Uma mente cheia de lembranças é o caminho para a felicidade

18 Novembro, 2019
As lembranças desempenham um papel importantíssimo no bem-estar de qualquer pessoa. Veja aqui como as boas lembranças levam ao caminho da felicidade.

A felicidade do seu filho, assim como a de qualquer ser humano, também depende de ter boas lembranças. Uma mente cheia de lembranças felizes faz que essa pessoa se sinta bem e amada. Nesse artigo vamos lhe explicar o motivo de nossa tese.

A lembrança autobiográfica

É chamada de lembrança autobiográfica o conjunto de lembranças que temos do nosso passado e o que conhecemos sobre nós.

A lembrança autobiográfica começa a se desenvolver por volta dos 3 anos de idade. Mas isso também pode variar. Muitos de nós não conseguimos nos lembrar das coisas que aconteceram antes dos 7 ou 8 anos de idade.

A plasticidade do cérebro durante a infância é impressionante. Mas, ao longo do crescimento, grande parte do que foi vivido se perde e é trocado pelo aprendizado de novas experiências.

No entanto, estudos recentes concluíram que os pais podem influenciar, de alguma maneira, na formação das lembranças das crianças mesmo quando ainda são bem pequenas.

A seguir, vamos lhe explicar como.

As lembranças de uma infância feliz

Para a criação de lembranças que mostrem uma infância feliz, o principal é trabalhar para que essa infância seja de fato feliz. Com tanta alegria, o cérebro do seu filho vai gravar momentos bons.

caminho para a felicidade

Você também deve saber que a infância é uma etapa caracterizada pela inexperiência e pela inocência. É por isso que, para as crianças, a vida é mesmo uma aventura interessantíssima.

Baseados nesse saber, vários especialistas do assunto comentam que as melhores experiências são formadas com o viver, a exploração e a prática.

Uma criança poderá ouvir leituras sobre as borboletas e vê-las também em um desenho animado. Contudo, é possível que essas vivências nunca se tornem lembranças.

Em contrapartida, a visita a um jardim florido com borboletas coloridas, grandes e pequenas, esvoaçando ao redor e pousando nas flores pode ser uma lembrança que a acompanhará até a maturidade.

O perfume que você usa, a maciez das mantas que você coloca na cama, a maneira como você acaricia, a sua voz, o bolo que você faz …  e outros desses momentos fugazes podem ficar gravados na memória das crianças para sempre.

Para que serve uma mente cheia de boas lembranças?

As informações de nossos passos na vida são “guardadas” no cérebro enquanto crescemos e nos relacionamos com o mundo. Tudo isso criará nossa lembrança em longo prazo, a qual usaremos para a construção da nossa identidade.

As lembranças ajudam a escolher as melhores decisões. Quem assimilou uma experiência vivida e aprendeu com ela é capaz de resolver seus problemas de um jeito melhor.

Além disso, o bem-estar psicológico e emocional produzidos pelas boas lembranças se traduzem em melhores relacionamentos sociais. Elas são, portanto, o principio do desenvolvimento da autoestima e da autoaceitação.

Uma mente cheia de lembranças é o caminho para a felicidade

Os pais podem influenciar nas lembranças das crianças proporcionando momentos agradáveis e enfatizando neles todos os recursos que disponibilizamos.

Por exemplo, se você vai celebrar o aniversário da criança e quer que ela se lembre ao longo dos próximos anos:

  • Converse sobre esse momento dias antes do acontecimento. Fale sobre o significado, como é importante para a sua vida e a vida do resto da família, e ouça a opinião da criança sobre como ela quer que seja a festa.
  • Faça com que ela participe dos preparativos e do planejamento das atividades.
  • Grave e tire fotografias do momento com todos os detalhes que puder.
  • Fale da festa após ela acontecer.
  • Façam desenhos e inventem músicas sobre o acontecido no aniversário.
  • Falem sobre a atividade e olhem suas fotos posteriormente. Relembre todos os sentimentos que provocaram e repassem juntos o que se lembram dela.

Mamãe, dê ao seu filho a oportunidade de ter uma infância feliz. Para isso, seja cúmplice das aventuras dele. Dedique momentos a sós onde somente estejam vocês dois para dar carinho e falar sobre suas ideias e emoções. Dê confiança, apoie-o, abrace-o , façam viagens juntos, brinquem, riam, dancem…

Ensine ao seu filho desde pequenino que a vida é bela e tem que ser vivida como o melhor presente que foi nos dado pelo universo. Ensine-o a ser positivo e otimista. Dessa forma, você poderá ser uma das melhores lembranças dele.