6 benefícios das coroas dentárias para crianças

Com coroas dentárias para crianças, é possível que os dentes de leite danificados recuperem sua forma e função. Conheça todos os seus benefícios neste artigo.
6 benefícios das coroas dentárias para crianças

Última atualização: 02 agosto, 2022

Cáries e traumatismos orais são situações comuns em lactentes e podem levar a uma grande destruição dos dentes. E para resolver essas situações, as coroas dentárias são uma excelente opção.

Com este tratamento odontológico é possível fazer com que os pequenos mastiguem, comam e falem corretamente. Além disso, evita situações desconfortáveis, como provocações ou constrangimentos devido à aparência que seus elementos dentários danificados adquirem.

Continue lendo e descubra em detalhes todos os benefícios que as coroas dentárias oferecem às crianças.

O que são coroas dentárias para crianças?

As coroas dentárias são uma cobertura completa dos dentes destruídos para restaurar sua anatomia e funcionalidade. São verdadeiras capas que cobrem a superfície visível dos dentes de leite para permitir que recuperem sua forma e tamanho.

Embora seja possível fazer coroas dentárias para crianças de forma personalizada, isso não é o mais usual. Por uma questão de tempo e conforto, os odontopediatras utilizam coroas pré-formadas, que vêm em diferentes tamanhos e espessuras para melhor se ajustarem à boca do paciente.

Dependendo do material com o qual as coroas são feitas, elas podem ser agrupadas da seguinte forma:

  • Metálicas: feito de aço inoxidável. São as mais duráveis, resistentes e fáceis de instalar. Sua aparência não é muito estética, por isso são a escolha para cobrir molares de leite severamente destruídos.
  • Estéticas: são feitas de acetato ou policarbonato. São utilizadas em dentes de leite, pois apresentam um bom acabamento estético. No entanto, podem se desgastar e mudar de cor ao longo do tempo.
  • Zircônias: são as mais estéticas e resistentes, mas ao mesmo tempo, as mais caras. Como não contêm metal, são úteis para evitar o desenvolvimento de reações alérgicas.

Quando as coroas dentárias para crianças são necessárias?

Como antecipamos, as coroas dentárias para crianças permitem recuperar a anatomia, a estética e a funcionalidade do dente de leite muito destruído ou danificado. Estas são as situações mais comuns que podem exigir o uso dessas coberturas pediátricas:

  • Cárie muito extensa, com muita destruição e perda de tecido dentário.
  • Traumatismo dentário com fraturas do dente.
  • Defeitos de desenvolvimento no esmalte e na dentina que causam alterações no formato, na cor ou no tamanho dos dentes.
  • Restaurações muito extensas. As coroas dentárias proporcionam resistência e um melhor acabamento a dentes com obturações muito grandes.
  • Reabilitação após tratamento pulpar.
Dentes que foram severamente destruídos por cáries podem causar problemas na mordida e na erupção dos dentes permanentes. O uso de coroas ajuda a prevenir esses problemas.

Os benefícios do uso de coroas dentárias em crianças

Agora que esclarecemos o que são as coroas dentárias e em que situações elas são usadas, vamos dar uma olhada em seus benefícios.

1. Devolvem função e estética

Ao recuperar a forma e o tamanho originais, os dentes de leite podem cumprir suas funções adequadamente. Isso permite que a criança mastigue, coma e fale normalmente. Além disso, do ponto de vista estético, evitam-se ridicularizações, complexos ou problemas de autoestima devido à aparência do sorriso.

2. Previnem más oclusões

Quando um dente de leite é perdido prematuramente ou fica muito destruído, os dentes vizinhos tendem a se mover e preencher essa lacuna. Isso dificulta a saída dos dentes permanentes, pois eles não encontram o espaço certo para erupcionar e acabam aparecendo em lugares errados. Isso causa problemas de mordida.

A recuperação da anatomia dos dentes de leite com coroas dentárias para crianças favorece o processo de erupção dos dentes permanentes. A integridade do elemento temporário garante a preservação do espaço e funciona como um “guia eruptivo”.

3. São baratas

Quando se trata de colocar coroas dentárias em crianças, as pré-fabricadas costumam ser a primeira opção. Como elas vêm prontas para serem adaptadas e usadas, seu preço é reduzido. Assim, são consideradas rentáveis e acessíveis aos pacientes. Dentro destes, os de metal costumam ser os mais baratos.

