Alimentos para prevenir a anemia

· 25 de fevereiro de 2018
A falta de alguns minerais pode fazer com que as crianças sofram de anemia. Devemos saber quais alimentos podem prevenir esta doença e introduzi-los na dieta dos pequenos.

Existem vários alimentos para prevenir a anemia que podemos incluir em qualquer refeição. Esta doença geralmente aparece devido à falta de hemoglobina, que é uma molécula responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

A falta de nutrientes na alimentação ou a falta de sangue pode fazer com que as crianças fiquem doentes. Por isso, é fundamental que você saiba o que fazer nesses casos.

Sintomas da anemia

São vários os sintomas que podem aparecer quando se sofre de anemia. Portanto, se você perceber que seu filho apresenta alguns dos sintomas que apresentamos abaixo, é melhor você consultar o pediatra.

  • Começa a agir com irritação.
  • Apresenta dificuldades para respirar.
  • Come menos comida do que antes.
  • Se sente fraco ou cansado o tempo todo.
  • Sente a língua dolorida.
  • Apresenta dores de cabeça ou tonturas.
  • Se for mais grave, pode apresentar: unhas quebradiças, coloração azulada ou pálida.

“A anemia também pode ser causada pela falta de vitamina B12 ou ácido fólico”

Alimentos para prevenir a anemia

Existem vários alimentos para prevenir a anemia. Aqui, te explicaremos em detalhes quais são os que você deve incorporar nos seus cardápios.

Frutas

As frutas são um dos alimentos mais benéficos para a saúde das crianças. As maçãs e os tomates são ricos em ferro, por isso são ideais para prevenir a anemia.

Outras frutas que você também pode integrar em sua alimentação são ameixas, bananas, limões, uvas, laranjas, figos, cenouras e passas. Melhor ainda se forem consumidas em grandes quantidades.

Mel

O mel é uma poderosa fonte de ferro, cobre e manganês. Esta combinação ajuda na síntese da hemoglobina, o que torna esse alimento uma arma poderosa contra a anemia. Você pode integrá-lo no lanche do seu filho ou oferecer no café da manhã.

Carnes

A carne de cordeiro, a carne de vaca e outras carnes vermelhas são ricas em ferro. O fígado de vaca tem mais de 600% das necessidades diárias deste mineral. Também são fontes de vitamina B12.

Frutos do mar

O peixe é uma ótima ajuda para prevenir a anemia porque contém grande quantidade de ferro. Alguns dos peixes gordurosos mais populares, como o salmão, o atum e os frutos do mar, como mexilhões e ostras, são fontes ricas desse mineral.

Ovos

Estes são uma rica fonte de proteína e contêm grande quantidade de antioxidantes, o que ajuda o corpo a estocar vitaminas. Um ovo grande contém uma quantidade de 1 mg de ferro, de modo que sua ingestão diária ajuda a prevenir o aparecimento da anemia.

Vegetais

Vegetais como o espinafre, alface, brócolis, aipo, beterraba e couve são vegetais com alto teor de ferro e que ajudam a aumentar a energia.

Além disso, eles contêm vitamina B12, ácido fólico e outros nutrientes que ajudam o corpo a se recuperar mais rapidamente da anemia.

Leguminosas e frutos secos

A lentilha, o grão de bico, o feijão e a soja não podem faltar na dieta da criança, especialmente se houver suspeita de que ela possa estar com anemia.

Outros alimentos que não podem faltar são os cereais integrais, tâmaras secas, amendoim, nozes e amêndoas porque são fundamentais para combater ou prevenir esta doença.

Aveia

Cerca de 100 g de aveia fornecem 4,7 mg de ferro, superando a carne, que fornece aproximadamente 3 mg. Um copo possui 60% das necessidades diárias deste mineral.

Beterraba

Entre os alimentos para prevenir a anemia, temos a beterraba. Esta tem um alto teor de ferro, vitamina C, vitamina B, cálcio e folatos, o que faz com que tenha uma grande ação antianêmica. Também estimula a produção de células sanguíneas na medula óssea.

Uma boa alimentação e a inclusão desses alimentos na dieta do seu filho vão evitar o aparecimento desta doença e de outras derivadas.

Caso a criança sofra de anemia e esta se complique, é importante consultar o pediatra para que ele avalie e indique os passos a seguir.