5 alimentos que ajudam a dormir durante a gravidez

Você está grávida e percebeu que seu descanso foi afetado? Nesse caso, confira aqui informações sobre quais são os alimentos cuja presença você deveria intensificar na sua dieta alimentar.
5 alimentos que ajudam a dormir durante a gravidez

Última atualização: 07 Julho, 2021

É essencial ter uma boa noite de sono durante a gravidez. O descanso garante o correto desenvolvimento do feto, assim como o equilíbrio fisiológico e hormonal do corpo materno. Se você não dormir o suficiente todos os dias, poderá apresentar sérios problemas de saúde.

No entanto, nem todas as mulheres conseguem pegar no sono facilmente durante a gravidez. São muitos os fatores que podem influenciar e um deles é o estresse. Para evitar chegar nessa situação, você pode tentar implementar algumas estratégias alimentares que têm apresentado bons resultados.

Alimentos que ajudam a dormir durante a gravidez

O consumo dos seguintes alimentos durante a gravidez ajudará a melhorar o seu sono e o descanso noturno, evitando o aparecimento de problemas de saúde na mãe ou no feto.

Oleaginosas e grãos integrais

 

As oleaginosas são um dos alimentos que ajudam a dormir durante a gravidez.

Tanto as oleaginosas quanto os grãos integrais se caracterizam por seu teor de triptofano. Esse aminoácido é essencial para a produção da serotonina, um neurotransmissor que modula os estados de repouso e relaxamento, segundo pesquisas publicadas na revista Nutrients.

O consumo desses produtos nas horas prévias ao sono melhora sua qualidade. No entanto, devem ser tomadas certas precauções. No caso dos cereais, nem todas as mulheres precisam consumi-los. Por exemplo, mulheres que desenvolveram diabetes gestacional devem moderar muito seu consumo.

Da mesma forma, é importante levar em consideração que as oleaginosas são produtos com alta densidade energética. Embora contenham nutrientes de alta qualidade, é ideal regular sua ingestão para evitar ganho excessivo de peso durante a gravidez. Um punhado por dia costuma ser suficiente.

Peixes

Os peixes possuem em seu interior um mineral que melhora o descanso: o magnésio, capaz de favorecer o estado de relaxamento, promovendo um sono repousante e de maior qualidade. De fato, suplementos desse mineral são usados para tratar alguns problemas de insônia, de acordo com um estudo também publicado na Nutrients.

No entanto, o magnésio não é encontrado apenas nos peixes, mas também nas oleaginosas e em alguns grãos integrais. Por isso, os referidos produtos têm grande poder no sentido de melhorar a capacidade de repouso graças à contribuição do mineral e do aminoácido ao mesmo tempo.

Arroz e tubérculos

Além de todos os alimentos já comentados, é possível melhorar a qualidade do sono durante a gravidez com a introdução de carboidratos complexos na dieta. Esses nutrientes são capazes de potencializar a absorção do triptofano, otimizando sua função.

No entanto, é importante garantir que esses açúcares estejam sempre com baixo índice glicêmico. Caso contrário, o risco de a mulher desenvolver diabetes gestacional pode aumentar, bem como piorar o controle da doença se ela já tiver se manifestado. Nesse caso, a redução dos carboidratos na dieta é eficaz para evitar complicações.

Outros hábitos para melhorar o descanso

É importante introduzir na dieta alimentos que ajudem a dormir durante a gravidez, mas também é positivo promover bons hábitos de vida relacionados à higiene do sono. Entre eles, podemos citar deitar cedo na cama, evitar as luzes azuis nos momentos antes de dormir, diminuir as situações de estresse, etc.

Da mesma forma, a prática de atividade física leve pode ser muito indicada nesses contextos. O exercício sempre ajuda a melhorar o descanso noturno, mesmo quando for de baixa intensidade. Naturalmente, o movimento deve ser adaptado às circunstâncias e possibilidades da mulher grávida.

Inclua na dieta alimentos que ajudam a dormir durante a gravidez

 

Mulher usando apps para ficar em forma durante a gravidez.

Com os alimentos que apresentamos, você certamente terá um melhor descanso durante a gravidez. Dessa forma, garantirá o correto desenvolvimento do feto e evitará problemas de saúde que possam aumentar a incidência de certas patologias complexas.

Lembre-se de que o descanso é um dos hábitos saudáveis mais importantes que se tem conhecimento. Assim, é necessário complementá-lo com alimentação adequada e exercícios físicos regulares para manter as doenças afastadas por muitos anos.

Enfim, se mesmo com essas dicas sua qualidade do sono não melhorar, considere procurar um especialista. Pode ser necessário avaliar se há algum problema subjacente, bem como a necessidade de um tratamento.

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