Alternativas ao sanduíche no recreio da escola

· 10 de março de 2018
O que seus filhos comem no recreio da escola? Bolachas? Um sanduíche? Existem outras alternativas mais sugestivas e saborosas.

A qualidade da alimentação das crianças pode ser afetada por muitos fatores. Um deles é o agitado ritmo de vida dos adultos responsáveis por elas. Contra a boa alimentação estão a falta de tempo e a abundância de más opções alimentares no mercado.

A saúde e a evolução correta do crescimento das crianças dependem da alimentação. Por isso não podemos nos descuidar.

Um sanduíche geralmente é a opção mais fácil, mas nem sempre é a melhor. A maior parte das suas calorias vêm do carboidrato do pão e das proteínas do recheio.

Geralmente, não encontramos vegetais, cereais nem frutas nas lancheiras.  Você quer conhecer algumas alternativas ao sanduíche?

Dentro da lancheira: alternativas ao sanduíche

O lanche, da manhã ou da tarde, na escola deve ter tanta qualidade quanto qualquer outra refeição do dia. Ou seja, precisa ser saudável, suficiente, balanceado, nutritivo, fresco e gostoso.

A última qualidade é obrigatória se você quiser evitar que a comida da lancheira vá parar no lixo da escola.

A seguir, apresentamos cinco alternativas ao sanduíche no recreio da escola, uma para cada dia da semana.

Dia 1: segunda-feira

Estilo picadinho

Ingredientes:

  • Queijo não gorduroso em pedaços pequenos
  • Presunto ou peito de peru em cubos
  • Tomates-cereja
  • Requeijão light ou creme de ricota
  • Cubinhos de torrada
  • Azeitonas
  • Salada de frutas

Preparo:

Em um pote coloque os pedaços de queijo, presunto ou peito de peru, tomates-cereja e azeitonas. Em outro pote menor, coloque o requeijão light ou o creme de ricota e os cubinhos de torrada. Incluir palitinhos para comer como petisco.

Sobremesa: salada de frutas.

alternativas ao sanduíche

Dia 2: terça-feira

Lanchinhos variados

Ingredientes:

  • Pão quadrado cortado em quatro partes
  • Coberturas salgadas e doces: indicadas no preparo, a seguir
  • Palitos

Preparo:

Preparar os lanchinhos com os pedaços de pão e diferentes ingredientes, evitando os muito gordurosos e os processados. Coloque a cobertura em cima dos pedaços de pão e espete com os palitos.

Opções de coberturas dependendo das preferências da criança:

  • Presunto e queijo em fatias e azeitona
  • Creme de ricota, salmão e picles.
  • Patê de frango.
  • Tomate-cereja, muçarela e azeitona.

Sobremesa: também pode ser um lanchinho, mas preparado com frutas na base, em vez de pão, e cobertura de chocolate.

Utilizar frutas que permitam esse tipo de montagem, por exemplo, rodelas de abacaxi, maçã ou morango. O limite é a sua imaginação e a disponibilidade de ingredientes.

Dia 3: quarta-feira

Burritos mexicanos ou shawarma árabe

Ingredientes:

  • Tortilhas de milho ou pão pita pequeno
  • Frango cozido desfiado ou qualquer outra carne
  • Tomate em pedaços
  • Coentro
  • Abacate
  • 1 banana

Preparo:

Colocar nas tortilhas de milho a carne desfiada, o tomate, o coentro e um pouco de abacate. Enrolar em forma de burritos.

Para a versão árabe, utilize o pão pita e os recheios que você quiser.

Sobremesa: 1 banana ou qualquer outra fruta.

Dia 4: quinta-feira

Espetinhos

Ingredientes:

  • Pedaços de diferentes tipos de carne cozida ou proteína
  • Vegetais de sua preferência
  • Alguns pedaços de frutas
  • Trufas pequenas de chocolate
  • Palitos para espetos

Preparo:

Para os espetinhos salgados, colocar os pedaços de carne de sua preferência ou outra proteína, como queijo e ovos, alternando com vegetais, como cebola, pimentão, berinjela e outros.

Para os espetinhos doces, alternar os pedaços de frutas com as trufas de chocolate.

alternativas ao sanduíche

Dia 5: sexta-feira

Mini pizzas, mini cachorros-quentes ou hambúrgueres caseiros

Ingredientes:

  • Pão pita pequeno
  • Tomate
  • Queijo muçarela
  • Salsichas cortadas na metade
  • Mini pão para cachorro-quente
  • Pão de hambúrguer pequeno
  • Carne de vaca ou de frango para os hambúrgueres
  • Condimentos para cachorro-quente e hambúrgueres
  • Bolo caseiro

Preparo:

  • Prepare qualquer uma das três opções em tamanhos menores do que o normal.
  • Para a mini pizza, coloque no pão pita o tomate, o queijo muçarela e orégano. Coloque para assar até o queijo derreter.
  • Para os cachorros-quentes e os hambúrgueres. Coloque no pão os condimentos de sua preferência, maionese, ketchup ou mostarda.

A sugestão doce para esse dia é o bolo caseiro sem cobertura ou recheio. Pode ser bolo de fubá, milho, chocolate ou qualquer outro sabor. Prefira os bolos caseiros aos industriais, pois estes últimos costumam conter ingredientes prejudiciais à saúde.

Outras opções doces para qualquer dia da semana são: iogurte, gelatina, cereais, pipoca, goma, frutas desidratadas e frutos secos.

Algumas dessas alternativas ao sanduíche para o recreio da escola vão exigir um preparo com antecedência. Mas valem a pena em prol da saúde e da boa alimentação das crianças.