A importância de conversar com o bebê durante a gravidez
Muitas mulheres acham que conversar com o bebê durante a gravidez não é importante, pois o feto pode não ouvir nada. A verdade é que, hoje em dia, ninguém censura o fato de ser benéfico para a criança começar a ouvir as vozes dos seus familiares desde quando ainda está na barriga da mãe.
Quando conversamos com o bebê na barriga, favorecemos o seu desenvolvimento neuronal e emocional. Além disso, aumentamos os laços afetivos com ele de maneira significativa. Essa atividade pode ser muito estimulante, pois muitas vezes o feto pode reagir a uma determinada voz com movimentos.
A audição é o primeiro sentido a se desenvolver. A partir da 24ª semana de gestação, o bebê já consegue escutar. A voz da mãe se move por meio das vibrações que vêm através dos ossos, e o bebê pode senti-las durante o tempo que permanecer no útero.
Por que é importante conversar com o bebê durante a gravidez?
É importante que o bebê ouça a voz da mãe, pois isso vai despertar o seu desejo de ouvir. Ele vai começar a se mover ou brincar com o seu corpo, a girar, a flexionar os joelhos, a dar chutes ou a saltar no ritmo da voz e dos murmúrios de sua mãe.
Esse som pode eliminar o estresse e a ansiedade do feto, principalmente nas fases finais da gravidez.
A partir da 36ª semana de gestação, o bebê ouve e diferencia a voz da mãe de todos os outros sons. Além disso, ele fica mais sensível a ruídos altos, como por exemplo uma porta batendo, bem como à música que soa fora do útero.
A voz do pai não tem uma frequência tão alta porque é um estímulo externo. No entanto, também é muito importante para a criança.
Os bebês dentro do útero geralmente são mais ativos e receptivos à estimulação durante a noite. Dessa forma, falar com eles nessa hora do dia vai permitir que a criança se sinta mais confortável e amada. Ouvir as vozes de seus pais, uma após a outra, vai ser útil para começar a distingui-las.
O que dizer ao bebê durante a gravidez?
Enquanto a mãe conversa com o bebê, é importante que ela acaricie a barriga para lhe dar uma sensação de calor. Muitas mulheres não sabem o que dizer na primeira vez.
Algumas dicas são: começar falando sobre como foi o seu dia, as coisas que já compraram, a cor que escolheram para o quarto ou como se sentem estando grávidas.
Também podem cantar canções ou contar histórias fantásticas, dando ênfase às onomatopeias, se estiverem presentes nessas leituras. É aconselhável compartilhar essa atividade com o pai, para que as duas vozes se misturem e o feto sinta a conexão emocional.
Por outro lado, ouvir música também pode ser uma boa opção. Nesse caso, devemos escolher a melodia mais apropriada para o bebê. Essas atividades são recomendadas a partir do quinto mês de gestação, quando a audição já está bem desenvolvida.
A voz da mãe se move por meio das vibrações que vêm através dos ossos, e o bebê pode senti-las durante o tempo que permanecer no útero.
Vantagens de conversar com o bebê durante a gravidez
A comunicação
Esse ‘diálogo’ fortalece a relação entre os pais e o bebê durante a gravidez. Essa atividade faz com que a criança responda a toda as informações que vêm de fora, sejam elas boas ou ruins.
Sensação de bem-estar
Conversar com o bebê durante a gravidez contribui para que ela transcorra com calma. Além disso, uma vez que a criança vier ao mundo, isso vai ajudar os pais a tranquilizá-la mais facilmente quando ela não conseguir dormir. Apenas ouvindo o som de suas vozes, ela vai se acalmar.
Desperta habilidades
Conversar com o seu bebê antes de ele nascer vai estimular suas habilidades linguísticas, mas também vai estimular o desenvolvimento da audição em idade precoce. Isso ajuda a descartar um distúrbio de linguagem ou dislexia.
Grande incentivo
A voz da mãe estimula o interesse do bebê e favorece o seu desenvolvimento emocional e neuronal. Além disso, também estimula os movimentos dentro da barriga, como, por exemplo, saltos, chutes e mudanças de posição.
Conversar com o bebê durante a gravidez é o começo de uma grande conexão entre mãe e filho. Sentir o bebê se mover dentro da barriga ao ouvir a sua voz, sem dúvida, é uma das melhores experiências que você pode ter na vida.
Alimente o amor através da conversa intrauterina e, assim, comece a garantir o desenvolvimento adequado do seu bebê desde quando ele ainda está na barriga.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Moreno Ricard, V. E., Sampayo Hernández, I. C., & Guerra Castellanos, L. (2018). La estimulación de la comunicación en la etapa gestacional. Humanidades Médicas, 18(2), 356-369. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202018000200356
- Aguilar Cordero, M. J., Vieite Ravelo, M., Padilla López, C. A., Mur Villar, N., Rizo Baeza, M., & Gómez García, C. I. (2012). La estimulación prenatal: Resultados relevantes en el periparto. Nutrición Hospitalaria, 27(6), 2102-2108. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112012000600041
- Hernández, K. (2016). La estimulación prenatal: Evolución y beneficios. http://repositoriounicaes.catolica.edu.sv/handle/123456789/170