O aprendizado por osmose é possível?
Há muitas maneiras de aprender, tanto dentro quanto fora da escola. Todas as formas de aprendizagem são válidas, dependendo dos objetivos educacionais que se pretende alcançar e levando em consideração o nível educacional, as características e as necessidades de quem está aprendendo. No entanto, talvez existam formas menos conhecidas de aprendizagem, mas não é por isso que elas sejam menos eficazes e necessárias. Estamos nos referindo ao aprendizado por osmose, o aprendizado que ocorre de uma forma natural e compartilhada com os outros.
É possível aprender por osmose?
Muitos de vocês já ouviram, com ironia e como se isso não fosse possível, sobre aprender por osmose. Pois bem, isso é possível.
Osmose se refere à difusão que ocorre entre dois líquidos ou gases capazes de se misturar através de uma membrana semipermeável. Ou, em outras palavras, a influência recíproca entre dois elementos que estejam em contato. Portanto, um aprendizado por osmose seria um aprendizado baseado na influência recíproca entre dois indivíduos.
Assim, o aprendizado por osmose é uma forma de aprendizado baseada na observação e imitação dos comportamentos e habilidades de outras pessoas, que ocorre de forma natural, em diversos contextos, cotidianos e escolares, e nem sempre de uma maneira consciente.
Aprendizado por osmose: aprendendo com o ambiente e com os outros
Se o aprendizado por osmose se baseia no contato com as outras pessoas, então é um aprendizado diário baseado na prática e na experiência. Isso significa que se trata de aprender por meio do ambiente e da maneira como as pessoas se comportam dentro dele. O ambiente no qual aprendemos códigos e crenças, comportamentos e conhecimentos, maneiras de nos relacionar e de falar.
Então, dependendo das características do ambiente, podemos aprender coisas diferentes, pois existem ambientes mais estimulantes e com pessoas interessantes, e outros mais hostis. Existem até mesmo ambientes nos quais sentimos que não nos encaixamos. Mas, a partir de todos esses ambientes, até mesmo os mais insignificantes, tanto de forma consciente quanto inconsciente, sempre aprenderemos algo novo.
Portanto, em um ambiente específico, aprendemos habilidades e comportamentos e aumentamos o nosso conhecimento. Mas, às vezes, também desaprendemos, principalmente crenças e atitudes. Ou seja, na diversidade de ambientes e no contato com as outras pessoas, aprendemos tanto coisas boas quanto ruins que nos ajudam a nos configurar como pessoas.
Características principais do aprendizado por osmose
Como principais características do aprendizado por osmose, destacamos:
- Ocorre em contextos muito diversos e por meio do contato e intercâmbio com as outras pessoas.
- É um aprendizado baseado na observação do comportamento das outras pessoas (pais, educadores, amigos, personagens da televisão ou das redes sociais).
- Leva à imitação e repetição, ou rejeição, como uma maneira de internalizar novos conhecimentos (valores, comportamentos, gestos, códigos, modos de falar).
- É um aprendizado que ocorre naturalmente. E, embora também seja possível em contextos educacionais formais, ocorre de maneira informal e nem sempre de forma consciente.
A importância do ambiente e da figura adulta no aprendizado por osmose
Assim como em qualquer outra forma de aprendizado, o aprendizado por osmose complementa e deve ser complementado por outros tipos de aprendizado. Por se tratar de um aprendizado intimamente relacionado ao ambiente, ambientes favoráveis são importantes para que ocorra um aprendizado significativo.
Assim, quando estamos nos referindo à educação de crianças e adolescentes, a figura dos pais e educadores é fundamental para criar ambientes favoráveis, até mesmo porque são os adultos que devem guiar, acompanhar e orientar as crianças e os alunos na interpretação e reinterpretação dos ambientes nos quais eles se desenvolvem.
Para finalizar…
Devemos dizer que o aprendizado por osmose é uma forma de aprendizado inevitável, que ocorre em todas as situações e contextos e em todos os momentos da vida das pessoas. Trata-se de um aprendizado diário e constante e que, se ocorrer em ambientes positivos e estimulantes e com pessoas extraordinárias, pode ser algo transformador.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Díaz Vicario, A. y Gairín Sallán, J. (2014). Monográfico: Entornos escolares seguros y saludables. Algunas prácticas en centros escolares de Cataluña. Revista Iberoamericana de Educación, nº 66, pp. 189-206. Recuperado de https://rieoei.org/historico/documentos/rie66a12.pdf
- Bower, G. H y Hilgard, E. R. (2007). Teorías del Aprendizaje. Editorial Trillas. México.