo ajuda a reordenar a psique e outros processos psicológicos.

benefícios de escrever um diário

Se for consistente, a prática de escrever um diário desperta o subconsciente intelectual. Ou seja, de certa forma, escrever um diário pessoal também ajuda a aumentar inteligência.

Isto é conseguido com a fluidez das ideias que se desenvolvem na mente. Colocar as ideias no papel é benéfico para o desenvolvimento intelectual.

O momento de escrever um diário gera um estado de reflexão e de relaxamento

2. Melhora a saúde física

Foi comprovado por pesquisas que escrever um diário pessoal é positivo também para a saúde física. O hábito de escrever eventos diários sem medo é a técnica perfeita para melhorar a autoestima.

Ao enfrentar e superar os medos da vida cotidiana através da escrita, as pessoas que têm o hábito de escrever um diário naturalmente desenvolvem técnicas que aumentam o nível de autoconfiança.

Aumentando a autoestima, as pessoas que mantêm um diário também acabam expandindo a criatividade. A escrita constante garante fluidez mental e, em longo prazo, ajuda a aumentar a criatividade. As pessoas deixam de ser tão rígidas e conseguem abrir a mente e ordenar melhor suas ideias. Tudo isso proporciona uma vida profissional melhor para os adultos.

3. Funciona como terapia

Com este método simples e prático, não é necessário fazer terapia para conseguir se animar ou desabafar. O simples fato de escrever um diário pessoal narrando as coisas cotidianas drena toda a energia ruim. Além disso, ajuda a enfrentar os medos e os problemas com boas vibrações.

4. É um exercício de relaxamento

Não há nada mais desestressante do que dedicar 20 minutos à escrita pessoal. Quando alguém se acostuma a escrever para si mesmo, consegue relaxar e exprime tudo o que aconteceu ao longo do dia com prazer. Por ser pessoal, a pessoa se liberta do peso que estava na sua mente e escreve com liberdade, sem ninguém para julgar seus pensamentos e emoções.

benefícios de escrever um diário

5. Ajuda a não cometer os mesmos erros do passado

Se for mantido por um tempo, o diário vai guardar um registro de todas as aventuras e pensamentos. Em momentos difíceis é possível voltar e reler algumas páginas do passado para tentar não cometer os mesmos erros.

Em suma, existem várias vantagens de escrever um diário pessoal. Ter um registro de nossas atividades diárias relaxa, diverte e organiza as ideias para conseguir compreender melhor o que acontece conosco. Um último ponto a favor: no futuro você pode contar com um testemunho escrito de experiências passadas.