3 benefícios da água na gravidez

A água é um dos principais componentes do corpo humano. Ela é responsável por servir como meio de transporte de substâncias, garantindo a excreção de resíduos e muitas outras coisas.
3 benefícios da água na gravidez

Última atualização: 13 Abril, 2021

A hidratação é essencial em qualquer época e fase da vida. Um estado de desidratação pode afetar negativamente a saúde, o que pode causar problemas no funcionamento da fisiologia do corpo. Porém, em particular, essa condição é especialmente perigosa durante a gravidez, quando a água tem vários benefícios.

Deve-se notar que, à medida que envelhecemos, a porcentagem de água no corpo diminui. É maior durante a infância, sendo consideravelmente reduzida até a velhice. Como podemos acumular menos água no corpo, a ingestão de líquidos torna-se mais importante.

Benefícios da água na gravidez

A seguir, vamos falar sobre os benefícios da água na gravidez, bem como a posição da ciência sobre esse assunto.

Mulher grávida bebendo um copo d'água.

Hidrata o organismo

Tanto a mãe quanto o bebê precisam de um suprimento contínuo de líquidos, pois é nesse ambiente que ocorrem muitas das reações do metabolismo. Sem água, a vida não seria possível. Além disso, ela atua como meio de transporte de substâncias pelo corpo. Na verdade, uma grande parte do sangue é água.

Deve-se levar em consideração que um estado de desidratação pode ser fatal para o feto, principalmente para o desenvolvimento do cérebro. É o que afirma um estudo publicado em The Japanese Journal of Clinical Hematology, uma vez que a falta de água na mãe pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de tromboembolismo. Em muitos casos, esse problema é fatal.

Evita a retenção de líquidos

A sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos é comum em mulheres grávidas. As mulheres sentem um desconforto permanente quando apresentam essa condição. Nesse sentido, tanto o consumo regular de água quanto a inclusão na dieta de alimentos com propriedades diuréticas são medidas que podem ajudar muito.

Recomenda-se promover a ingestão de abacaxi. Além de aumentar a diurese, essa fruta tem a propriedade de melhorar a digestão com base em seu conteúdo enzimático.

Melhora a sensação de bem-estar

De acordo com uma pesquisa publicada na revista International Journal of Environmental Research and Public Health, consumir 2 litros de água por dia durante a gravidez melhora a qualidade de vida da mulher, bem como as sensações em relação ao corpo. O risco de prisão de ventre se reduz, a qualidade da digestão melhora e a vitalidade aumenta.

É fundamental garantir a ingestão de água mineral para evitar, assim, o consumo da variedade com gás, que pode causar desconforto intestinal.

Além disso, a água é importante para maximizar a eliminação de resíduos. Nesse sentido, um bom suprimento de água melhorará a filtragem dos rins, fazendo com que desempenhem sua função de uma forma mais eficaz.

A importância de beber água e não outros líquidos durante a gravidez

Certamente você já ouviu falar que a melhor maneira de melhorar seu estado de hidratação é aumentando o consumo de água e evitando bebidas alcoólicas ou açucaradas. Durante a gravidez essa recomendação se torna ainda mais importante, já que tanto o álcool quanto o açúcar adicionado são capazes de impactar negativamente o estado de saúde.

Mulher bebendo água durante a gravidez.

O álcool é capaz de induzir danos irreparáveis no feto, enquanto os carboidratos simples têm o poder de aumentar o risco de desenvolver diabetes gestacional em mulheres. Principalmente se a patologia já tiver se manifestado, será necessário ter muito cuidado quanto ao consumo de carboidratos.

A água, uma bebida benéfica durante a gravidez

Como você viu, beber água durante a gravidez traz vários benefícios. É aconselhável beber pelo menos 2 litros do líquido por dia, mas uma quantidade maior pode ser considerada em situações de altas temperaturas. Lembre-se de que certos alimentos, como as frutas, já contêm uma quantidade significativa de água.

Por outro lado, não se esqueça de restringir ao máximo a ingestão de álcool e refrigerantes durante esse período. Até os sucos podem ter um impacto negativo na saúde. Na hora de consumir vegetais, sempre será melhor optar pela sua forma mais natural, preservando, assim, a fibra do alimento, o que é benéfico para o corpo humano.

Se você é uma pessoa que não costuma ter sede, acostume-se a beber um copo d’água antes das refeições para garantir um bom estado de hidratação.

Pode interessar a você...
10 dicas para parar de fumar durante a gravidez
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
10 dicas para parar de fumar durante a gravidez

Muitas futuras mamães têm a força de vontade necessária para parar de fumar durante a gravidez. Entretanto, em outros casos, isso é um pouco mais d...



  • Adachi T. [Pregnancy and labor management: women with venous thromboembolism or associated significant risk factors]. Rinsho Ketsueki. 2019;60(9):1292-1298. Japanese. doi: 10.11406/rinketsu.60.1292. PMID: 31597855.
  • Rodríguez-Blanque R, Aguilar-Cordero MJ, Marín-Jiménez AE, Menor-Rodríguez MJ, Montiel-Troya M, Sánchez-García JC. Water Exercise and Quality of Life in Pregnancy: A Randomised Clinical Trial. Int J Environ Res Public Health. 2020 Feb 17;17(4):1288. doi: 10.3390/ijerph17041288. PMID: 32079342; PMCID: PMC7068410.