O que os artesanatos ensinam às crianças
Desde a fase pré-escolar, nossos filhos aprendem a criar objetos por meio de artesanato. Neste espaço, falaremos sobre as contribuições que essas atividades oferecem para o desenvolvimento dos pequenos.
Além de incluir atividades divertidas, o artesanato é uma das melhores maneiras para ensinar às crianças cores, tamanhos, texturas, formas geométricas, técnicas de desenho e recorte.
Por isso, é recomendável, ainda antes de a criança entrar na fase escolar, incentivar a realização de qualquer atividade desse tipo.
Dessa forma, estaremos proporcionando oportunidades para desenvolver as habilidades mentais e físicas dos nossos pequenos. Existe uma razão melhor do que essa para fazer artesanato?
No entanto, em várias ocasiões, nós, pais, cometemos o erro de impedir que nossos filhos façam sozinhos as atividades manuais que lhes são atribuídas na escola.
Com a desculpa de que está tarde e de que podemos fazer isso mais rápido e melhor, podemos nos tornar um obstáculo para que nossos pequenos se desenvolvam plenamente. Dado o risco de prejudicar o desenvolvimento dos nossos filhos, queremos explicar quais são os motivos pelos quais seu filho deve fazer artesanato.
Permita que seu filho desenvolva suas habilidades físicas e mentais fazendo artesanato
Benefícios de fazer artesanato
A seguir, apresentamos os benefícios de fazer artesanato:
Concentração. A realização de qualquer atividade manual requer um certo grau de concentração, dependendo da complexidade do objeto a ser criado. No caso das crianças, que podem ficar dispersas e inquietas, fazer artesanato pode ajudá-las a concentrar sua atenção e sua energia em um objeto e, inadvertidamente, canalizar suas emoções de forma eficaz.
Coordenação. Quando uma criança está se preparando para fazer artesanato, ela deve analisar alguns elementos como o que ela quer desenhar, quais materiais tem em mãos, quais são os passos a seguir para atingir o objetivo. É um pequeno plano de ação que a ajudará a fortalecer as conexões entre seu cérebro, seus olhos e suas mãos.
Criatividade. Mesmo quando dizem a uma criança o que fazer, ela terá a chance de imaginar como fazer essa coisa. Por exemplo, se se trata de forrar uma caixa, a criança pode decidir quais elementos usará para decorá-la, de acordo com sua imaginação.
No caso de crianças com mais de cinco anos, o processo artesanal pode ser o inverso, você pode oferecer uma série de itens e pedir ao pequeno para fazer o que quiser com esses materiais. Você vai se surpreender ao ver o que as crianças dessa idade podem criar.
Motricidade fina. É uma habilidade que está relacionada aos movimentos das mãos e dos dedos, portanto o artesanato é a melhor forma de desenvolver esse tipo de habilidades motoras que requerem grande precisão.
As atividades em que são utilizados pequenos objetos como grãos de milho, lápis, adesivos e pincéis são perfeitas para as crianças aperfeiçoarem a técnica de segurar e manipular esses instrumentos.
Artesanatos para crianças
Artesanatos para crianças de 2 a 3 anos
Preencher formas geométricas. Pegue três folhas e em cada uma desenhe uma figura geométrica simples (círculo, quadrado e triângulo), cubra o desenho com um pouco de cola e peça ao seu filho para preencher a figura com confete, grãos de milho, arroz ou qualquer outro pequeno elemento que exija o polegar e o indicador para ser manipulado.
Artesanatos para crianças de quatro a seis anos
Criar um quebra-cabeça. Use uma canetinha de ponta grossa para desenhar uma paisagem simples ou personagem de algum desenho animado. Com um lápis e uma régua, divida o desenho em quadrados médios (5×5 centímetros) e peça ao seu filho para recortar os quadrados com uma tesoura de ponta redonda.
Quando estiverem prontos, deixe a criança pintar e decorar com lápis de cor, aquarelas, adesivos e glitter. Quando terminar, você pode montar o desenho novamente.
Artesanato para crianças de sete a dez anos
Figuras de origami. A cartolina especial para artesanato é a única coisa que você vai precisar para ensinar seu filho a criar figuras 3D com a técnica de dobraduras. Se você não é um especialista nessa arte asiática, não se preocupe, pois na internet você pode encontrar vários vídeos com tutoriais de origami, para que você e seu filho possam se divertir aprendendo juntos a criar animais, flores, caixinhas e as figuras mais incríveis.
As alternativas para fazer artesanato são infinitas. É só saber quais atividades seu filho pode realizar, de acordo com a idade, para que vocês descubram juntos as formas mais divertidas de aprender.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Riofrio Tobar, C. E., & Mejia Coronel, M. T. (2009). Creación de talleres de artes plásticas y manualidades para niños. https://www.dspace.espol.edu.ec/handle/123456789/785
- Miranda, C. R. M. BENEFICIOS DEL JUEGO EN EL DESARROLLO INTEGRAL DE LA NIÑEZ. http://revistarayuela.ednica.org.mx/sites/default/files/Claudia%20Rebeca%20Mera%20Miranda.pdf