O aprendizado por osmose é possível?

Neste artigo, vamos conhecer como e por que é possível aprender por osmose.
O aprendizado por osmose é possível?
María Matilde

Escrito e verificado por a pedagoga María Matilde.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Há muitas maneiras de aprender, tanto dentro quanto fora da escola. Todas as formas de aprendizagem são válidas, dependendo dos objetivos educacionais que se pretende alcançar e levando em consideração o nível educacional, as características e as necessidades de quem está aprendendo. No entanto, talvez existam formas menos conhecidas de aprendizagem, mas não é por isso que elas sejam menos eficazes e necessárias. Estamos nos referindo ao aprendizado por osmose, o aprendizado que ocorre de uma forma natural e compartilhada com os outros.

É possível aprender por osmose?

Muitos de vocês já ouviram, com ironia e como se isso não fosse possível, sobre aprender por osmose. Pois bem, isso é possível.

Osmose se refere à difusão que ocorre entre dois líquidos ou gases capazes de se misturar através de uma membrana semipermeável. Ou, em outras palavras, a influência recíproca entre dois elementos que estejam em contato. Portanto, um aprendizado por osmose seria um aprendizado baseado na influência recíproca entre dois indivíduos.

Assim, o aprendizado por osmose é uma forma de aprendizado baseada na observação e imitação dos comportamentos e habilidades de outras pessoas, que ocorre de forma natural, em diversos contextos, cotidianos e escolares, e nem sempre de uma maneira consciente.

o aprendizado por osmose

Aprendizado por osmose: aprendendo com o ambiente e com os outros

Se o aprendizado por osmose se baseia no contato com as outras pessoas, então é um aprendizado diário baseado na prática e na experiência. Isso significa que se trata de aprender por meio do ambiente e da maneira como as pessoas se comportam dentro dele. O ambiente no qual aprendemos códigos e crenças, comportamentos e conhecimentos, maneiras de nos relacionar e de falar.

Então, dependendo das características do ambiente, podemos aprender coisas diferentes, pois existem ambientes mais estimulantes e com pessoas interessantes, e outros mais hostis. Existem até mesmo ambientes nos quais sentimos que não nos encaixamos. Mas, a partir de todos esses ambientes, até mesmo os mais insignificantes, tanto de forma consciente quanto inconsciente, sempre aprenderemos algo novo.

Portanto, em um ambiente específico, aprendemos habilidades e comportamentos e aumentamos o nosso conhecimento. Mas, às vezes, também desaprendemos, principalmente crenças e atitudes. Ou seja, na diversidade de ambientes e no contato com as outras pessoas, aprendemos tanto coisas boas quanto ruins que nos ajudam a nos configurar como pessoas.

Características principais do aprendizado por osmose

Como principais características do aprendizado por osmose, destacamos:

  • Ocorre em contextos muito diversos e por meio do contato e intercâmbio com as outras pessoas.
  • É um aprendizado baseado na observação do comportamento das outras pessoas (pais, educadores, amigos, personagens da televisão ou das redes sociais).
  • Leva à imitação e repetição, ou rejeição, como uma maneira de internalizar novos conhecimentos (valores, comportamentos, gestos, códigos, modos de falar).
  • É um aprendizado que ocorre naturalmente. E, embora também seja possível em contextos educacionais formais, ocorre de maneira informal e nem sempre de forma consciente.
o aprendizado por osmose

A importância do ambiente e da figura adulta no aprendizado por osmose

Assim como em qualquer outra forma de aprendizado, o aprendizado por osmose complementa e deve ser complementado por outros tipos de aprendizado. Por se tratar de um aprendizado intimamente relacionado ao ambiente, ambientes favoráveis ​​são importantes para que ocorra um aprendizado significativo.

Assim, quando estamos nos referindo à educação de crianças e adolescentes, a figura dos pais e educadores é fundamental para criar ambientes favoráveis, até mesmo porque são os adultos que devem guiar, acompanhar e orientar as crianças e os alunos na interpretação e reinterpretação dos ambientes nos quais eles se desenvolvem.

Para finalizar…

Devemos dizer que o aprendizado por osmose é uma forma de aprendizado inevitável, que ocorre em todas as situações e contextos e em todos os momentos da vida das pessoas. Trata-se de um aprendizado diário e constante e que, se ocorrer em ambientes positivos e estimulantes e com pessoas extraordinárias, pode ser algo transformador.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Díaz Vicario, A. y Gairín Sallán, J. (2014). Monográfico: Entornos escolares seguros y saludables. Algunas prácticas en centros escolares de Cataluña. Revista Iberoamericana de Educación, nº 66, pp. 189-206. Recuperado de https://rieoei.org/historico/documentos/rie66a12.pdf
  • Bower, G. H y Hilgard, E. R. (2007). Teorías del Aprendizaje. Editorial Trillas. México.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.