Mamãe, você pode parar, mas a minha infância não

· 18 de novembro de 2016

Mamãe, você pode parar, mas minha infância não. Não preciso que tudo esteja impecável, que a comida seja perfeita, que você sacrifique suas necessidades para ceder aos meus caprichos. Quero pular nas poças e manchar minha roupa de barro, isso é o que me ajudará a crescer.

Eu não preciso que você seja a primeira na porta da escola. Não, mamãe. Eu preciso de você plena, satisfeita e feliz. Não acabada. Preciso que você tenha seus momentos, que me diga que me ama, que se agache e me dê um sorriso.

Diga-me a cada dia que me ama. Serão menos de cinco segundos, mas tenho certeza que lembrarei disso por toda a minha vida, que isso me alimentará quando eu me sentir triste, quando não estiver muito animado nos dias mais difíceis. 

Também quero que você me ajude a entender que nem meu erros ou meus acertos me definem, que hoje sou uma pessoa a mais nesse mundo e que por isso as vitórias são parte de um caminho de falhas.

mae-filho-500x289

Preciso que você pare, mamãe

Não quero que minha camisa esteja perfeitamente passada, mamãe. Quero que você a amasse com abraços e que me faça sentir que o que realmente importa para nós é o que desejamos e quão bonito é o nosso lar.

Não quero que você me olhe e pense nas manchas na minha roupa. Quero cócegas, beijinhos de pinguim e de borboleta, noites de segredos, momentos para você e para mim, lugares de encontro, de contos e brincadeiras que sejam somente nossas.

Quero entender que o importante não são as brincadeiras, mas o que aprendo com elas e o tempo que estamos juntos. Quero sentir que você me enxerga, me entende e que posso sentir, falar e fazer com liberdade.

Preciso que minhas emoções tenham sentido e lhe olhar e ter sua aprovação inclusive para fazer bagunça. E não se esqueça, mamãe, de que quando faço algo de ruim é quando mais preciso de você.

mae-filha-500x375

Não se distancie de mim e não me diga que sou mal; lembre-se que suas palavras soarão em meu interior como um eco. Arme-se de paciência e tenha tempo para me explicar que tem coisas que podem me machucar ou que podem entristecer os outros.

De verdade, mamãe, com o tempo eu entenderei tudo, mas preciso que você pare para me explicar, para aproveitar minha infância e a me abraçar a cada dia. Será isso que me manterá de pé quando você não tiver ao meu lado me dando a mão. 

Seja flexível e me deixe experimentar, deixe-me cuidar de você

Às vezes eu nem toquei na verdura, talvez eu queira fazer uma omelete para você, bater o os ovos junto ao sal e aproveitar a linda vista da bancada de pé em uma cadeira. Assim, compartilho do seu mundo e fazemos dele o nosso, como quando você se senta no chão para brincar comigo. Como adoro esses momentos!

Mamãe, fique tranquila por um momento e pense. Sei que tem muito trabalho, mas saiba sempre que você pode parar, mas a minha infância não. Venha passar tempo comigo, não deseje controlar tudo.

As coisa mais maravilhosas da vida não são planejadas, elas acontecem. Porque se você deixa de manter a guarda, se permite que nosso jantar seja às 20h45 ao invés de 20h30, estará me ensinando que os pratos sujos podem esperar.

mamae-amo-500x375

Podemos nos aconchegar na cama, rir e dar gargalhadas, falar de nossas coisas e passar juntos grandes momentos que nunca esqueceremos. Realmente é seu amor que me ajudará a crescer, ele que fará da minha infância uma etapa maravilhosa.

Contudo, se você não me deixa pisar no barro nem caçar insetos, se não tenho a oportunidade de lhe contar meus segredos ou de parar o mundo colhendo flores para você, minha infância perderá grande parte do sentido e de sua magia.

Lembre-se, mamãe. Não há necessidade de se apressar. Sei que você tem muito trabalho, mas juntos podemos fazer as coisas de modo muito mais fácil e mais divertido. Deixe-me chorar, deixe-me rir, deixe-me imaginar e explorar o mundo.

Não tenha medo e não se atormente. Lembre-se que com apenas um abraço você iluminará meu céu, pois para mim não haverá nada mais doce e aconchegante do que sentir você perto de mim. Você me ajudará a regar cada dia mais as raízes que me farão parte do mundo.

Não se esqueça todos os dias que o único compromisso que não pode falhar é o da minha infância, pois é uma viagem com único bilhete de ida e sem possibilidade de volta.