4. São fáceis de instalar

A maioria das coroas dentárias para crianças são fáceis de manipular, adaptar e colocar nos dentes decíduos. A grande variedade de tamanhos e formas permite escolher a mais adequada para cada paciente.

Sua colocação não requer muito tempo, pois a coroa é escolhida e testada no dente já preparado para recebê-la.

5. São duráveis

Embora este seja um benefício que pode depender de outros fatores, em geral, as coroas dentárias para crianças tendem a durar muito tempo. Elas não exigem mais manutenção do que uma higiene bucal adequada.

A resistência do material, principalmente no caso dos metálicos, evita destruição ou fraturas, o que garante durabilidade. Isso permite que os dentes de leite cheguem sem novos problemas no momento da esfoliação.

6. Previnem complicações

Sendo uma estrutura que cobre toda a coroa dentária, as coroas previnem filtrações que podem causar complicações. Assim, dentes reabilitados com capas têm menor risco de desenvolver novas cáries, fraturar ou infectar.

Criança com cárie no dentista.
Os acompanhamentos dentários frequentes são muito importantes na infância, pois contribuem para a boa manutenção dos dentes de leite e para o tratamento oportuno de qualquer patologia que apareça.

Uma alternativa eficaz

Mesmo que sejam dentes que vão cair em algum momento, os dentes de leite precisam de bons cuidados e atenção. Uma higiene dental adequada, uma dieta nutritiva e com baixo teor de açúcar e uma rotina de consultas odontológicas frequentes contribuem positivamente para atingir esse objetivo.

No entanto, existem situações que não podem ser evitadas e que, consequentemente, podem danificar os dentes temporárias. Mas não se preocupe: cáries, fraturas, manchas ou malformações têm solução.

Como contamos aqui, as coroas dentárias para crianças são uma excelente alternativa para restaurar a aparência e a funcionalidade dos dentes de leite. São fáceis de colocar, eficientes e indicadas para crianças que precisam recuperar o sorriso até o momento da substituição dentária.

Pode interessar a você...
Dentes lascados em crianças: causas e tratamentos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Dentes lascados em crianças: causas e tratamentos

O fato de as crianças terem os dentes lascados afeta as funções de sua boca e sua qualidade de vida. Descubra a que se devem e como tratar.



  • Álvarez, W. A. L., & Juárez, A. J. T. Utilización de coronas de zirconia como alternativa en la restauración de la caries en la temprana edad A propósito de dos casos clínicos.
  • Amengual Castillo, S. E. Recuperación de la función masticatoria con coronas de acero prefabricadas en paciente niño de 8 años de edad: Reporte de caso.
  • Montero Vidal, S. I. (2020). Frecuencia de coronas de resina y las coronas de acero post terapia pulpar en dientes deciduos (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología).
  • Ramirez Sanabria, L. R. (2021). Rehabilitación estética en dientes temporales anteriores.
  • Bücher, K., Pfisterer, J., Schill, H., Hickel, R., & Kühnisch, J. (2019). Coronas prefabricadas en odontología pediátrica. Quintessence: Publicación internacional de odontología7(9), 684-693.
  • Becerra Henriquez, J. C. (2015). Alternativa de rehabilitación de la zona anterior en niños utilizando la técnica Figuereido modificada (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología.).
  • Calderón Valencia, M., Cruces Mayhua, Á., Erazo Paredes, C., Gamarra Morales, H. R., Huamanyauri Gonzales, L., & Quintana Del Solar, C. (2010). Rehabilitación Oral: Alternativas de tratamiento en dientes deciduos con terapia pulpar.
  • Mosquera Ante, H. J. (2018). Coronas metálicas con función de mantenedores de espacio (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología).
  • Mendieta Hurtado, Á. M. (2017). El mantenedor de espacio, técnica preventiva de maloclusion aplicada por el Odontólogo General (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología).
  • Alonso, J. G., & Oviedo, D. M. G. (2018). Modificación estética de sonrisa utilizando coronas pediátricas NuSmile. Revista Mexicana de Estomatología5(1), 42-43.
  • del Carmen Medrano-González, I., Esparza-Ramos, F., Rangel-Padilla, E. E., Yáñez-Acosta, M. F., & Ramírez-Peña, H. A. (2020). Restauración estética del sector anterior en un paciente pediátrico. Revista Tamé6(19), 733-737.