A importância das refeições em família

· 25 de julho de 2018
As refeições em família são uma das experiências mais comuns. É tão natural que, às vezes, nos esquecemos de enxergar sua verdadeira importância.

Você pode pensar que o maior benefício de fazer refeições em família é que você se assegura de que seus filhos comam bem. No entanto, compartilhar a mesa ajuda a criar hábitos, constrói a confiança, desenvolve habilidades e cria um melhor ambiente familiar.

Aqui deixamos as razões pelas quais você deve fazer refeições em família, pelo menos seis vezes por semana. Mesmo que você tenha uma vida muito agitada, tente encontrar tempo para passar com sua família.

Melhora a comunicação e a confiança

As conversas que acontecem durante as refeições em família ajudam a criar e fortalecer a conexão emocional entre todos. Os pequenos aprendem que suas opiniões são importantes e os adultos podem ver o mundo através da perspectiva das crianças.

Juntos, pais e filhos recebem a atenção necessária em um ambiente acolhedor, seguro e amoroso. É importante que todos os membros da família dediquem sua atenção para, assim, poder conversar uns com os outros.

Vocês podem conversar sobre os desafios que tiveram durante o dia. Mas ninguém deve se concentrar apenas em um aspecto, por exemplo, o trabalho. A ideia é que todos compartilhem, possam ser ouvidos e se ajudem.

fazer refeições em família

Desenvolve as boas maneiras

Quantas vezes você já falou com seus filhos sobre as boas maneiras à mesa? Você sabe o que irá ajudá-los mais do que suas palavras? Ver seu próprio comportamento e suas boas maneiras à mesa. Quando eles observarem você utilizando os talheres corretamente e socializando, vão aprender o modo correto de agir também.

Fazer refeições em família vai te permitir ensinar boas maneiras às crianças de uma forma mais descontraída, com amor e de uma maneira muito simples. Lembre-se de que elas vão fazer as mesmas coisas que você demonstra com suas ações.

Ensina as crianças a conhecer novos alimentos

Incentive seus filhos a experimentarem novos sabores sem forçar, impor ou subornar. Tente incluir um novo alimento sempre que puder. Lembre-se de que se acostumar com um novo sabor leva de 8 a 10 vezes.

Fazer refeições em família nem sempre é tão simples quando você inclui legumes e frutas que não são os favoritos dos seus filhos. Para facilitar a aceitação de novas comidas, tente transformar o momento em uma brincadeira. Crie desafios e atividades que estimulem seus pequeninos a aceitarem os novos sabores.

Desenvolve a autossuficiência

As crianças de hoje em dia não conhecem a importância de preparar uma refeição e cozinhar. No entanto, cozinhar pratos básicos e mostrar como preparar os alimentos é uma forma de ensiná-las a ser autossuficientes.

Inclua todos os membros da família nessa atividade, desde a escolha do prato. As crianças podem descascar legumes e preparar saladas. Os adolescentes podem, por exemplo, cortar e assar.

Ao trabalhar em equipe, tudo ficará pronto em menos tempo e todos valorizarão mais a refeição. Dessa forma, as crianças também vão aprender sobre a igualdade das pessoas e suas capacidades.

fazer refeições em família

Ajuda a evitar comportamentos destrutivos

Quando uma criança está um pouco fora de controle, os pais muitas vezes se perguntam o porquê dessa situação. Muitas vezes, eles chegam à conclusão de que fizeram tudo certo, porque têm realizado todos os desejos da criança. Mas, na verdade, não conseguem ver que eles têm estado ausentes. Você já pensou que fazer refeições em família permite que você veja os primeiros sinais de alerta?

Através da conversa que ocorre em torno da mesa, você pode conhecer os amigos, os sonhos, os objetivos e as novas atividades dos seus filhos. Assim, você também pode perceber os primeiros sinais de que algo está errado na vida dos pequenos e conversar sobre isso.

As crianças melhoram na escola

As crianças que costumam fazer refeições em família tendem a ter melhores notas na escola. A primeira razão é que a sua dieta é mais saudável e mais equilibrada do que quando comem fora de casa.

Além disso, quando seu filho sabe que você está prestando atenção nele, e que você vê seu progresso e seus objetivos cumpridos, ele se sente mais motivado ainda. Suas notas melhoram, e ele aprende a lidar melhor com o estresse da escola.

Em suma, fazer refeições em família é muito mais do que compartilhar alguns minutos do dia. Implica que todos crescerão e melhorarão como família. Além disso, lidar com os conflitos e criar uma nova tradição vai deixar boas lembranças para a vida toda dos seus filhos.