Metódo “Mãe Canguru”: é uma boa?

· 15 de maio de 2017

Você pode fazer de seu colo um marsúpio – a bolsa onde os cangurus levam suas crias – e converter-se em uma das “mães canguru” que adotaram este método para procurar uma evolução rápida de seu bebê prematuro.  Seus braços e calor humano podem dar algo mais que conforto para superar esta etapa e ser o início da mais bonita das conexões que pode existir: a de mãe e filho. O calor que você oferece a seu bebê cada vez que o tem em seus braços pode gerar mais do que conforto. Assim, se converter em uma das mães canguru é a nobre maneira de colaborar para um completo desenvolvimento de seu pequeno ou pequena que nasceu antes do tempo, e precisa de seus especiais cuidados para superar esta delicada etapa rapidamente.

  É possível diminuir a taxa de mortalidade em bebês prematuros ou de baixo peso, através da aplicação do denominado método mãe “canguru”, que a progenitora carrega no seu torso seu filho.

-Organização Mundial da Saúde (OMS)-

Se sua gravidez não completou os nove meses e seu bebê é prematuro, esta técnica de crescimento e desenvolvimento extrauterino é perfeita para o bebê; desta maneira você poderá evitar usar uma incubadora e tê-lo perto de você.

Mães canguru: a melhor incubadora para seu recém-nascido

O método “mãe canguru” tem dois objetivos claros: procurar o desenvolvimento de seu recém-nascido através de técnicas naturais e lhe colocar na primeira fila como sua principal cuidadora. Quem melhor que você para velar pelo bem-estar de sua criança?

Mães canguru: a melhor incubadora para seu recém-nascido

Você pode solicitar à equipe de neonatologistas e pediatras por permissão para participar ativamente em sua recuperação, utilizando esse maravilhoso método quando a criança não apresente uma condição patológica que comprometa sua estabilidade.

Mães canguru o carinho que traz benefícios para seu bebê

Seu filho não tem só necessidades físicas, como contar com uma temperatura ideal para seu desenvolvimento. Sua necessidade por afeto é muito maior em meio à vulnerabilidade que implicam as primeiras semanas de vida do bebê. A seguir, mencionamos os benefícios mais relevantes do método “mães canguru”:

  • Promove a recuperação de seu bebê a curto prazo, assim como gera um maior apego entre mãe e criança que resulta em bem-estar para todos os integrantes da família: seu filho, seu companheiro e você.
  • A lactação exclusiva tem um papel fundamental nos cuidados do bebê prematuro e de baixo peso. Assim que a bolsa de canguru for montada ela facilita a alimentação a todo instante de seu queridinho, por estar disponível 100% para ele.
  • O laço emocional e físico entre você e seu pequeno se fortalecerá, já que estar perto do bebê lhe proporcionará as ferramentas para atender suas necessidades.
  • O contato muito próximo logo cedo na vida do bebê e prolongado entre mãe e filho desenvolverá com maior rapidez  o sentido de necessidade, que nada mais é do que compreender os desejos do bebê; mas para que esse sentido se desenvolva é necessário que você nutra ele física e mentalmente.
  • A prática “mãe canguru” promove a rápida evolução do vínculo afetivo com seu bebê.

A psicoanalista clínica Mariela Michelena em seu livro “Um ano para toda a vida”, destaca que a mãe requer estar próxima do bebê permanentemente para entender sua linguagem. Só acompanhando a criança em suas alegrias, horas de sono, de brincadeiras e de comida você poderá identificar as causas de seu choro e terá a oportunidade para acalmá-lo.

Se você é mãe de primeira viagem terá que enfrentar o dilema que representa criar o bebê literalmente nos seus braços e ainda procurar criar uma distância para não ter uma dependência extrema. As dezenas de opiniões que serão jogadas sobre você diariamente de seus pais, avós, amigos e outros familiares podem lhe confundir e deixar insegura, já que você não quer decepcionar ninguém.

Mães canguru o carinho que traz benefícios para seu bebê

Assim, é possível que você sinta temor com esse método justamente pela questão da dependência absoluta e como isso prejudicará seu retorno às atividades cotidianas.

No que diz respeito à independência, a relação terá o momento no qual o bebê vai exigir cada vez menos de você para se desenvolver; e esse dia, de acordo com declarações habituais das mães, chegará com mais rapidez do que você deseja.

Assim que a melhor opção é você ter seu bebê prematuro próximo de seu peito o tempo que seja necessário, oferecendo seu maravilhoso ninho maternal. E se você quer ainda resultados melhores, carinhos constantes, e expressar seu amor com palavras deixa tudo ainda melhor.