Os benefícios do lettering em adolescentes
Os hobbies escolhidos pelos adolescentes são muito variados: esportes, canto, bateria, escrita, artesanato, teatro ou lettering . Esta última atividade representa uma disciplina artística que consiste em desenhar letras e criar uma composição criativa.
Existem várias técnicas de lettering, e elas podem ser feitas com diversos materiais. Os jovens podem aprender sobre essa prática de forma autodidata ou participando de cursos coordenados por especialistas. Esse hobby traz benefícios significativos para quem o pratica. Você quer saber quais são?
Lettering: mais do que escrever
O lettering é um artesanato de qualidade. Trata-se da arte de desenhar diferentes tipos de letra de forma harmoniosa, atraente e inspiradora. O foco não está na escrita em si, mas no desenho de cada uma das letras que compõem as palavras. Aqui não é tão importante a harmonia do texto completo, e sim as diferentes anatomias de que cada uma das letras pode se apropriar.
Essa questão reflete uma das grandes diferenças com a caligrafia, que visa melhorar a estética do texto escrito. Quando fazemos caligrafia, escrevemos de uma forma bonita e com um estilo específico. Em vez disso, no lettering, desenhamos deixando a criatividade fluir. De qualquer forma, ambas as atividades são fonte de efeitos positivos em diferentes aspectos da vida das pessoas que as realizam.
Benefícios de praticar lettering
Felizmente, estamos falando de um hobby cada vez mais escolhido pelos adolescentes. Muitos deles optam por dedicar tempo a essa preciosa atividade, que também pode representar uma oportunidade de trabalho. Por outro lado, diremos quais são os benefícios de sua prática.
1. Reduz o estresse
Segundo alguns estudos , fazer este tipo de atividade produz efeitos de relaxamento muito semelhantes aos obtidos através da meditação ou de outras práticas de mindfulness. Praticar lettering é terapêutico!
De fato, existem muitos vídeos de pessoas desenhando letras que se tornaram virais em todo o mundo por causa da tranquilidade que transmitem. Mesmo sendo espectadores, podemos obter benefícios desta disciplina.
2. Promove a concentração
Por se tratar de uma atividade com tantos detalhes, é preciso ter uma atenção específica ao que está sendo feito. O cérebro se concentra no desenho e, por um momento, os estímulos externos parecem desaparecer. Dessa forma, os adolescentes melhoram seu nível de atenção e concentração, ao mesmo tempo em que se divertem criando uma obra de arte.
3. Melhora as habilidades motoras
Embora exista o lettering digital, que é feito com algum aparato tecnológico com possibilidade de uso de ferramentas de edição gráfica, comumente é uma atividade feita manualmente. No caso de letras manuais, as habilidades motoras finas se beneficiam consideravelmente. Claro, este é um processo gradual, pois a coordenação do movimento das mãos melhora à medida que é exercitada.
4. Promove um senso de compromisso e responsabilidade
Quem disse que não é possível ganhar dinheiro fazendo o que você gosta? Às vezes, aquelas atividades que muitas vezes começam como um hobby, podem se transformar em uma fonte de renda extra e, porque não, em um negócio empreendedor. Muitas pessoas talentosas em lettering conseguem vender seus serviços para clientes em qualquer lugar do mundo.
Se o adolescente pretender enxergar essa atividade como um possível trabalho remunerado, sentirá uma motivação extra para continuar aprendendo. Ao mesmo tempo, com seus primeiros compradores, desenvolverão seu senso de responsabilidade e compromisso.
5. Aumenta a criatividade
Através dos traços com lápis ou pincéis de diferentes espessuras, são desenvolvidas a criatividade e a originalidade. Independentemente do nível de organização, os adolescentes podem deixar sua imaginação correr solta e descobrir maneiras pessoais de desenhar, pois não há maneira certa ou errada de esboçar letras.
Aprender não é possível sem erros
Aprender algo novo sempre inclui uma parte da frustração. A aprendizagem não é possível sem erros. A verdade é que para se instruir nessa atividade e conseguir boas produções, é preciso muita prática e paciência. Nesse sentido, aprender a tolerar as frustrações e interpretar os erros como oportunidades reflete uma boa alternativa.
Os adolescentes devem ser capazes de assumir uma atitude flexível e tenaz, mesmo quando ainda não estão 100% satisfeitos com os seus resultados. A mesma coisa acontece toda vez que eles enfrentam um novo desafio que envolve entrar em uma disciplina desconhecida para eles.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- De la Torre, S. (2004). Aprender de los errores. El tratamiento didáctico de los errores como estrategias innovadoras. Editorial Magisterio del Río de La Plata. Buenos Aires, Argentina.
- Flor, M. (2017). The Golden Secrets of Lettering. Estados Unidos da América: Princeton Architectural Press, 2017
- Kao H Sr, Zhu L, Chao AA, Chen HY, Liu IC, Zhang M. (2014). Caligrafía y meditación para la reducción del estrés: una comparación experimental. Psychol Res Behav Manag.