A perda de peso em recém-nascidos

6 de setembro de 2018
Assim que os bebês saem da barriga da mãe, são pesados e medidos para ter uma referência de como vão se desenvolve com o passar do tempo.

Após o nascimento, às vezes os recém-nascidos não ganham o peso que esperamos, pelo contrário, há perda de peso. Ao ouvir a notícia de que seu pequeno perdeu peso certamente você sentirá que está fazendo alguma coisa de errado ou pensará que ele pode estar doente.

Mas gostaríamos de dizer que esse fenômeno que acontece com a maioria dos pequeninos é absolutamente normal e você não tem com o que se preocupar

Os recém nascidos perdem peso em sua primeira evacuação.

A perda de peso é parte dessa fase de crescimento e o pediatra deve estar muito atento a isso. Nunca pense que o leite materno não é suficiente ou que seu filho está desnutrido.

Bem… então quando você deve se preocupar diante dessa questão? Se você perceber que não há nenhum ganho de peso ou que seu bebê continua perdendo peso, o médico deve ficar a par desta situação o mais rápido possível para evitar que seu pequeno tenha outras complicações que afetem sua saúde.

Por que os recém-nascidos perdem peso?

Se você alimenta seu bebê exclusivamente com leite materno sempre que ele quer, talvez pense que o seu pequenino não passe por isso. No entanto, nós compilamos uma lista de razões que explicam por que esses anjinhos podem perder peso ao nascer:

  • Expulsão de mecônio. Várias horas após o nascimento, os bebês evacuam pela primeira vez, fenômeno que é conhecido como mecônio. Essa substância é o resultado de todos os elementos que ele ingeriu enquanto estava na barriga e pesa, aproximadamente, 90 gramas.
  • A urina. Assim como acontece com os adultos, os recém nascidos perdem líquido e peso quando fazem xixi.
  • Pequenas porções de alimentos. No início, eles não ingerem tantos alimentos assim como faziam através do cordão umbilical. Seu estômago é pequeno e só vai pedir o que eles precisam. Além disso, seu corpo ainda tem que se adaptar a essa nova forma de alimentação.

Os bebês também queimam calorias apenas pelo simples fato de estarem vivos, quando dormem ou se movimentam. Por isso, é normal que o peso total seja influenciado.

perda de peso

Uma pergunta complexa: quanto peso os recém-nascidos perdem?

Até o momento, não há informações precisas sobre quantos gramas exatamente um bebê perde ao nascer. Alguns podem perder um pouco e outros tendem a perder mais. Assim, embora não haja nenhuma percentagem precisa, é possível falar somente sobre gamas de probabilidades.

Os recém-nascidos perdem entre 5% e 7% do peso.

Geralmente, os especialistas dizem que é normal o bebê perder entre 5% e 7% do peso inicial, com o limite máximo de 10%. No caso de ultrapassar esse limite, é necessário encontrar uma solução urgente pois a saúde da criança fica em risco e as consequências podem ser letais.

O que fazer se o bebê ganha pouco peso?

Esse tipo de situação não acontece com todas as crianças. Mas se o seu bebê passar por isso, é recomendável que você procure ajuda profissional para detectar as possíveis causas.

Um especialista em amamentação pode se tornar seu melhor aliado se você tiver dificuldades para amamentar. Ao mesmo tempo, também é um profissional que pode corrigir uma possível má sucção ou aconselhar se você apresentar problemas com a produção de leite.

Procure ajuda profissional para reconhecer a possível causa da perda de peso do seu bebê

E se for o caso de que o bebê não esteja se alimentando bem, é essencial distinguir a causa e descartar qualquer infecção, tais como de urina, que geralmente consomem a maior parte das calorias e evitam o ganho de peso.

Possíveis soluções para a perda de peso

perda de peso

Se a raiz do problema for a maneira como você está dando o leite materno ou qualquer outro assunto relacionado à amamentação, veja essas dicas a seguir:

  • Ofereça o peito mesmo que o bebê não chore.
  • Durma ao seu lado para motivá-lo a mamar durante a noite
  • Se você ver que seu bebê adormece enquanto amamenta, toque seus pés ou rosto para que continue mamando.
  • Verifique quantas vezes urina. O mínimo deve ser seis vezes.
  • Extraia leite dos seus seios e dê ao bebê usando uma seringa (sem agulha!)

Sabemos que não é fácil ouvir que nosso filho não ganha peso suficiente. Mas confie na voz de seu pediatra e siga seus conselhos. Siga o seu instinto e tenha certeza de que tudo vai ficar bem.