Dicas para ensinar habilidades sociais para as crianças

Muitos pais e responsáveis se perguntam se as habilidades sociais são algo inato, que nascem do talento das crianças, ou se podem ser ensinadas e educadas da mesma forma que outros valores. Está provado que podemos incutir habilidades sociais nas crianças, mesmo nas mais introvertidas.
Dicas para ensinar habilidades sociais para as crianças
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 30 maio, 2019

O fato de ensinar habilidades sociais para as crianças contribui para o equilíbrio emocional e a boa resolução de conflitos. As bases dessas competências são a empatia e a assertividade, enraizadas em um profundo amor-próprio. As habilidades sociais podem ser adquiridas e polidas com a ajuda de professores e cuidadores.

Na prática, o primeiro passo no ensino das habilidades sociais para as crianças é colocá-las em prática nos pais e cuidadores. É por isso que, ao executar os itens deste artigo, cada adulto deve repensar a sua própria forma de se relacionar com o que está ao seu redor.

Em que consiste ensinar habilidades sociais para as crianças?

Em casa, mas também em qualquer outro ambiente onde se trabalhe com grupos de crianças, é possível observar diferentes maneiras de se adaptar e se desenvolver.

Reservar alguns minutos por dia para pensar em conjunto em alguma das habilidades necessárias para o desenvolvimento em sociedade vai fazer com que ensinar habilidades sociais para as crianças se torne uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

1. O que são e por que preciso de habilidades sociais?

A análise de todos os significados dessas habilidades para a vida em sociedade é uma boa maneira de introduzir o assunto para as crianças. Dependendo da idade, esse passo pode ser trabalhado através de brincadeiras, histórias, um filme ou alguma leitura.

2. Escolha uma habilidade social por vez

Não é aconselhável criar um arsenal de habilidades de uma vez. O ideal é escolher uma e, com base nela, iniciar as atividades.

Por exemplo, passar uma semana pensando sobre o que significa compartilhar e que os outros compartilhem comigo. Com isso, aquilo sobre o que se reflete é fortalecido e retrabalhado, e as crianças encontram maneiras pessoais de desenvolver cada aspecto.

3. Reflexões profundas sobre cada habilidade

Existem diferentes maneiras de ensinar habilidades sociais para as crianças. O segredo é fazer com que elas mesmas reflitam e expressem as suas opiniões sem censura. Um bom exercício é desenhar uma tabela com duas colunas: uma para cada habilidade e outra para os exemplos práticos propostos pelas próprias crianças.

Em que consiste ensinar habilidades sociais para as crianças

4. Levar o que foi adquirido para um nível prático

Sempre através de atividades e brincadeiras de acordo com cada idade, a implementação do que é aprendido é a melhor maneira de consolidar as habilidades sociais. Nesse sentido, as dramatizações e as brincadeiras de perguntas e respostas, por exemplo, são excelentes recursos para isso.

5. Pausa e reflexão

O descanso depois de cada habilidade social adquirida dá a possibilidade de colocar em prática tudo o que aprendemos. Quando se depararem com essas habilidades novamente, será possível que todos reflitam sobre a forma como elas foram incorporadas.

Seja em grupo ou individualmente, é útil convidar as crianças a fazer um autoexame. As habilidades sociais complexas, como a capacidade de negociar, por exemplo, são muito positivas no desenvolvimento da socialização dos nossos filhos, inclusive na sala de aula.

Autoimagem positiva e assertividade

Outro aspecto do ensino de habilidades sociais para as crianças tem a ver com a imagem que elas constroem de si mesmas. Cada criança deve saber se valorizar, se amar e defender os seus direitos e interesses.

Diante da dúvida quanto a uma forma de ensinar o amor-próprio, a resposta pode ser resumida em “ser o melhor modelo possível“. Além disso, devemos levar em conta:

  • Não comparar as crianças umas às outras.
  • Oferecer tempo de qualidade.
  • Oferecer diferentes cenários para que elas se desenvolvam.
  • Incentivar a autonomia e reconhecer os esforços e as conquistas.

Em relação à assertividade acima mencionada, ela se trata, para resumir, do princípio ético que implica defender e fazer valer os próprios direitos e reconhecer os dos outros. É claro que, para as crianças, fazer valer os seus direitos geralmente se relaciona com o choro alto e claro que assusta o adversário.

Autoimagem positiva e assertividade

De acordo com tudo isso, o princípio da assertividade, assim como a autoimagem positiva, são objetos de reflexão na aquisição de cada habilidade. O autocontrole das emoções, a resolução de conflitos, a negociação ou a persuasão exigem que a capacidade assertiva entre em campo.

Em conclusão, ensinar habilidades sociais para as crianças é um desafio também para os adultos. É por isso que começar em casa é o presente mais valioso que pode ser dado. O diálogo respeitoso, o incentivo da autonomia ou o trabalho afetivo sobre as emoções são algumas dicas inconfundíveis para fortalecer o lado social das crianças.


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