A aprendizagem vivencial e a sua importância
A aprendizagem vivencial é uma abordagem ou metodologia educacional que tem como objetivo permitir que o aluno aprenda a partir das experiências. Ou seja, os alunos enfrentam diferentes situações através das quais aprendem os conceitos e conteúdos curriculares.
Características da aprendizagem vivencial
A metodologia da aprendizagem vivencial sustenta que uma aprendizagem significativa acontece por meio da ação.
Dessa forma, longe das aulas expositivas e da memorização de conceitos, a aprendizagem vivencial pretende que os alunos participem da própria aprendizagem e, para isso, façam uso de todos os seus sentidos e da sua capacidade de raciocínio em uma experiência educacional ligada a uma situação real.
Juntamente com outras metodologias ativas de aprendizado, a aprendizagem vivencial tem como objetivo envolver o aluno ativamente, para que ele estude e pesquise sobre um fenômeno ou situação específica.
É como a aprendizagem baseada em desafios, projetos ou problemas, os centros de interesse ou o ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb. Ou seja, todas essas são estratégias de ensino-aprendizagem globalizadoras, que consideram as particularidades de quem aprende, integrando e envolvendo conteúdos de diferentes disciplinas.
Como já dissemos, o objetivo principal da aprendizagem vivencial é fazer com que os alunos enfrentem uma situação de aprendizagem baseada em uma experiência. E que, além disso, possam analisar o seu próprio processo criticamente, bem como os novos elementos, comportamentos e conceitos aprendidos.
Qualidades da aprendizagem vivencial
- Permite ao aluno aprender por meio da experiência e de situações relacionadas ao seu ambiente mais próximo. Dessa maneira, ele pode obter um conhecimento global desse ambiente.
- É válida para diferentes níveis e idades educacionais, desde que as situações de ensino sejam adequadamente elaboradas e desenvolvidas.
- Envolve uma aprendizagem significativa, profunda e de longo prazo.
- Dá um papel de liderança ao aluno, incentivando a sua participação, colaboração e entrega.
- Ajuda os alunos a obter autonomia quanto ao seu próprio processo de aprendizagem, assumindo que os erros fazem parte de todos os processos vivenciais.
- Considera o educador uma peça fundamental para o processo de aprendizagem do aluno ao assumir um papel de orientador e mediador. O professor deve estabelecer um relacionamento de igual para igual com os seus alunos a fim de acompanhá-los e de atender às demandas particulares de cada um deles.
- Busca o desenvolvimento integral dos alunos como resultado de uma aprendizagem experimental, na qual diversos conhecimentos e, portanto, matérias, são tratados, além das diferentes dimensões sociais, culturais, psicológicas e de personalidade.
Uma aprendizagem por meio da experiência
Assim, a aprendizagem vivencial deve ter, como ponto de partida, atividades educacionais pensadas a partir das experiências. Ou seja, recorrendo a situações reais, práticas e empíricas para aprender as disciplinas escolares.
Por exemplo, é possível recorrer a técnicas de teatro ou de dinâmica de grupo para aprender literatura ou habilidades sociais. Priorizar o contato direto com a natureza para aprender biologia ou física, ou usar a expressão plástica ou musical para o desenvolvimento da psicomotricidade ou da criatividade.
Por outro lado, aprender a partir ou por meio das experiências não tem um impacto apenas sobre o desenvolvimento da inteligência e dos sentidos, mas também sobre o desenvolvimento das emoções.
Quando as pessoas vivenciam uma experiência, entram em jogo sensações e sentimentos que permitem que elas desenvolvam ou se conectem com aspectos da sua personalidade.
Em resumo…
A importância da aprendizagem vivencial está no fato de que usa a experiência para o aprendizado. Uma experiência a ser vivida sobre a qual, depois, deve-se refletir.
É nesse aspecto que reside o potencial educacional dessa metodologia, pois realmente aprendemos quando podemos refletir sobre os conhecimentos, as competências e as habilidades necessárias para enfrentar uma situação específica.
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