Limpeza da casa: dicas e truques

· 8 de março de 2019
Manter a casa limpa e completamente organizada não é importante apenas para a estética do espaço, mas também para a saúde física e mental da família toda.

Que mulher não quer ter uma limpeza da casa perfeita e descomplicada? Pode parecer algo muito difícil de alcançar, mas a verdade é que, seguindo algumas dicas úteis, podemos manter a limpeza adequada em casa sem pressa nem descuidos.

Para começar, o melhor a fazer é estabelecer rotinas. A primeira tarefa será organizar e regulamentar as atividades de limpeza por áreas de tal forma que cada dia e horário tenham uma área atribuída.

Se tivermos filhos, esses trabalhos certamente vão se duplicar. No entanto, se cumprirmos o nosso cronograma de limpeza, será muito mais fácil de conseguir organizar.

Como organizar a limpeza da casa

A organização e a limpeza da casa incluem uma série de tarefas diárias e periódicas. Elas podem ser feitas uma ou várias vezes por semana, incluindo diariamente. Tudo vai depender da disponibilidade de tempo que temos para essas atividades.

Qualquer frequência com a qual limparmos a casa tem seus prós e contras, por isso podemos escolher sem muita preocupação a que seja mais conveniente.

Se decidirmos fazer a limpeza diária, o positivo é que vamos investir apenas uma pequena fração do dia para isso. Se, por outro lado, quisermos organizar as tarefas de limpeza semanalmente, a carga será agrupada em um único dia, que normalmente é aquele que se destina ao descanso do trabalho.

Outra opção viável é reservar um dia quinzenalmente para a limpeza profunda de uma área. Assim, a manutenção será muito mais simples. Podemos, por exemplo, começar com um quarto, depois com a garagem e assim por diante até cobrir todos os espaços da casa.

O papel das crianças

Não devemos nos esquecer de incluir o parceiro e as crianças nas tarefas de limpeza. Com essa ajuda, não apenas alcançaremos o objetivo com menos esforço e tempo, mas também, ao envolver a família inteira, todos vão valorizar mais o tempo necessário para ter uma casa limpa. Como resultado, todos vão tentar manter a limpeza e a organização.

Além da limpeza diária, semanal ou mensal, é necessário fazer uma faxina especial duas vezes por ano. É aconselhável fazer isso na primavera e depois no outono, já que geralmente é o período que começa as férias das crianças.

Como organizar a limpeza da casa

Dicas para manter uma boa limpeza da casa diariamente

Quanto mais detalhista e cuidadosa for a limpeza diária, mais fácil e confortável será a manutenção das áreas quando não tivermos disponibilidade para nos aprofundarmos nessas tarefas.

Para facilitar o nosso trabalho, devemos, sem dúvida, fazer um investimento inicial em utensílios e produtos de limpeza específicos para cada local.

Coloque em prática as seguintes dicas no que se refere à limpeza diária. Aplicando-as, você pode manter a casa limpa e organizada:

Manter os quartos ventilados

Tente não apenas ter um bom fluxo de ar, mas também permitir que a luz natural entre no quarto. Isso evita a proliferação de mofo, resultado da umidade.

Remoção de poeira

Para limpar a poeira de móveis e objetos, a melhor opção é usar um aspirador de pó. Mas, se você não tiver um disponível em casa, tente obter um produto especial para limpar esses espaços.

Em geral, esses produtos contêm um certo conteúdo oleoso que hidrata os materiais e encapsula o pó. Dessa forma, você evita sacudi-lo de um lado para o outro promovendo episódios de alergia. Por esse mesmo motivo, usar um espanador não é recomendado.

Limpeza do chão

Dedique 5 minutos por dia para varrer a casa toda. Depois de recolher qualquer resíduo sólido do solo, passe um pano com o seu desinfetante favorito.

Você também pode preparar uma solução caseira para higienizar o piso. Basta misturar um litro de água, duas colheres de sopa de vinagre e uma de bicarbonato de sódio.

Ao fazer isso todos os dias, você vai evitar que qualquer sujeira fique grudada e depois se torne muito difícil de remover. Além disso, lembre-se de que a quantidade de poeira que se acumula diariamente é considerável.

Além da limpeza diária, semanal ou mensal, é necessário fazer uma faxina especial duas vezes por ano.

Roupa de cama

É aconselhável arrumar as camas diariamente e infundir a mesma prática nos seus filhos. O ideal, além disso, é trocar a roupa de cama por uma limpa a cada cinco dias, aproximadamente.

Área da cozinha

A cozinha é o local que geralmente mais fica sujo, por isso a manutenção diária não é algo opcional. Provavelmente, ao cozinhar, algum molho ou óleo pode ser derramado. Se você não removê-los o mais rápido possível, será muito mais difícil limpar a área posteriormente.

Entre os utensílios que vão facilitar esse trabalho estão as esponjas de metal, as luvas de borracha, os líquidos desengordurantes, os desinfetantes e o bicarbonato de sódio e vinagre.

Se você limpar a cozinha imediatamente depois de terminar de cozinhar, vai perceber como será mais fácil remover qualquer tipo de resíduo que tenha caído.

Se você tiver algumas manchas de gordura persistentes, um bom truque é colocar um pouco de bicarbonato de sódio por cima e adicionar vinagre. Ocorrerá uma reação química que vai amolecer a substância rapidamente.

Outras dicas para a limpeza semanal ou sazonal

Manutenção de espaços de madeira

  • As portas esmaltadas ou envernizadas podem ser lavadas com água limpa e sabão. Em seguida, enxágue e seque com um pano limpo.
  • Se o piso for de madeira e estiver manchado de óleo, você deve esfregá-lo com solvente volátil. Imediatamente, esfregue com água fervente e sabão e, por fim, com cera aquecida em banho-maria para que possa penetrar nas fibras.
Manutenção de espaços de madeira

Limpeza de outros materiais

  • Para limpar os talheres, lave-os com uma esponja e água com sabão. Depois de enxaguar, seque bem sem deixar nenhuma umidade.
  • Para evitar que as lâminas das facas fiquem mofadas, você deve afundá-las várias vezes seguidas em um pouco de terra não muito dura e depois esfregar com lã ou camurça.
  • A mancha de água no banheiro pode ser removida com água sanitária ou ácido acético – três colheres de sopa por litro – ou então com sal diluído em vinagre. O acúmulo de tártaro ou de sais de cal nas paredes pode ser retirado com ácido clorídrico dissolvido em água.

Com uma excelente limpeza da casa, podemos evitar infecções ou outras doenças na família, em especial as alergias causadas por poeira ou pelos de animais de estimação. Além disso, com a nossa casa impecável e limpa, o ambiente será muito mais agradável para todos.