Os melhores brinquedos para melhorar as habilidades psicomotoras dos bebês

Conheça os brinquedos ideais para ajudar seu bebê a melhorar suas habilidades psicomotoras. Não perca!
Os melhores brinquedos para melhorar as habilidades psicomotoras dos bebês

Última atualização: 03 Novembro, 2021

Se você é pai ou mãe, vai querer escolher os melhores brinquedos para o seu bebê para que, além de se divertir, ele também melhore suas habilidades psicomotoras.

Através do jogo e com a ajuda de alguns elementos, você poderá trabalhar as capacidades sensitivas, representativas, simbólicas e perceptivas do seu filho. Observe essas recomendações!

As habilidades psicomotoras dos bebês

Antes de ir para as recomendações, é necessário conhecer os dois tipos de habilidades motoras: grossa e fina.

Habilidades motoras grossas

Quando falamos sobre isso, nos referimos aos grandes movimentos do corpo humano. Esses movimentos envolvem os vários grupos de músculos das pernas, braços, cabeça, abdômen e costas. Alguns exemplos incluem caminhar, pular ou correr.

Por meio desse tipo de habilidades motoras, as crianças se expressam com muita liberdade. Mas, ao mesmo tempo, é necessário um alto nível de desenvolvimento desse domínio para poder brincar, andar, mover-se ou explorar.

Habilidades motoras finas

Nesse caso, nos referimos aos movimentos mais precisos, que envolvem os músculos das mãos, rosto ou pés. Suas principais ações estão relacionadas à manipulação de objetos e para executá-las é necessária uma certa maturidade do sistema nervoso central.



Incentive o desenvolvimento das habilidades psicomotoras do seu bebê

Agora que você sabe um pouco mais do que estamos falando, é hora de explicar a importância de estimular o desenvolvimento das habilidades psicomotoras dos bebês. Para isso, são utilizados alguns brinquedos e realizadas atividades especialmente projetadas para esse fim.

É fundamental levar em consideração a idade do bebê, bem como suas habilidades pessoais. Lembre-se de que cada criança é um mundo e que ela se desenvolve em seu próprio ritmo.

Por exemplo, para os primeiros meses de vida, objetos com cores vivas ou diferentes texturas e formas são ideais. Conforme a criança cresce, outros tipos de brinquedos podem ser incluídos para se adequar ao gosto do bebê. Nem todos os bebês têm as mesmas preferências ou se divertem da mesma forma.

Criança manipula blocos formando vagões de trem

Não se trata apenas de comprar brinquedos…

Embora os objetos ajudem a estimular as crianças em seu processo de amadurecimento, nenhum brinquedo é suficiente. Na verdade, somos nós, seus pais, que tornamos o jogo perfeito.

A interação entre a criança e seus cuidadores é o melhor motor para seu desenvolvimento ideal.

Claro, dentro das opções de brinquedos existem alguns melhores do que outros. Existem aqueles que incentivam a criatividade, aqueles que ajudam a melhorar a coordenação olho-mão ou aqueles que estimulam a linguagem. Você deve escolher aquele que melhor se adapta ao estágio de crescimento e aos interesses do seu filho.



Os melhores brinquedos para melhorar as habilidades psicomotoras de acordo com a idade do bebê

Agora vamos nos concentrar nos brinquedos que servem para estimular as habilidades psicomotoras do bebê e vamos compartilhá-los classificando por idade.

0 a 6 meses

Nessa idade o seu bebê precisa de brinquedos que lhe permitam descobrir as cores, as texturas e as formas dos objetos e do seu próprio corpo.

Idealmente, esses itens devem ser grandes e leves o suficiente para que possam ser manuseados. Outro recurso útil é quando emitem sons, como aqueles que contêm sinos ou celofane em seu interior. 

Bons exemplos são os tapetes de atividades, chocalhos, brinquedos para morder ou bolas sensoriais.

De 7 a 12 meses

Nessa fase o pequeno já possui uma certa estabilidade e autonomia no controle de seus movimentos e posturas. Por isso, pode encontrar diversão em um balanço ou objeto que possa ser arrastado e que tenha cores, luzes e texturas.

Brinquedos com luzes e sons ainda chamam sua atenção, principalmente aqueles que fazem barulho ao serem jogados.

De 13 a 18 meses

Nesses meses a diversão está no deslocamento livre. Em consonância com isso, os carros que podem ser puxados são a sensação.

O empilhamento de cubos e blocos de construção feitos de materiais leves e grandes são boas opções para estimular as habilidades motoras finas.

De 19 a 24 meses

Nessa idade, as crianças aumentam o desenvolvimento do tato, da coordenação olho-mão e começam a usar a imaginação.

Nesse sentido, bicicletas, bonecos, pinturas a dedo, carros, jogos de construção e quebra-cabeças são opções altamente recomendadas.

Família brincando junta

A qualidade dos brinquedos importa!

Sempre que você comprar brinquedos para melhorar as habilidades psicomotoras do seu bebê, deve levar em consideração a qualidade. Certifique-se de que os materiais sejam adequados, resistentes e que não contenham nenhum tipo de tóxico entre seus componentes. Da mesma forma, não devem conter pequenos pedaços que possam ser ingeridos acidentalmente.

Em resumo, evita colocar a saúde do seu bebê em risco e livre a sua mente de preocupações para se concentrar 100% na diversão.

Pode interessar a você...
Características das salas de psicomotricidade
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Características das salas de psicomotricidade

Neste artigo, vamos falar sobre as principais características das salas de psicomotricidade nas quais se trabalha com crianças em idade pré-escolar...



  • Unseld, P. (2018) Microcosmos del movimiento. Una mirada funcional al desarrollo del bebé. Editorial: Herder
  • M. Costa, E. Torres, M. T. Romero, M. Fabregat, Torres, Y. Martínez, C. Mallebrera, M.J. Martínez, R. Zaragoza,P. Martínez. M. G. Millá, J. Crespo , M. C. Gabaldón, E. Richart, L. Munera, E. M. Hernández, J. García. (2008). Juego, juguetes y Atención Temprana. Pautas para el diseño de juguetes útiles en la terapia psicopedagógica. Pags 8-14  Recuperado en 23 de septiembre de 2021, de https://fundacionalpe.org/images/alpe/library/temprana/Atencin-temprana-OK.pdf