As funções do esterilizador de mamadeira

4 de agosto de 2019
Os bebês colocam tudo na boca. Por isso, ter um sistema de limpeza profundo para os objetos de uso frequente é essencial para todas as mães. Isto é ainda mais importante quando se trata da mamadeira.

Como mães, sempre tentaremos proporcionar aos nossos filhos um ambiente livre de germes, especialmente nos itens que são de uso frequente e sensível. É por isso que devemos avaliar e conhecer as funções do esterilizador de mamadeira como um dos principais aliados da higienização na vida dos lactentes.

Assim como as chupetas, as mamadeiras são os objetos que mais frequentemente estão diretamente na boca dos bebês. Por isso, não podemos deixar a sua manutenção e limpeza ao acaso, já que o mínimo descuido poderia abrir as portas para possíveis infecções.

Com a chegada do bebê, devemos estar cientes de que, ao complementar a amamentação com outros alimentos e passar a fazer uso da mamadeira, ela deve ser esterilizada antes de cada uso. Isso elimina as possíveis bactérias que possam estar alojadas devido aos resíduos de alimentos e outros fatores.

A tecnologia sempre oferece alternativas práticas para facilitar a vida cotidiana, incluindo as tarefas que fazem parte da maternidade. Um exemplo disso é o esterilizador de mamadeira, um item que está se tornando cada vez mais comum no mercado e que é indispensável nas casas das mães modernas.

Com esse aparelho, você pode se certificar de que os germes serão eliminados sem problemas. Embora a princípio ele possa parecer complicado de usar, na verdade é exatamente o contrário. Atualmente, existem modelos multifuncionais que facilitam muito essa tarefa, pois são um verdadeiro aliado da higienização.

Como um esterilizador funciona

Como um esterilizador funciona?

Entre as funções do esterilizador de mamadeira, a principal é eliminar os germes. Para isso, são usados diversos métodos, de acordo com o modelo. Entre os que podemos encontrar no mercado, estão:

Sistema frio

Esses esterilizadores são relativamente baratos e muito simples de usar. Têm a vantagem de não precisar de energia elétrica para funcionar. No caso, esse método funciona dissolvendo pastilhas em água fria para a eliminação de micróbios.

Micro-ondas

É um dos favoritos pelo seu preço, tamanho e simplicidade no momento da utilização. É colocado diretamente no forno de micro-ondas por alguns minutos. Uma vez decorrido o tempo, quaisquer impurezas ou bactérias terão sido removidas de forma rápida e eficaz com o vapor.

“As mamadeiras são os objetos que mais frequentemente estão diretamente na boca dos bebês. Por isso, não podemos deixar a sua manutenção e limpeza ao acaso”.

Elétrico

Esse tipo requer um maior investimento de dinheiro, mas a sua praticidade e rapidez fizeram com que ocupasse um lugar privilegiado entre as mães. Para muitas delas, esse modelo é definitivamente a melhor escolha. A água é aquecida a altas temperaturas. Então, o vapor gerado é usado para remover as bactérias das mamadeiras.

Atualmente, o vapor de água se tornou o método mais utilizado graças à sua eficácia para eliminar qualquer tipo de sujeira e bactérias. Ele até mesmo substituiu as substâncias tóxicas com aditivos químicos. Os esterilizadores o utilizam por essas mesmas razões, além de sua rapidez e baixo custo.

Algo que devemos levar em conta é que a função do esterilizador é desinfetar, ou seja, não é uma máquina de lavar louça. Esse dispositivo só deve ser usado após a limpeza completa de todas as partes da mamadeira e após a remoção de resíduos de leite ou de qualquer outro alimento.

Outras funções do esterilizador de mamadeira

Embora este seja o seu objetivo principal, atualmente as funções dos esterilizadores de mamadeira não se limitam à eliminação de germes. Muitos modelos elétricos vêm com uma variedade de recursos para facilitar outras tarefas na vida das mães.

Eles aproveitam a tecnologia para ajudar a preparar as mamadeiras com facilidade e rapidez. Alguns até mesmo apresentam desligamento automático, design inteligente e recursos multiuso.

Outras funções do esterilizador de mamadeira

Os modelos multiuso não se limitam apenas a esterilizar as mamadeiras. Também aproveitam a sua capacidade para desinfetar outros acessórios pequenos; tais como extratores de leite ou as chupetas do bebê. Além disso, a operação com vapor permite aquecer as mamadeiras de uma maneira prática.

Outra utilidade notável é que, em alguns modelos, é possível cozinhar e aquecer refeições cozidas no vapor. De fato, isso será muito útil quando o bebê começar a transição para a dieta complementar. Assim, lembre-se de que, com esse método de cozimento, é possível preservar melhor os nutrientes dos alimentos.

Definitivamente, um bom esterilizador de mamadeira se tornará o seu melhor aliado na batalha contra os germes. Você só precisa pensar em qual sistema de desinfecção, qual tamanho e quais funções e características são as que melhor atendem às suas necessidades. A partir disso, você encontrará o modelo perfeito para você.