As crianças não têm passado nem futuro, por isso vivem o presente

25 de julho de 2018
As crianças chegam ao mundo tão puras quanto anjos. Quando são pequenas a sua alma conserva de maneira intacta o puro estado da felicidade, da admiração, da gratidão, da bondade, da inocência...

Elas são como uma folha em branco e suas almas estão cheias de virtudes. “Qual é o segredo?” você se pergunta. A resposta é esta: as crianças não têm passado nem futuro, por isso vivem o presente.

Quem me dera ser como as crianças! ” dizem muitos especialistas em espiritualidade. Centenas de professores e artistas consideram o comportamento das crianças como o estado puro da felicidade. Este é um exemplo muito claro: as crianças ficam felizes com qualquer coisa.

Por essa razão, muitas pessoas desejam (mesmo que seja apenas por alguns momentos) sentir e viver a vida tão intensamente quanto as crianças. Ser feliz e ponto, sem necessitar nada mais do que a determinação de ser feliz!

As crianças têm muitos segredos. Assim, elas acabam sendo os melhores professores da vida. Na verdade, são elas os anjos que caem do céu para ajudar o mundo a ser melhor. O escritor francês Jean de La Bruyère, capturou de maneira incrível um dos segredos das crianças e o colocou nesta famosa frase: “As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente”

vivem o presente

O prazer de viver o presente

Muito frequentemente os pais veem os milagres que a vida presenteia vivendo intensamente o momento presente. Você terá percebido que quando um adulto aprende a ser feliz como uma criança é porque ele tem uma ao seu redor.

Essa criança é o seu mestre, ela lhe ensinou a sorrir com verdadeira alegria só porque acordou. O pai aprende isso quando vê seu bebê rindo e levantando os braços para fora do berço para sair e descobrir o mundo.

Sim, para as crianças descobrir o mundo é um prazer. Para elas, o simples fato de abrir os olhos e descobrir que o sol saiu é sinônimo de que a aventura chamada “hoje” já começou.

Quando as crianças abrem os olhos, não pensam nas coisas ruins que aconteceram ontem, nem se preocupam com o que lhes espera amanhã. Não há medos porque a aventura chamada presente (essa bela palavra que também vem do verbo presentear) já começou, e elas têm a oportunidade de viver novas experiências.

Essa aventura chamada presente pode trazer a alegria de estar perto do peito amoroso quentinho da mamãe, também pode trazer o presente de experimentar o sabor do sorvete, ou ainda, pintar um quadro sem qualquer tipo de restrição e com a liberdade de sujar toda a roupa, pois o experimento chamado arte se vive dessa forma.

“Somente aqueles que olham com os olhos de crianças podem perder-se no objeto de sua admiração.”

– Eberhard Arnold, escritor alemão –

vivem o presente

O presente é um presente

As crianças sempre aproveitam o momento presente porque todos os momentos representam algo especial que foi presenteado. Cada minuto é uma oportunidade nova de ser feliz se elas decidirem assim.

Você já deve ter visto quando elas caem na risada porque os demais riem. A criança está feliz porque os demais estão felizes. Não importa quem ri ou do que se ri, ela apenas escolhe ser feliz independentemente das circunstâncias.

Dessa forma, seu filho lhe ensinará a aproveitar cada segundo do dia como se fosse um presente. Ele brincará com seu brinquedo favorito como se fosse o melhor brinquedo da história. Não importa se é velho, simples, ou que não seja o melhor do momento. O importante neste momento é que ele tem um brinquedo nas mãos com o qual pode brincar.

O simples fato de observar uma criança oferece a qualquer adulto a oportunidade de conhecer o amor na sua forma mais pura. Oferece a oportunidade de realmente amar incondicionalmente. E como não amar uma pessoa tão adorável, tão terna, tão pura…?

Como não amar alguém que está realmente feliz, que abraça de verdade, que chora genuinamente, que é verdadeiramente boa e inocente? Como não amar uma criança e como não aprender com o professor que ensina o seu segredo? Viva o presente com intensidade, aproveite, é um presente e você escolhe o que fazer com ele.