Alimentação para gestantes durante o verão

Se você está grávida, confira aqui algumas dicas nutricionais para evitar intoxicações e outros problemas de saúde durante o verão. Você não pode perder!
Alimentação para gestantes durante o verão

Última atualização: 30 Agosto, 2021

A alimentação de gestantes durante o verão requer atenção especial. Como as temperaturas ficam mais altas, é necessário tomar medidas extremas de higiene alimentar. Dessa forma, alguns problemas de saúde serão evitados.

Todo verão há um aumento nas intoxicações alimentares. Normalmente, isso cria um pequeno contratempo, mas no contexto da gravidez pode colocar em risco a saúde da mãe e do feto.

Confira a seguir algumas dicas para evitar intoxicações alimentares durante a gravidez.

Cuidado com os churrascos!

Quando o calor começa, é comum preparar churrascos ao ar livre. No entanto, alguns dos produtos incluídos não são adequados para mulheres grávidas. Por exemplo, os peixes grandes, pois em seu interior concentram alguns metais pesados que podem causar danos ao feto.

De acordo com um estudo publicado na revista Basic & Clinical Pharmacology & Toxiclogy, a ingestão frequente de mercúrio durante a gravidez pode causar danos ao sistema nervoso do bebê. Por isso, é importante limitar o consumo de peixes grandes, como o atum-rabilho, e priorizar os pequenos, como a sardinha.

Da mesma forma, cuidados especiais devem ser tomados com peixes que possam conter o parasita anisakis em seu interior. Um exemplo deles é a merluza. No caso de contrair uma infecção causada por esse organismo, a mulher pode sofrer choque anafilático e colocar em risco sua vida e a do seu filho.

O atum na alimentação da grávida durante o verão

 

Hidratação na praia

Nessa época do ano, é comum ir à praia para descansar e se bronzear. As mulheres grávidas também podem desfrutar desses momentos, mas tomando alguns cuidados especiais. Por exemplo, manter um estado adequado de hidratação por meio da ingestão frequente de água potável de uma fonte segura.

É importante destacar que a sede é um sinal tardio de desidratação, por isso é conveniente começar a beber líquidos mesmo sem vontade no momento.

Quando se trata de se refrescar com outros alimentos, como sorvetes, é conveniente evitar aqueles de preparo caseiro ou que contenham ovos em seus ingredientes. Esses tipos de produtos podem estar contaminados com salmonela ou listeria.

Por isso, a melhor opção é consumir sorvetes de marcas comerciais. Embora não sejam muito bons nutricionalmente, são seguros do ponto de vista da higiene.

As comidas de piquenique para gestantes

No caso de participar de um piquenique, é necessário escolher alimentos com baixo risco microbiológico. Além de se atentar à elaboração dos prato, é importante garantir que as preparações permaneçam frescas até o momento do consumo. Dessa forma, evita-se o crescimento de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Os produtos mais polêmicos nesse sentido são os ovos e a carne de aves, pois podem conter bactérias patogênicas como a salmonela. Por esse motivo, no caso de levar algum prato com carne de ave, é necessário garantir que esteja devidamente cozida.

Em relação aos ovos, é fundamental consumi-los bem cozidos durante toda a gestação. Portanto, se você está pensando em acompanhar as refeições com maionese, é melhor recorrer às variedades industriais, visto que são elaboradas com ovo pasteurizado, o que garante a ausência de microrganismos patogênicos no preparo.

As gestantes devem cuidar da alimentação durante o verão

Como você viu, é importante ter em mente alguns cuidados especiais com a alimentação durante o verão.

A principal orientação dietética continuará sendo manter uma alimentação balanceada e variada, mas nesse momento também é necessário garantir a qualidade higiênica das preparações.

Você deve saber que uma intoxicação alimentar ou infecção durante a gravidez pode colocar em risco a sua saúde e a do seu bebê. Por isso, é imprescindível garantir a prevenção.

Pode interessar a você...
7 dicas para lidar com a gravidez durante o verão com sucesso
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
7 dicas para lidar com a gravidez durante o verão com sucesso

A mulher grávida deve tomar precauções extras para lidar com a gravidez durante o verão, uma vez que as altas temperaturas representam um risco.



  • Jajere SM. A review of Salmonella enterica with particular focus on the pathogenicity and virulence factors, host specificity and antimicrobial resistance including multidrug resistance. Vet World. 2019;12(4):504-521. doi: 10.14202/vetworld.2019.504-521. Epub 2019 Apr 6. PMID: 31190705; PMCID: PMC6515828.
  • Bjørklund G, Chirumbolo S, Dadar M, et al. Mercury exposure and its effects on fertility and pregnancy outcome. Basic Clin Pharmacol Toxicol. 2019 Oct;125(4):317-327. doi: 10.1111/bcpt.13264. Epub 2019 Aug 8. PMID: 31136080.