Among Us: por que faz tanto sucesso entre crianças e adolescentes?
No mundo digitalizado de hoje em dia, as crianças não precisam mais ir até a casa dos amigos para jogar Detetive, Cidade Dorme ou Polícia e Ladrão, já que atualmente existe uma versão virtual desses mesmos jogos. Estamos nos referindo ao Among Us! Você certamente já ouviu falar dele recentemente!
Among Us é um jogo multiplayer para celular, tablet e computador que já fisgou milhões de crianças e adolescentes no mundo todo. A que se deve esse grande sucesso? O que torna esse jogo tão atraente para as crianças? A seguir, vamos responder a essas e muitas outras perguntas relacionadas ao jogo on-line do momento.
Among Us: em que consiste esse jogo?
Para jogar Among Us é necessário que no mínimo quatro e no máximo dez pessoas se conectem ao jogo. Assim que todos estiverem on-line, podemos começar!
O jogo se passa no espaço sideral, onde a maioria dos participantes é parte da tripulação de uma nave e entre um e três jogadores atuam como impostores. Essas funções são atribuídas de forma aleatória no início do jogo e, dependendo disso, as funções a serem desempenhadas durante o jogo serão muito diferentes:
- Os membros da tripulação devem completar as tarefas atribuídas o mais rápido possível e descobrir quem são os impostores.
- Os impostores devem sabotar a missão da tripulação, matando-os um a um enquanto tentam não levantar suspeitas. Quando os membros da tripulação são mortos, eles automaticamente se transformam em fantasmas e podem continuar com as suas tarefas, mas sem ter a opção de interagir com os outros jogadores.
O jogo termina quando um dos dois grupos vence, ou seja, quando:
- Os tripulantes conseguem terminar todas as suas tarefas ou descobrem a identidade dos impostores.
- Os impostores conseguem matar toda a tripulação da nave.
Por que faz tanto sucesso entre crianças e adolescentes?
Esse jogo simples faz tanto sucesso entre crianças e adolescentes por vários motivos, incluindo os seguintes:
- A visibilidade dada por alguns gamers famosos, youtubers e influencers, que se dedicam a jogar Among Us de forma pública em seus canais.
- A simplicidade das regras. A mecânica do jogo é muito fácil de aprender e, por isso, não é necessário ter muita experiência em jogos do mesmo estilo para atuar com facilidade dentro do mundo virtual de Among Us.
- Não é preciso ter um grande equipamento tecnológico para jogar, basta um aparelho eletrônico (celular, tablet ou computador) e uma conexão à internet, algo que atualmente está presente em quase todas as casas.
- Incentiva a socialização e o trabalho em equipe, pois é um videogame multiplayer no qual os participantes devem se comunicar entre si para desmascarar os impostores, além de colaborar uns com os outros para realizar todas as tarefas atribuídas.
- É baseado na estratégia e na dissimulação, o que torna o jogo muito interessante e divertido.
Benefícios e riscos de Among Us
Conforme explicamos anteriormente, Among Us é um jogo que pode ajudar crianças e adolescentes a:
- Melhorar as suas habilidades sociais e de comunicação.
- Aprender a trabalhar em grupo.
- Desenvolver o pensamento estratégico.
No entanto, também devemos falar sobre os riscos aos quais as crianças podem estar expostas ao jogar esse jogo on-line. Um dos principais perigos está relacionado às salas de bate-papo públicas, onde as crianças podem conversar com um grande número de desconhecidos. Para evitar que as crianças se comuniquem com pessoas mal-intencionadas, é aconselhável:
- Ativar a opção de chat com censura, de forma que não seja permitida a exibição de palavras impróprias ou ofensivas.
- Permitir que joguem apenas jogos privados com amigos, familiares ou pessoas próximas.
Por outro lado, é preciso considerar que a idade recomendada para poder jogar Among Us é a partir dos 10 anos e, por isso, em princípio, crianças abaixo dessa faixa etária não devem ter acesso ao jogo.
Por fim, é preciso lembrar que tudo em excesso faz mal. Como mães, pais ou os principais responsáveis por crianças e adolescentes, é preciso se certificar de que eles não passem horas intermináveis jogando Among Us. É importante controlar o tempo de jogo, pois, caso contrário, um simples hobby como este pode se tornar um verdadeiro vício.
Em suma, jogar Among Us pode ser uma boa ideia para crianças e adolescentes se entreterem e se divertirem em casa, mas sempre com responsabilidade e controle.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barbabella, M. y Cernaz, S. G. (2015). La infancia y los videojuegos: un aporte desde la perspectiva de los niños. Diálogos Pedagógicos, 86-105.