5 lições de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes

Com as 5 lições de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes, seus filhos poderão aprender valores práticos e irão desenvolver a educação emocional.
5 lições de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 07 março, 2018

Estimular a leitura recreativa desde a infância, sem dúvidas, vai aumentar a engenhosidade e a criatividade, deixando uma grande aprendizagem nas crianças. Um dos livros mais recomendados é O Senhor dos Anéis.

Este filme foi levado com sucesso para o cinema para o prazer dos pequenos. Conheça abaixo os ensinamentos de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes, e se prepare para conhecer, se já não conhece, esta maravilhosa história.

O Senhor dos Anéis: um livro levado para a telona

A obra foi escrita pelo filólogo e escritor britânico J. R. R. Tolkien em meados do século passado, com o objetivo de transmitir aos seus filhos os ensinamentos do catolicismo, uma religião que ele praticava.

No entanto, quando foi levada ao cinema, a história foi dividida em três partes devido à extensão do conteúdo. É uma continuação de O Hobbit, e nela são narradas as aventuras que vive o pequeno hobbit Frodo Bolseiro. Todas elas são desenvolvidas para se livrar de um poderoso anel mágico e, assim, evitar que ele caia nas mãos do inimigo.

É um romance épico que se passa na Terra Média, um lugar fictício habitado por hobbits, elfos, anões e criaturas fantásticas. É dividido em três volumes:

  • A sociedade do anel: este volume conta a história de um hobbit que recebe a ordem para guardar um anel e começar uma jornada para que este seja destruído. Frodo começa sua jornada com a ajuda da sociedade do anel, que irá se encarregar de o guiar e o acompanhar em sua viagem.
  • As duas torres: Continua a travessia até Mordor para destruir o anel. Nesta parte da história aparecem novos personagens e aventuras que contribuem para a missão do protagonista.
  • O retorno do rei: Frodo está prestes a terminar a jornada até Mordor para destruir o anel de poder. No entanto, as forças do mal vão ganhando terreno pela Terra Média.

Sem dúvidas, uma obra excepcional na qual existem misturas de novos idiomas, valores, criaturas mágicas e paisagens próprias de um mundo fictício. Foi um romance de sucesso esmagador que conseguiu cativar um grande público.

5 maravilhosos ensinamentos de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes

O sucesso categórico desta publicação reside na integração de uma antiga história de estilo grego com magia. É uma luta entre o bem e o mal que transporta o espectador para uma aventura cheia de heroísmo. As lições mais notáveis ​​podem ser resumidas da seguinte maneira:

Aprender a resistir à tentação

Neste livro, é manifestada a tentação dos personagens pelo anel que concede qualidades extraordinárias para quem o possuir. Analisar a capacidade de dizer adeus a esses desejos deixa uma grande aprendizagem, especialmente para adolescentes.

Aprender a dizer não aos impulsos de superioridade estimula o crescimento pessoal e ajuda a estabelecer um equilíbrio entre as tendências positivas e negativas.

O trabalho em equipe e o valor da amizade

Um dos ensinamentos de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes reside na atitude de seus personagens. Exalta a amizade, o companheirismo e os esforços em comum que são necessários para realizar um propósito. Uma aprendizagem que reforça o fato de que trabalhar em conjunto ajuda a superar os obstáculos e as dificuldades da vida.

Enfrentar os medos

Ao longo do livro e do filme ficam evidentes os desafios assustadores aos quais os protagonistas da história estão sujeitos. No entanto, cada um deles tem que enfrentar com coragem. Isso deixa um aprendizado em crianças e adolescentes: os medos sempre vão existir e evitá-los não é a resposta.

Todos podemos ser corajosos

Outro grande ensinamento de O Senhor dos Anéis para crianças e adolescentes é aprender a ser corajosos. Isso se manifesta em Bilbo e Frodo, dois hobbits que, apesar de serem pequenos, conseguem fazer coisas muito grandes.

Da mesma forma, ser pequeno não deve ser um impedimento para avançar na direção dos seus objetivos. Com a confiança necessária e a melhor ajuda, você pode alcançar o que se propõe.

As riquezas autênticas

A verdadeira riqueza reside nos momentos que compartilhamos com amigos e familiares. A felicidade depende deles.

Em conclusão, uma obra que ensina que na vida sempre haverá obstáculos a superar. O importante é sempre confiar em nós mesmos e sabermos buscar pessoas que estejam do nosso lado.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Calles, J. (2005). La literatura infantil desarrolla la función imaginativa del lenguaje. Laurus, 11(20), 144-155.
  • Garralón, A. (1990). Literatura con valores. Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, (13).
  • J.R.R. Tolkien. (ed. 2012). El señor de los anillos I: La comunidad del anillo. Booket.
  • J.R.R. Tolkien. (ed. 2012). El señor de los anillos II: Las dos torres. Booket.
  • J.R.R. Tolkien. (ed. 2012). El señor de los anillos III: El retorno del rey. Booket.
  • J.R.R. Tolkien. (ed. 2012). El hobbit. Booket.
  • Soler, C. D. D. (2021). Épica mesiánica en «El Señor de los anillos» y «Juego de tronos». Athenea Digital. Revista de pensamiento e investigación social, 21(3), e2975-e2975.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.