Avós e netos, um vínculo cheio de valores

· 20 de maio de 2018
Os avós dão muito carinho às crianças e desempenham um papel inegável na transmissão de valores aos seus netos. O que mais torna esse vínculo especial?

A relação entre avós e netos traz consigo inúmeros benefícios para ambos. Felizmente, os primeiros têm a vantagem de ter muito tempo livre e podem cuidar da criança enquanto os pais trabalham. Esses momentos são uma oportunidade única para construir vínculos delicados e preciosos entre as duas gerações.

Passar o tempo com os avós ajuda a criança a formar sua identidade e a encontrar seu lugar na linhagem, já que são portadores do passado e guardiões da história da família. Os netos também se beneficiam da relação com os seus avós; isso influencia no seu bem-estar psicológico até bem depois da entrada na fase adulta.

Por sua vez, os avós sentem um prazer imenso quando podem passar um tempo com os netos. Está provado que o fato de manter uma relação estreita com as crianças reduz o risco de depressão.

A casa em que vivem os avós costuma estar cheia de fotografias e carregada de lembranças. Sua casa garante uma estabilidade real, assim como uma base geográfica para as crianças. Para elas os momentos na casa dos seus avós são momentos de lazer, longe da autoridade imposta pelos pais.

Transmissão da história e dos valores familiares

A presença dos avós e netos transmite uma parte importante da história familiar, já que proporciona uma ligação com o passado. Os netos desfrutam da presença, escutando as anedotas ou experiências que os avós vivenciaram. Além disso, aprendem lições valiosas que podem levar ao amadurecimento das crianças.

Do mesmo modo, ter os avós presentes e envolvidos nas vidas das crianças fortalece a transmissão dos valores familiares e dá lugar a uma família mais solidária, com uma maior coesão.

Avós e netos: uma fonte de confiança

Menos estressados que os pais, os avós desempenham um papel especial para as crianças: atuam como autoridades sem impor restrições. Além disso, serão grandes confidentes naquelas ocasiões nas quais as crianças buscam conselheiros que não sejam críticos.

avós e neto

Leve em consideração que as confidências variam conforme a idade do neto. As crianças costumam falar mais sobre os problemas que encontram na escola. Quando são adolescentes, preferem falar sobre seu primeiro amor e os conflitos que podem compartilhar com seus pais.

Os avós são, portanto, os guardiões dos segredos confidenciados. Se a criança comete um erro, seu avô costuma ser uma das primeiras pessoas que saberá. Nessa relação particular, podem ajudar as crianças a aprender o que significa um amor sem julgamento, desinteressado e sem limites.

“Uma criança precisa de um avô, qualquer um, para crescer um pouco mais segura em um mundo pouco familiar”

-Charles e Ann Morse-

Amar e ser amado

As crianças precisam receber carinho de suas famílias. Aquelas crianças que ficam rodeadas de gente carinhosa e amorosa provavelmente vão crescer com maior segurança interior; isso é uma grande base para ter uma autoestima saudável.

Quando as crianças se aproximam dos seus avós e recebem calorosas boas-vindas, aprendem a se sentir seguras ao expressar suas emoções. Esse sentimento é importante para um desenvolvimento emocional saudável no futuro.

Além disso, o tempo compartilhado entre avós e netos garante que ambos se sintam amados. Os avós, que são generosos em abraços, sorrisos e elogios, com certeza vão ser admirados pelas crianças, o que é gratificante para ambos.

avó e neta

Nesse sentido, os avós sabem como transmitir carinho de maneira profunda. Eles possuem experiência e aprenderam o que é importante na vida. Amar os netos e satisfazer suas necessidades figuram na parte superior de sua lista.

Cheios de ternura pelos netos, os avós fazem com que as crianças se sintam dignas e valiosas. Amam as crianças e as veem como jovens com altas potencialidades, inteligentes e boas. Além disso, sentem tanto amor e confiança que podem chegar a conseguir qualquer coisa a que se propuserem.

Uma das coisas mais importantes que avós e netos podem fazer é passar tempo juntos. Durante esse tempo, as crianças aprendem lições importantes que vão levar consigo por toda a vida.

É verdade que os avós adoram dar presentes aos seus netos, mas o melhor presente que dão é seu tempo. O tempo proporciona uma maravilhosa oportunidade para transmitir às crianças valores, crenças e ensinamentos fundamentais.